Educação Física - Licenciatura

   ENTENDA

  PERFIL DO PROFISSIONAL

Professor generalista, ético, humanista, autônomo, empreendedor, crítico e reflexivo, que compreende a Educação Física e o movimento humano não como fins, mas como meios para, através da educação e reeducação motora, da educação esportiva e da educação para um estilo de vida ativo e de comportamentos saudáveis, atingir os objetivos e valores inerentes ao processo educacional. Deve dominar o conhecimento da área da Educação Física, reconhecê-la como interdisciplinar e dominar os componentes a serem desenvolvidos na educação básica, educação infantil, ensino fundamental, ensino médio e educação de jovens e adultos , compreendendo diferenças não como desigualdades, mas como riqueza de possibilidades de trabalho, pesquisa e ensino.O egresso do curso está apto a intervir acadêmica e profissionalmente no componente curricular da Educação Física, entendendo a escola como local para a transformação social e não como mero espaço de transmissão de conhecimentos. O professor de Educação Física deve promover um estilo de vida ativo e saudável entre seus alunos, contribuindo para a qualidade de vida e bem-estar e para o desenvolvimento permanente do pensamento crítico e da cidadania. Deve, também, servir de referência em educação e ensino nos diferentes segmentos humanos e sociais, considerando a prática docente sob as perspectivas da educação formal (educação básica, na disciplina Educação Física), da educação não formal na escola (escolinhas esportivas, programas e projetos de responsabilidade social), da educação inclusiva (para deficientes), da educação em outros espaços educacionais (terceiro setor, organizações corporativas e programas e projetos de educação), da educação à distância e da participação em equipes para discussão de políticas públicas em educação e cidadania

  MERCADO DE TRABALHO

A maior oferta de vagas é em academias e escolas. Outras possibilidades são em empresas, Organizações Não Governamentais (ONGs e similares), Vilas Olímpicas, Associações e Centros Comunitários, Instituições de Ensino Superior (IES) e centros de referência para pessoas com deficiência.

  SOBRE O CURSO

Nessa licenciatura, o aluno tem aulas de práticas esportivas e de conteúdos teóricos, caso das disciplinas de metodologia de educação física escolar e didática. Assim, aprende a gerir projetos pedagógicos e tem acesso a valores éticos e inclusivos. Laboratórios modernos e espaços físicos para aulas complementam o curso.

   DISCIPLINAS

Disciplinas

  
anterior
  1. 1º per.
  2. 2º per.
  3. 3º per.
  4. 4º per.
  5. 5º per.
  6. 6º per.
próximo
  • SDE0002

    ANATOMIA SISTÊMICA

    72h
  • CEL0001

    ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO

    80h
  • SDE0906

    BIOLOGIA CELULAR

    73h
  • SDE3479

    FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    36h
  • CEL0014

    LÍNGUA PORTUGUESA

    36h
  • GST0917

    PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL

    36h
  • SDE0022

    ANATOMIA DO APARELHO LOCOMOTOR

    72h
  • SDE0097

    FISIOLOGIA HUMANA

    73h
  • CEL0017

    METODOLOGIA CIENTÍFICA

    36h
  • SDE3488

    PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

    36h
  • SDE0020

    TEORIA E PRÁTICA DA GINÁSTICA ARTÍSTICA

    72h
  • SDE3480

    TEORIA E PRÁTICA DA RECREAÇÃO E LAZER

    72h
  • SDE0045

    APRENDIZAGEM E CONTROLE MOTOR

    117h
  • SDE0057

    CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA

    73h
  • CEL0003

    FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

    80h
  • SDE0121

    MEDIDA E AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    80h
  • SDE0036

    TEORIA E PRÁTICA DA NATAÇÃO

    72h
  • SDE0037

    TEORIA E PRÁTICA DO ATLETISMO

    72h
  • SDE0062

    CORPOREIDADE E MOTRICIDADE

    36h
  • CEL0061

    DIDÁTICA

    117h
  • SDE3482

    ESPORTE EDUCACIONAL

    36h
  • SDE0096

    FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO

    73h
  • CEL0737

    METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA

    116h
  • CEL0139

    POLÍTICAS PÚBLICAS E ORGANIZAÇÃO DA EDU. BÁSICA

    36h
  • CEL0174

    PRÁT. ENS. ESTÁGIO SUPERV. EDUCAÇÃO FÍSICA I

    146h
  • CEL0066

    EDUCAÇÃO AMBIENTAL

    36h
  • CEL0723

    EDUCAÇÃO INCLUSIVA

    36h
  • CEL0201

    ELETIVA

    58h
  • SDE3489

    METODOLOGIA DO ENSINO DO FUTEBOL E FUTSAL

    94h
  • SDE3490

    METODOLOGIA DO ENSINO DO HANDEBOL

    94h
  • CEL0175

    PRÁT. ENS. ESTÁGIO SUPERV. EDUCAÇÃO FÍSICA II

    146h
  • SDE0841

    SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    36h
  • SDE3492

    METODOLOGIA DO ENSINO DO BASQUETEBOL

    94h
  • SDE3491

    METODOLOGIA DO ENSINO DO VOLEIBOL

    94h
  • CEL0176

    PRÁT. ENS. ESTÁGIO SUPERV. EDUCAÇÃO FÍSICA III

    124h
  • CEL0724

    TCC EM EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA

    117h
  • SDE0183

    TEORIA E PRÁTICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA

    80h
  • CEL0101

    TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO

    36h

Total de horas desse semestre:  h

  

*A grade de disciplinas é referente ao semestre vigente e pode sofrer alterações de acordo com a modalidade (EAD, Presencial ou Flex) e unidade escolhida. Para maiores informações entre em contato conosco, os telefones estão disponíveis na página http://portal.estacio.br/fale-conosco.aspx

   TIPO DE FORMAÇÃO

   BACHARELADO

O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.

  LICENCIATURA

A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Quando a opção é ser um professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.

  TECNOLÓGO

O Tecnológico é uma graduação com duração entre 2 e 3 anos, que oferece uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho (os cursos são organizados em ?eixos tecnológicos?). O tecnólogo pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.