Logo Estácio


PTP - Programa de Treinamento Profissional

Definição

O P.T.P. faz parte da estrutura dos cursos e foi implantado para incentivar as atividades práticas do 1º ao 4º período. Entre elas, podemos destacar as seguintes: visitas técnicas internas e externas, apresentação de produtos ou serviços de empresas, exibição de vídeos, oficinas práticas, trabalho voluntário, vivência profissional, projetos de treinamento profissional, cursos de aperfeiçoamento acadêmico, atividades externas e aluno voluntário P.T.P.
As atividades complementares serão desenvolvidas em espaços de tempo que não conflitem com a grade de horários das aulas de graduação.

Do 1º ao 4º período, você receberá uma agenda de atividades que lhe possibilitará o cumprimento das horas totais do Programa. A partir do 5º período, não haverá mais agenda. O aluno que não cumprir as 80 horas, até o 4º período, deverá buscar, por conta própria, atividades complementares (internas ou externas).

A participação nessas atividades será comprovada através de um formulário denominado Relatório de Atividades Complementares (RAC).

Ao final de cada evento, você receberá um RAC com o código da atividade. São denominados atividades de RAC Livre aquelas cuja carga horária pode variar de aluno para aluno (por exemplo, trabalho voluntário, vivência profissional, projetos de treinamento / comunitário, atividade de apoio). Nesse caso, no RAC deverá constar o número de horas, lançadas em campo próprio.

Quando você participar de uma atividade externa que não conste de sua agenda, deverá apresentar o certificado de participação ao coordenador para ser aprovada. Nos casos dos trabalhos voluntários e das vivências profissionais, você deverá apresentar uma declaração em papel timbrado da instituição, carimbada e assinada pelo responsável pelas informações (o modelo de declaração encontra-se no P.T.P.).

É de sua responsabilidade levar os RACs até a sala do P.T.P. para serem cadastrados. Recomenda-se, ainda, que guarde a "via aluno" até verificar o lançamento da carga horária. Não há limite de carga horária máxima realizada por período.

Você poderá continuar contabilizando RACs (Relatórios de Atividades Complementares) até o último período do curso, quando da participação nos projetos de treinamento, projetos comunitários e trabalhos voluntários oferecidos pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte ou pelas instituições externas. Desta forma, continuará enriquecendo o Histórico de Atividades Complementares.

O Histórico de Atividades Complementares poderá ser solicitado pelo aluno após o cumprimento da carga horária máxima realizada por período.

O formando só poderá colar grau após a conclusão da carga horária total exigida no Programa de Treinamento Profissional (80 horas).

As tarefas desempenhadas em estágio curricular obrigatório não poderão ser computadas como atividades complementares.

Em caso de dúvidas, procure a equipe do PTP no NAE.

 

Objetivo

A Faculdade Estácio de Sa de Belo Horizonte implantou o programa de Treinamento Profissional (P.T.P.) para que você possa realizar ações práticas, desde o primeiro período do curso, ligadas a profissão que escolheu. O objetivo do programa e criar um diferencial na formação universitária da Estácio, oferecendo uma variedade de atividades complementares que irão qualificá-lo para o mercado de trabalho.

O Programa de Treinamento Profissional está calcado nos quatro pilares apontados pela UNESCO para uma nova educação, isto é, aprender a ser (desenvolvimento pessoal), aprender a conviver (desenvolvimento social), aprender a fazer (competência produtiva) e aprender a conhecer (competência cognitiva).

O P.T.P. pretende aproximar do graduando a realidade de nossos tempos, preparando profissionais capazes de agir nas mudanças descontínuas do mercado, tendo a competência de construir as suas próprias oportunidades, requisito indispensável ao profissional atual.

O Objetivo do Programa Treinamento Profissional é qualificar o aluno, propiciando as competências mais procuradas pelas grandes empresas (perfil empreendedor, iniciativa e liderança de pessoas, autoconfiança, autoconhecimento, perseverança e habilidade de gerenciar mudanças). Possuir esse diferencial na era da globalização e saber executar a visão de futuro, trilhando o caminho para as grandes oportunidades.

A Faculdade sabe que o profissional precisa conseguir destacar seu talento no mercado, dispondo de vantagens comparativas de competitividade que o singularizem.

 

Perto do Campus

 
  -19.922085950460545,-43.95973372023775

Prado

R Ere - 207,,

PRESENCIAL