Logo Estácio


Biblioteca

A Rede de Bibliotecas da Estácio BH, desde a inauguração de sua primeira setorial, a Biblioteca Darcy Ribeiro em agosto de 2000, tem como meta básica a globalização de seu acervo, através do processo de disseminação da informação.

 

Acompanhando a tendência global, foram adotados os recursos tecnológicos mais avançados, visando oferecer aos usuários amplas possibilidades de pesquisa. As Bibliotecas, Darcy Ribeiro (Unidade Floresta) e Roberto Drumond (Unidade Prado), possuem um moderno sistema de gerenciamento de informações, possibilitando a agilidade nos serviços oferecidos à comunidade acadêmica e a comunidade em geral.

Na estruturação das Bibliotecas pode-se observar:

 

  • Layout adequado para um ambiente de estudo e pesquisa;
  • Informatização do sistema de catalogação, empréstimo e pesquisa (terminais para consulta ao acervo);
  • Atualização constante do acervo, com aquisições de bibliografias indicadas pelos alunos e coordenações dos cursos, e revisão global das assinaturas de periódicos nacionais e estrangeiros;
  • Atualização permanente da equipe através de reciclagem em cursos de aperfeiçoamento e treinamento, objetivando a constante melhoria do trabalho técnico e do atendimento aos usuários.

 

O horário de funcionamento das Bibliotecas é de segunda a sexta-feira de 7h.30min às 22h e aos sábados de 8h às 13h.

 

Responsável pela Biblioteca:

  • Bibliotecária      Chefe da Rede de Bibliotecas do Centro Universitário - Cláudia Tenaglia Mariani Souza, registro CRB 6 – 885.

 

  • Biblioteca Darcy Ribeiro – Unidade Floresta

 

Atende atualmente aos alunos dos cursos de graduação em Enfermagem, Fisioterapia, Direito, aos cursos tecnológicos de Gestão em Recursos Humanos e Gestão Hospitalar, e aos cursos de pós-graduação.

 

Ocupa o 1º andar do prédio da Unidade Floresta, com uma área de 402,86 m² distribuídos em ambiente para recepção, acervo / processamento técnico, salão de leitura, salas para estudo em grupo, sala para estudo individual, sala de vídeo, sala de pesquisa informatizada, cabines individuais para leitura e sala da bibliotecária:

  • RECEPÇÃO: área de 35,74 m² com 2 computadores para consulta ao acervo, balcão de atendimento, com  2 computadores  para acesso ao sistema e empréstimo (uso interno).
  • ACERVO/ PROCESSAMENTO TÉCNICO: área de 113,64 m² com 45 estantes dupla face com capacidade para aproximadamente 350 livros cada, 1 computador para empréstimos, um mobiliário de  2 mesas retangulares grandes e 1 mesa retangular pequena.
  • SALÃO DE LEITURA E SALA PARA ESTUDO INDIVIDUAL: área de 212,50  m² com 35 mesas, 103 cadeiras e 15 cabines para estudo individual.
  • SALAS PARA ESTUDO EM GRUPO: duas salas para estudo em grupo, uma com área de 9,37 m² e outra com área de 5,64 m², com 1  mesa e 04 cadeiras  em cada sala.
  • SALA DE VÍDEO: área de 9,36 m²  com uma TV , 1 vídeo, 1 DVD e 6 carteiras.
  • SALA DE PESQUISA INFORMATIZADA: ambiente especialmente projetado que ocupa uma área de 11,26 m², dispondo de 05 computadores, adequados à utilização da Internet, onde os usuários poderão desenvolver suas pesquisas, sob orientação, quando necessário, de bibliotecário habilitado. Possui um mobiliário de 2 mesas retangulares grandes, 1 mesa pequena e 5 cadeiras.
  • SALA DA BIBLIOTECÁRIA: área de 5,35 m², com uma mesa, uma cadeira, um armário (fichário), um telefone e um computador.

 

A Biblioteca

Importante fonte de apoio técnico à formação acadêmica, a Biblioteca da ESTÁCIO BH funciona desde 07/2000. Atualmente conta com um acervo de 113.821 livros e assinatura de Base de dados para periódicos acadêmicos e científicos. Conta também com CDs, DVDs, teses e trabalhos monográficos.

 

Responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade, a ESTÁCIO BH possui um aparato tecnológico sempre em evolução, objetivando o acesso à recuperação da informação em tempo hábil.

 

As instalações da Biblioteca favorecem, aos seus usuários, a permanência e utilização dos serviços disponíveis. Todo o processo de empréstimo e consulta é realizada de forma rápida e eficiente graças aos recursos de informática disponíveis. 

 

Com uma iluminação adequada à leitura, sinalização eficiente, além de funcionários devidamente qualificados, a biblioteca oferece aos seus usuários toda a comodidade necessária para realização de seus estudos e pesquisas.

 

Infraestrutura física

Atualmente, são três bibliotecas. A Biblioteca Prado (campus Prado) localiza-se no 1º andar, possui 468 m² e apresenta condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação (100% climatizada), segurança, conservação e comodidade necessárias às atividades propostas.

O espaço físico da Biblioteca está dividido em:

 Acervo;
 1 Salão de estudos;
 6 Salas de estudos;
 20 Cabines para estudo individual;
 1 Sala para portadores necessidades especiais;
 1 Sala da coordenação da biblioteca e processamento técnico com 1 computador;
 1 Sala de pesquisa informatizada com 6 computadores para consulta e pesquisa;
 1 Sala de vídeo;
 1 Computador com DOSVOX;
 1 Sala de material didático;
 1 Balcão de atendimento inclusive para PNEs;
 2 Terminais de consulta do acervo.

A Biblioteca Floresta (Campus Floresta) localiza-se no 2º andar, possui 423 m² e apresenta condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação (100% climatizada), segurança, conservação e comodidade necessárias às atividades propostas.

O espaço físico da Biblioteca está dividido em:

 Acervo;
 1 Salão de estudos;
 3 Salas de estudo;
 31 Cabines para estudo individual;
 1 Sala da coordenação da biblioteca e processamento técnico com 2 computadores;
 3 Computadores para consulta e pesquisa;
 1 Computador com DOSVOX;
 1 Balcão de atendimento inclusive para PNEs;
 2 Terminais de consulta do acervo.

A Biblioteca Venda Nova (Campus Venda Nova) localiza-se no 1º andar, possui 218,93 m² e apresenta condições adequadas no que se refere à dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação (100% climatizada), segurança, conservação e comodidade necessárias às atividades propostas.

O espaço físico da Biblioteca está dividido em:

 Acervo;
 1 Salão de estudos;
 4 Salas de estudo;
 1 Sala da coordenação da biblioteca e processamento técnico com 1 computador;
 3 Computadores para consulta e pesquisa;
 1 Computador com DOSVOX;
 1 Balcão de atendimento;
 1 Terminal de consulta do acervo.

 

Horário de Funcionamento

O horário de funcionamento é adequado e flexível, ocorrendo durante todo o período de funcionamento da Estácio BH, possibilitando ao aluno o livre acesso à Biblioteca no momento em que o mesmo encontra-se em atividades acadêmicas.

 

 A Biblioteca funciona no horário de:

 2ª a 6ª feira: De 8:00 as 22:00.
 Aos Sábados: De 8:00 as 12:00.

 

Serviços e Informatização

O Sistema Informatizado Pergamum permite ao discente e docente a consulta, reserva e renovação via acesso à internet de sua residência ou de computadores disponibilizados para tal finalidade na própria biblioteca e permite a geração dos mais diversos relatórios de gestão. 

 

Serviço de acesso ao acervo - Toda a comunidade da Estácio BH tem acesso controlado à área do acervo. Todas as estantes estão sinalizadas, classificadas por conteúdo. Toda a equipe de profissionais das Bibliotecas está habilitada a esclarecer qualquer dúvida ou a auxiliar a busca de títulos requeridos pelos usuários. Os funcionários das Bibliotecas, ao serem admitidos, recebem uma série de instruções e orientações da Bibliotecária Chefe sobre os procedimentos internos do setor e sobre a presteza e qualidade do atendimento aos usuários e parceiros. O acesso ao acervo se dá através do sistema on-line via Internet ou por meio dos terminais próprios, nos quais as informações necessárias para localização das obras podem ser acessadas através de estratégias de buscas pelos itens: autor, título e assunto e mediante a anotação do número de chamada. Depois de localizada a obra desejada, o usuário, sendo aluno, professor ou funcionário da Instituição, pode solicitar seu empréstimo.  O controle do acervo da Biblioteca é gerenciado pelo sistema Pergamum de automação.

 

Serviços oferecidos:

 

  1. Empréstimo domiciliar;
  2. Consulta local;
  3. Orientação das NBRs;
  4. Visitas orientadas;
  5. Catalogação na fonte;
  6. Consulta on-line;
  7. Capacitação de alunos;
  8. Exposição dos novos materiais bibliográficos;
  9. Periódicos on-line por curso;
  10. Pesquisa Bibliográfica – oferece acesso, pelo próprio usuário, à base de dados bibliográficas de periódicos nacionais e estrangeiros, com orientação da Biblioteca.
  11. Levantamento Bibliográfico – Serviço que recupera informações existentes sobre determinado assunto em base de dados locais, a pedido do usuário. O relatório vem sob a forma de referências bibliográficas e o usuário deverá fornecer mídia para receber o levantamento bibliográfico desejado.
  12. Orientação de Normalização Bibliográfica – Serviço de orientação na elaboração de referências bibliográficas e normalização de trabalhos técnico-científicos segundo normas da ABNT bem como Ficha Catalográfica que todos os TCCs devem ter.
  13. Visitas Orientadas – A Biblioteca oferece o serviço de visita orientada que permite ao usuário conhecer a distribuição do espaço físico, os recursos que a Biblioteca oferece, bem como normas e procedimentos para sua utilização. A visita deve ser previamente agendada, por telefone, pessoalmente ou através de e-mail. Essas visitas são em especial para os calouros e devem ser agendadas pelos Coordenadores de cada curso.

 

Biblioteca Virtual 2.0

 

A Biblioteca Virtual Universitária 2.0 é o primeiro e único acervo eletrônico de livros-texto, com obras em Português e leitura total disponível pela Internet. Essa plataforma disponibiliza o acesso atualmente a mais de 6.300 títulos das editoras Artmed, Ática, Casa do Psicólogo, Contexto, IBPEX, Lumen Juris, Manole, Papirus, Pearson e Scipione, através de ferramentas que enriquecem e agilizam a pesquisa e/ou estudo, como: pesquisa inteligente; marcadores de páginas; anotações personalizadas; impressões de páginas avulsas e/ou capítulos avulsos e pesquisa por palavra-chave, título, autor ou ISBN. A Biblioteca Virtual Universitária 3.0 poderá ser acessada pelos alunos de qualquer computador conectado à internet, independente do aluno estar nas dependências da Estácio BH. A perspectiva é de que o acervo da Biblioteca Virtual continue a se expandir anualmente, através de novas parcerias estabelecidas com as editoras. O material estará disponível para o professor através do “Portal do Professor” e para alunos através do “Aluno On-line”, no SIA – Sistema de Informações acadêmicas.

 

Acervo e Tratamento Técnico

 O acervo da Biblioteca é composto de livros, periódicos, dicionários e enciclopédias gerais e especializadas, bases de dados nacionais e internacionais abrangendo toda área do conhecimento. A organização de todo o acervo é realizada segundo a Classificação Decimal de Dewey (CDD), ordenando os títulos por assunto, conforme a seguir:

Classes Gerais da CDD:

  • 000 – Generalidades;
  • 100 – Filosofia/Psicologia;
  • 200 – Religião;
  • 300 – Ciências Sociais;
  • 400 – Linguagem;
  • 500 – Ciências Naturais/Matemática;
  • 600 – Tecnologia;
  • 700 – Artes;
  • 800 – Literatura;
  • 900 – Geografia/História.

 

OBS: Todo esse material passa por várias fases até o seu destino final: o usuário. Primeiro é conferido, depois registrado na base de dados, etiquetado, carimbado e encaminhado para guarda.

 

A preocupação com a constante modernização dos títulos disponíveis é uma realidade entre os Coordenadores de Curso. É montada uma planilha de livros complementares e básicos e a compra se faz de acordo com a necessidade de cada curso e da Biblioteca, possibilitando assim que os alunos tenham maior disponibilidade de acesso aos livros exigidos ao estudo acadêmico.

 

LIVROS

 

Ao todo, a ESTÁCIO BH dispõe, aproximadamente, de 11.609 títulos e 113.821 xemplares. Em sua grande maioria, os livros estão em excelente estado de conservação, resultado do programa de atualização contínua e do cuidado com a guarda e manutenção do acervo. A maior parte do acervo foi adquirida através de compras, outra parte é fruto de doações de alunos, docentes, funcionários e outras entidades empresariais ou sociais.

 

A disponibilidade de exemplares em quantidades suficientes também é uma atenção da Instituição com o corpo de alunos. Muitas vezes, um professor indica a leitura de um livro, um capítulo ou exercício. Dessa forma, a maioria dos alunos consegue, no mesmo período, praticar a atividade sem interromper o fluxo normal da disciplina. Além dos livros, a Estácio BH manterá em seu acervo monografias de seus alunos.

Responsável pela Biblioteca:

 

  • Bibliotecária Chefe da Rede de Bibliotecas do Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte - Cláudia Tenaglia Mariani Souza, registro CRB 6 – 885.