Logo Estácio


Programa de Bolsas - UNIEDU

O UNIEDU é um programa do Estado de Santa Catarina, executado pela Secretaria da Educação, que agrega todos os programas de atendimento aos estudantes da educação superior, fundamentados pelos Artigos 170 e 171 da Constituição Estadual e pela lei do Fundo Social.

As bolsas do UNIEDU favorecem a inclusão de jovens no ensino superior com dificuldades de realizar os seus estudos, e que atendem aos requisitos estabelecidos na regulamentação dos programas, com bolsas de estudo e de pesquisa e extensão, integrais e parciais, para estudantes residentes em Santa Catarina matriculados em cursos de graduação e pós-graduação presenciais, nas instituições de ensino superior habilitadas pelo MEC ou pelo Conselho Estadual de Educação e cadastradas na Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina para participarem do Programa UNIEDU.

Para mais informações, acesse o site oficial do UNIEDU clicando aqui

Edital 1212 SED 2019.2

Edital 01.2019.2

Edital Pré-Seleção Uniedu 2019.2

Artigo 171 - FUMDES

O Programa de bolsas do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) é um Programa fomentado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por intermédio da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina (SED) com recursos provenientes do Artigo 171 da Constituição Estadual.

A concessão de bolsas de pesquisa é direcionada aos alunos de cursos de graduação presencial com grau de carência econômica e financeira, que tenham cursado todo o ensino médio em escola pública ou em escola privada com bolsa integral e que residam há no mínimo dois anos em Santa Catarina.

O Programa tem como objetivo promover e despertar o interesse pelas atividades de pesquisa como forma de contribuir para o fomento do desenvolvimento econômico e social. O valor da bolsa corresponde ao valor de um salário mínimo vigente no mês de dezembro do ano anterior ao lançamento do edital.

 

MODELO DE PROJETO DE PESQUISA

 

Artigo 170 - Estudo e Pesquisa

O Programa Bolsa de Estudos e Bolsa de Pesquisa do Governo de Santa Catarina tem fundamentação legal no Artigo 170 da Constituição Estadual e na Lei Complementar nº 281, de 20 de janeiro de 2005 e Lei Complementar nº 296 de 25 de julho de 2005.

Trata-se de um programa de inclusão social, voltado para a Educação Superior. O Projeto beneficia diretamente os alunos economicamente carentes, proporcionando-lhes a gratuidade total ou parcial das mensalidades.

Em se tratando de bolsa de estudos, o valor do benefício concedido ao aluno é de 25% a 100% do valor pago nas mensalidades e de acordo com o grau de carência apresentado durante a seleção dos inscritos no programa. Para a bolsa de pesquisa é de acordo ao estipulado pelo Conselho Nacional de Pesquisa - CNPq.

Cabe à Comissão Técnica da Estácio a avaliação do grau de carência e desempenho escolar dos candidatos às bolsas de estudo e de pesquisa e a seleção semestral dos beneficiados.

Outra finalidade da bolsa de estudos e pesquisa está em incentivar as atividades de pesquisa acadêmica e de extensão universitária, contribuindo para o desenvolvimento regional.

 

Documentação ART. 170 2018.2

Edital pré-seleção Uniedu 2018.2

Edital 1815.SED.2018.2

Edital 1815.SED.2018 - Retificação

 

 Contemplados Pesquisa 2018

 Contemplados Artigo 170 estudo 2018.1

Edital Pré-Seleção UNIEDU 2018.1

Edital Pré-Seleção UNIEDU 2018.1

Documentação

Edital 2018.1

Declaração - Trabalho Voluntário

Resultado Final - Bolsa Estudo 2016.1

Resultado Final - Bolsa Pesquisa 2016.1

Cronograma Bolsa de Estudo - 2016.2

 Edital Seleção Bolsa de Estudo - 2016.2