Logo Estácio


Cursos de Extensão

Reconhecendo a extensão como toda atividade extracurricular cultural, artística,
científica e/ou acadêmica desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior e dirigida à comunidade, ela é fundamental para o exercício da cidadania e capacitação para o trabalho.

A Extensão Estácio está estruturada da seguinte forma:

Programa da Maturidade

O programa está subordinado ao Nucleo de Pós-graduação, Pesquisa
e Extensão (NUPPE) como programa permanente de extensão na Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Oferece as pessoas acima de 50 anos atividades e disciplinas nas áreas do conhecimento, saúde, lazer e atividade física de uma forma agradável e acessível.
São oferecidas aulas de psicologia, filosofia, historia, tai-chi-chuan, dança sênior,dança flamenco, pintura, desenho, coral, teatro, artesanato, cinema, fotografia dentre tantas outras. Diante da imensão evolução tecnológica, do mundo informatizado e das facilidades que os computadores nos proporcionam, a inclusão digital também faz parte do currículo do programa.

 

Centro de Capacitação e Atualização (CECAT)

CECAT tem como função oferecer cursos de capacitação e atualização com o objetivo de proporcionar aos alunos, egressos e comunidade em geral desenvolver competências e habilidades para serem aplicadas no mercado de trabalho, contribuindo e potencializando as possibilidades de empregabilidade.

 

Centro de Referência e Memória Acadêmica

O CRM foi criado para garantir e fortalecer a memória, a história e a valorização das produções da Estácio, além do resgate e fortalecimento da identidade dos grupos sociais envolvidos.  Todas as atividades de Extensão desenvolvidas pela Estácio serão registradas e arquivadas no CRM.

 

Atividades Independentes

Os diversos cursos da Estácio podem e devem a qualquer momento desenvolver projetos, programas e atividades de Extensão, cabendo-lhes apenas notifica-las e registrá-las para que o NUPPE possa acompanhar e assessorar.

 

Centro de Idiomas

O Centro de Idiomas tem como objetivo formar cidadãos
linguisticamente mais capazes, uma vez que se pretende atuar na capacitação do aluno a partir da agregação de oportunidades de desenvolver habilidades e competências que otimizarão sua atuação profissional.

O curso da língua acontecerá simultaneamente com a formação do aluno. O aluno da graduação poderá, concomitantemente a esta, obter domínio de uma língua estrangeira e aperfeiçoar-se na Língua Portuguesa.

O CENTRO DE IDIOMAS  será estruturado para oferecer, inicialmente, cursos de Inglês, Espanhol, Francês e Português. Ao longo dos semestres poderão ser acrescidos e oferecidosoutros idiomas que a comunidade, os alunos e a instituição julgarem pertinentes. A Língua Inglesa tem papel fundamental na globalização e inclusão do indivíduo e seu conhecimento. Textos acadêmicos, artigos científicos bem como prestadores de serviço deparam-se frequentemente com a necessidade desse conhecimento. Em um país que se prepara para receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, a hospitalidade do brasileiro com certeza é
um diferencial, porém não se sustenta diante da grandiosidade dos eventos e necessidade de eficiência e excelência nos serviços. A comunicação efetiva torna-se gerador de oportunidades.

O Espanhol é, atualmente, a segunda língua mais falada no mundo, mais de 300 milhões de pessoas fazem uso deste idioma. Além do interesse particular que ele desperta em algumas pessoas é importante perceber que vivemos uma época de relações políticas e comerciais entre países. A língua espanhola é falada por quase todos os nossos vizinhos latino-americanos e cruza fronteiras. É a língua estrangeira mais estudada em países não hispânicos da América e da Europa. O MERCOSUL é outro fator de grande influência para a divulgação do idioma. O espanhol é língua oficial das Nações Unidas, da União Europeia e de outras organizações internacionais. O conhecimento desta língua abre possibilidades no
mercado de trabalho e êxito no mercado internacional. Por estas e outras razões vemos que já não há mais lugar para o "Portunhol". O Espanhol se faz necessário para que seja usado sem risco de enganos ou mal-entendidos, para que seja compreendido e também para que se faça compreender.

O Francês é um dos principais idiomas do mundo. É o idioma do povo francês e também é a língua oficial da Bélgica, Suíça e de países e regiões que são, ou foram, colônias francesas: Guiana Francesa, África norte-ocidental, Indochina, Haiti, Madagascar e parte do Canadá. É uma das línguas oficiais ou administrativas de várias comunidades e organizações (tais como a União Europeia, a União Africana, o Comitê Olímpico Internacional, a Agência Mundial Antidoping, as Nações Unidas e a União Postal Universal).

Além disso, conhecer o idioma e a cultura da França, no contexto gastronômico, constituiem importante facilitador, uma vez que a gastronomia da França é rica, cheia de detalhes, seus pratos inspiram e conquistam apaixonados por gastronomia em todos os continentes.  O domínio da Língua Portuguesa é imprescindível para a boa comunicação e clareza, que contribuem para o desenvolvimento em outras disciplinas e para a empregabilidade.  Ela é a responsável pelo sucesso ou insucesso em diversas outras disciplinas, uma vez que as habilidades exploradas e desenvolvidas através do estudo dessa língua são essenciais para os demais conteúdos.  Além disso, com a reforma ortográfica, muitas pessoas buscam cursos de atualização para aquisição de competências relacionadas às mudanças advindas do novo acordo. Assim, não só na vida acadêmica, mas nas provas de concursos públicos e privados, a língua portuguesa é bastante explorada.

O CENTRO DE IDIOMAS estará classificado como Programa de extensão e subordinado às Atividades de Extensão do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da FESBH.(NUPPE). Os cursos serão concebidos em módulos semestrais sequenciais, em níveis elementares I e II, intermediários I e II e avançados I e II, elaborados com grau de complexidade escalonado.

 

 

Perto do Campus

 
  -19.922085950460545,-43.95973372023775

Prado

R Ere - 207,,

PRESENCIAL