Logo Estácio


História

Sobre a Estácio

Com quase cinco décadas e mais de 500 mil alunos, a Estácio é um dos maiores e mais respeitados grupos do setor educacional do Brasil. No ensino presencial, atua em 23 estados e no Distrito Federal, totalizando cerca de 90 Unidades. Já no Ensino a Distância, estamos em todo o Brasil por meio de nossos mais de 600 polos de EaD.

Nossas instituições e cursos são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade. Investimos em um modelo de ensino nacionalizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho, e também na tecnologia e inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado.

No Ensino Superior, oferecemos cursos de Graduação e Pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), além de soluções corporativas e Cursos de Extensão. Recentemente, lançamos o Ensino Médio, oferecendo, além da preparação para a universidade, uma formação técnica, com foco no desenvolvimento profissional.

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, promovemos o Programa de Responsabilidade Social Corporativa “Educar para Transformar”, apoiando ações e projetos em cinco pilares – Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. Essas iniciativas refletem o nosso compromisso de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa.

 

Linha do tempo

1970
A partir de um projeto pedagógico inovador, criado por nosso fundador, o magistrado João Uchôa Cavalcanti Netto, nasce numa pequena casa na Zona Norte do Rio de Janeiro, a Faculdade de Direito Estácio de Sá. Em pouco tempo, o curso se torna um modelo de ensino na área de Direito no Brasil.
1972
A Faculdade de Direito Estácio de Sá transforma-se em Faculdades Integradas Estácio de Sá, incorporando novos cursos de Ensino Superior.
1988
A Estácio conquista o status de Universidade e começa a crescer no município do Rio de Janeiro.
1996
Ultrapassamos os limites municipais, com a criação das Unidades de Resende, Niterói e Nova Friburgo, no estado do Rio de Janeiro.
1997
Lançamos a graduação tecnológica, com cursos focados em nichos específicos do mercado.
1998
Início da expansão nacional, com a criação do primeiro Conselho de Integração Social, órgão criado para estreitar as relações do grupo com a sociedade civil, e implantação da primeira faculdade privada de Medicina do Nordeste. Já estamos em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pará, Pernambuco e Ceará.
2005
Deixamos de ser uma Sociedade Civil Filantrópica para nos tornarmos uma Sociedade Civil com Fins Lucrativos.
2007
Abrimos capital na Bolsa de Valores.
2008
Os sócios-fundadores associam-se à GP Investimentos na gestão da Estácio.
2009
A Estácio começa a oferecer cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD).
2010
Desenvolvimento de um novo modelo de ensino, focado no mercado de trabalho e com currículos integrados nacionalmente. Com esta revolução, a Estácio inova mais uma vez e leva o material didático gratuito a todo o Brasil.
2012
A Estácio já está no Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte, Amapá, Maranhão, Paraíba e Rio Grande do Sul.
2013
A Estácio amplia o EaD e também consolida sua presença em São Paulo com a aquisição da UniSeb. Além disso, chega a Brasília e realiza mais uma aquisição em Santa Catarina.
2015
O EaD permanece em grande expansão, já com 45 polos credenciados para cursos a distância.
2018
Lançamos turmas de Ensino Médio, no Rio de Janeiro. Chegamos a mais de 600 polos EaD, em todo o País.
2013
Hoje, somos mais de 8.000 docentes e 5.000 colaboradores administrativos. Chegamos a mais de 90 Unidades, sendo 49 faculdades credenciadas e 11 centros universitários, e somos a segunda maior empresa de educação do País, com mais de 500 mil alunos.
 

Onde estamos

ONDE ESTAMOS: AC, AL, AM, AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MT, MS, MG, PA, PB, PR, PE, PI, RJ, RN, RS, RO, RR, SC, SP, SE e TO.

mapa