Tecnologias Gerenciais

PROJETOS DE PESQUISA DA LINHA DE PESQUISA TECNOLOGIAS GERENCIAIS

Projeto: Aspectos Financeiros da Tomada de Decisão (Prof. Antônio Carlos)
Descrição:
Embora uma disciplina Finanças Comportamentais constitua uma área de estudo recente no setor financeiro, sua abordagem tradicional, conduzida com ferramentas tradicionais, impossibilitando a identificação das motivações latentes na tomada de decisões relacionadas a aplicativos e investimentos financeiros. Há muito uso de psicologia para avaliação de variáveis ​​latentes, ferramentas multivariadas, como análise fatorial, regressão logística e modelagem de equações, ferramentas de análise de dados que possibilitam os resultados mais promissores. Uma abordagem de questões relacionadas à tomada de decisão no âmbito financeiro com lente de estatística multivariada possibilita, consequentemente,


Projeto Geral : Inovação e Desempenho Organizacional (Prof. José Geraldo)
Descrição:
 Este projeto tem como objetivo aplicar, em áreas públicas e privadas, uma influência da inovação no desempenho organizacional. Em especial, serão pesquisados ​​temas como: estratégias de inovação; atividades inovativas; identificação de inovações implementadas; métricas para avaliar o setor privado e público; fatores que influenciam a capacidade de organização de obter benefícios de suas inovações; indicadores para medir o desempenho organizacional (setor privado e público) entre outros.


Projeto: Processos de Inovação em Organizações do Setor de Serviços (Prof. José Geraldo)
Descrição: 
 Este projeto tem como objetivo o uso, em áreas públicas e privadas, como formas como são estruturados e gerenciados seus processos de inovação. As pesquisas serão conduzidas de acordo com uma abordagem de diferenciação (demarcação). Esta abordagem, desde o reconhecimento das especificidades dos serviços em relação aos produtos (bens), tem por objetivo capturar a capacidade de inovação em situações em que ocorre a abordagem tradicional do setor industrial pouco percebido. Em especial, serão pesquisados ​​os fatores antecedentes, como boas práticas e a aprendizagem de processos de inovação.


Projeto: Inovação em Serviços de Saúde através da adoção de ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) (Prof. Antônio Augusto)
Descrição: Projeto apoiado Bolsa de Pesquisa e Produtividade UNESA - EDUCARE. O presente estudo será utilizado para analisar os desafios enfrentados na implementação e adoção de inovações em organizações de saúde e afetar as ferramentas de TIC nessas inovações. Metodologia Será realizado um estudo de campo descritivo e exploratório, dentro da tradição qualitativa. Descritivo porque procura apresentar como organizações de saúde estão usando como diferentes ferramentas de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em seus projetos de Inovação de produtos e processos. Exploratório porque examinamos fenômenos institucionais, organizacionais e tecnológicos no setor de saúde. A opção de estudo de caso como método justificado pelo fato de o pesquisador considerar como condições contextuais em que ele está circunscrito.


Projeto FAPERJ : Desenvolvimento de Aplicações de BIG DATA em Pesquisa e Tratamento de Câncer no Brasil (Prof. Antônio Augusto)
Descrição: 
 Atualmente, o Brasil tem um grande desafio no tratamento do câncer. Há cerca de 600.000 novos casos de câncer a cada ano e longo período de espera para diagnóstico e rotina de uso difícil. A redução do tempo de espera para iniciar o tratamento do câncer é uma das principais ações para melhorar a qualidade de vida do paciente e as possibilidades de cura. O diagnóstico precoce do câncer, combinado ao tratamento médico, aumentado ou prognóstico de uma cura para o câncer. O objetivo deste projeto de pesquisa é desenvolver modelos de análise de dados que possam fornecer melhores informações sobre fatores associados ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer.


Projeto: Tecnologias de Informação e Comunicação no Desenvolvimento das Organizações (Prof. Antônio Augusto)
Descrição: 
Estudos empíricos trazem contribuições das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para gerenciamento de processos, inovações de modelos de negócios e mudanças nas estruturas organizacionais. O projeto de pesquisa busca identificar os benefícios da implantação de sistemas de informações e projetos de infraestrutura e governança em TIC na melhoria do desempenho das organizações. O foco principal da pesquisa será aprofundado nos estudos sobre a importância das TIC para gestores e novas tecnologias, recursos e aplicativos que influenciam a estratégia competitiva e a estratégia de operações. Esta pesquisa está respondendo às seguintes perguntas: Qual é o papel das TIC no desenvolvimento das organizações?


Projeto: Tecnologia de Informação em Serviços de Saúde (Prof. Antônio Augusto)
Descrição: 
 A gestão da informação desempenha um papel fundamental pela necessidade de acompanhamento rigoroso na utilização de recursos que além de limitados, são de alto custo. É de importância vital os estudos que investigam a utilização estratégica da Tecnologia de Informação na área de serviços de saúde. Pretende usar como formas como são gerenciados e estruturados os processos de automação desses serviços, incluindo gerenciamento de área de saúde, sistemas de apoio à decisão clínica, gerenciamento de cadeia de suprimentos, gerenciamento de capacidade de atendimento, gerenciamento e recursos sobre a arquitetura de informações , Sistemas Integrados de Gerenciamento, segurança da informação e privacidade dos dados.

 

Projeto: Desenvolvimento de Modelos Matemáticos para a Melhoria da Performance Empresarial (Profa. Sandra Gois)

Descrição: A Matemática sempre esteve à disposição da humanidade e a serviu à medida que iam surgindo as necessidades. Problemas existem e sempre vão existir e, dentro do ambiente administrativo, mais ainda. A Modelagem Matemática possibilita um alto nível de controle de uma empresa, permitindo o mapeamento de seus processos, com todas suas subdivisões e limites, aumentando, assim, o nível de confiabilidade ao realizar uma tomada de decisão, diminuindo riscos, seja a curto, médio ou longo prazo. Pode-se entender a Modelagem Matemática como a descrição de uma situação real por meio de equações matemáticas, permitindo a análise de tal situação, a síntese de soluções para problemas identificados e a otimização de processos. Isto fornece ao gestor uma visão mais ampla e completa sobre a realidade da empresa, bem como informações valiosas para o processo decisório, facilitando a correção de falhas e potencializando táticas. Eles ajudam a organização a tomar decisões melhores, resultando em retornos financeiros e estratégicos para a marca. As ferramentas matemáticas, para a modelagem e análise, variam de acordo com a área em foco e o tipo da empresa considerada. Busca-se neste projeto, desenvolver aplicações em gestão de empresas de ferramentas tradicionais da área de engenharia, utilizadas para a modelagem e análise de processos. Pretende-se desenvolver a aplicação de modelos estocásticos, como Teoria de Filas, bem como modelos a eventos discretos e modelos diferenciais, os quais podem retratar o comportamento da empresa em diferentes escopos de tempo e abrangência. Paralelamente, tem-se como objetivo desenvolver também o emprego de métodos de otimização, como a Pesquisa Operacional (Monte Carlo, Caminho Mínimo), para melhoria de processos e apoio a decisão, além do uso da Lógica Nebulosa para melhor retratar as incertezas inerentes.