Logo Estácio


Sustentabilidade

Em sua proposta, a ESTÁCIO BH, inspirada no respeito, na ética e nos ideais de solidariedade humana, busca desenvolver ações que demonstrem a preocupação com: a formação do cidadão comprometido com o processo de mudança social; a preservação e expansão do patrimônio cultural; o preparo da sociedade para o desenvolvimento e utilização da ciência e tecnologia como ferramentas para melhoria da qualidade de vida; o culto aos valores e a preservação e uso consciente dos recursos naturais.

 

Tendo como papel a disseminação do conhecimento e formação de cidadãos aptos a contribuir para o desenvolvimento da sociedade, a Instituição adota a Sustentabilidade como tema de fundamental presença e influência no ensino, pesquisa e extensão, mantendo uma postura ética e transparente com todos os públicos de relacionamento, dentro de uma perspectiva de responsabilidade social e de valorização da diversidade. A ESTÁCIO BH visa fornecer serviços qualitativos de Educação a amplos segmentos da população e, mais que isso, busca viabilizar a inclusão social, promovendo a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos públicos que atende, contribuindo para a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento educacional, econômico e social da região na qual está inserida, preservando a memória e o patrimônio cultural, estimulando a produção artística e atuando na defesa do meio ambiente.

 

Cabe ressaltar que a IES, comprometida com as Políticas de Educação Ambiental e respeitando o disposto na Lei nº 9795 de 27 de abril de 1999 e o Decreto nº 4281 de 25 de junho de 2002, destaca a obrigatoriedade da inclusão de conteúdos relativos aos temas Educação Ambiental e Sustentabilidade, nos cursos de Graduação ofertados.

 

A Sustentabilidade no Ensino da Estácio objetiva contribuir para uma postura ética e transparente com todos os públicos de relacionamento, dentro de uma perspectiva de responsabilidade social e de valorização da diversidade.

 

A ESTÁCIO BH visa oferecer serviços qualitativos de Educação ao seu público e, mais do que isso, busca viabilizar a inclusão social, promovendo a cidadania e a melhoria da qualidade de vida dos públicos que atende. Busca ainda contribuir para a inclusão social e o acesso ao mercado de trabalho, promovendo o desenvolvimento educacional, econômico e social da região na qual está inserida, preservando a memória e o patrimônio cultural, estimulando a produção artística e atuando na defesa do meio ambiente. Nessa direção, a IES desenvolve as seguintes ações:

 

O Centro Universitário Estácio de Belo Horizonte, juntamente com a comunidade interna e a externa, desenvolve ações nas áreas de diversidade, meio ambiente, memória cultural, produção artística e patrimônio cultural, tais como:

 

  • Conscientização do mês da mulher (outubro ROSA) e do mês do homem (novembro AZUL);
  • Dia “d”;
  • Estácio amiga da escola;
  • Observatório do prado;
  • Regulariza BH;
  • Saúde em primeiro lugar;
  • Trote solidário;
  • Campanha de doação de sangue;
  • Projetos somos 21;
  • Laboratório IRRF;
  • Campanha dos alunos do curso de jornalismo e publicidade e propaganda para a coleta de dados para o observatório do prado.

 

A ESTÁCIO BH desenvolve, anualmente, a Semana da Sustentabilidade, com temas como: preservação ambiental, campanhas de doação, palestras sobre ética e cidadania. Os eventos contam com a participação voluntária de colaboradores, professores, alunos.

 

A Estácio promove, durante a Semana da Sustentabilidade, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o país, para informar, não só aos alunos, mas também aos colaboradores e à comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta seletiva de resíduos, desperdício de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas Jurídica,  da Saúde, Nutrição, entre outros.

 

A agenda de Sustentabilidade da ESTÁCIO BH se apoia no trabalho colaborativo e na construção coletiva realizada pelas Instituições Estácio, buscando a parceria com a sociedade, tanto com o setor público quanto com o privado. O processo e os seus resultados serão continuamente acompanhados e avaliados, na busca da efetividade.

 

O conceito de Sustentabilidade da Estácio BH está fundamentado no Relatório “Nosso Futuro Comum”[1], elaborado pela Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU e reiterado na Agenda 21 - Rio 92, e, assim, entende-se que sustentabilidade é "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas". Este conceito incorpora também a visão de que Sustentabilidade é a consequência de um complexo padrão de organização, com características de interdependência, reciclagem, parceria, flexibilidade e diversidade[2].

 

A ESTÁCIO BH desenvolve, anualmente, a Semana da Sustentabilidade, trabalhando temas que vão desde a preservação ambiental, campanhas de doação, palestras sobre ética e cidadania entre outras diferentes ações. Os eventos devem contar com a participação voluntária de colaboradores, professores, alunos e muitas vezes de fornecedores e parceiros comerciais.

 

A Estácio promove, durante a Semana da Sustentabilidade, ações de sustentabilidade e responsabilidade social em todo o País. O objetivo é informar, não só aos alunos, mas também aos colaboradores e à comunidade sobre o consumo consciente de água e energia, coleta seletiva de resíduos, desperdício de alimentos, descarte de eletrônicos, plantio de árvores, além de prestar serviços à comunidade nas áreas da saúde, nutrição, jurídica, entre outros.

 

Além da “Semana da Sustentabilidade”, destacamos algumas ações voltadas à Sustentabilidade e Meio Ambiente:

 

  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E CIDADANIA: projetos e atividades sociais para minimizar as desigualdades e promover o desenvolvimento sustentável da comunidade, voltados para a inclusão, igualdade social, preparação para o trabalho e formação da cidadania.
  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E SAÚDE: focado no cuidado humano, com serviços de saúde, esporte e lazer, com atendimento acessível à população.
  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E CULTURA: ações culturais e educacionais para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade e preservação do patrimônio e da memória cultural. Ressalta a arte e a cultura como agentes de transformação.
  • EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE E MEIO-AMBIENTE: desenvolvimento de postura socialmente responsável dos indivíduos e da comunidade em relação ao meio ambiente.

 

 

 

 

 

 

SELO ABMES

A “Semana da Sustentabilidade” acontece em paralelo à campanha de responsabilidade social da ABMES – Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior. As Estácio BH é uma instituição participante da campanha da ABMES e vem recebendo por vários anos o selo de “Instituição Socialmente Responsável”.