Logo Estácio


Extensão

As atividades de extensão universitárias são de grande importância para a formação profissional do estudante, pois promove a troca de conhecimentos e integra o ambiente acadêmico à comunidade. As ações extensionistas beneficiam a população, contribuindo para inclusão social e aumento da qualidade de vida ao mesmo tempo que permite ao aluno consolidar seu processo de aprendizagem no âmbito teórico e prático, transformando-o não apenas em um profissional qualificado, mas também em um cidadão consciente de sua função perante a sociedade. A FAL Estácio – Faculdade Estácio de Natal trabalha a extensão seguindo os preceitos de:

 

Consolidação da atividade de extensão como prática acadêmica;

Articulação da academia com a comunidade, nos segmentos governamentais, empresariais, comunitários, educacionais, entre outros;

Difusão da produção artístico-cultural, científica e tecnológica gerada na Instituição;

Ampliação de campos de estágio, possibilitando a integração da teoria com a prática;

Adoção de uma rotina permanente de Avaliação Institucional, pretendendo o aprimoramento das atividades extensionistas, bem como a ampliação gradativa da articulação com o mercado.

 

Tem como principais programas de extensão:

 

 Projeto Gente alegrando gente: Com foco na solidariedade e no desenvolvimento de pessoas carentes localizadas em comunidades próximas às instalações da Estácio Natal/RN, surgiu este projeto, denominado Gente Alegrando Gente. Neste projeto são escolhidas crianças carentes de escolas públicas, localizadas no entorno da unidade Estácio Zona Norte. O objetivo do projeto é envolver os futuros profissionais dos cursos de Recursos Humanos e Administração da Estácio Natal, em ações voltadas à responsabilidade social e cidadania, ao mesmo tempo em que desenvolvem competências necessárias ao desempenho de suas atividades no ambiente competitivo em que estão inseridas as organizações.


 RH Carreiras: tem a finalidade maior de exercitar a cidadania através da socialização dos conteúdos aprendidos nas disciplinas especificas do curso de Gestão de Recursos Humanos. O projeto atende as escolas estaduais e municipais da região da Zona Norte de  Natal. Os discentes do curso são orientados para encaminhar junto aos alunos de escolas públicas da região conteúdos como: dicas de como se comportar em uma entrevista de emprego, orientação para capacitação e desenvolvimento, treinamentos que envolvem a atuação profissional.


 Recriando espaços: Tem como objetivo proporcionar atividade prática para os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAL Estácio inserida no escopo do trabalho do Arquiteto e Urbanista, proporcionando vivências reais da profissão e estreitamento de laços com a comunidade local.


 Preparando o discente do ensino médio para um novo mundo: o grau superior: O objetivo desse projeto é o de levar conhecimento sobre os cursos que a Estácio oferece, a fim de instigar os alunos da Escola Estadual Prof. Josino Macedo, a produtividade científica. Como também, mostrar a realidade do mercado de trabalho, a carência de bons profissionais nesse mercado, os pontos mais importantes que o ser humano deve desenvolver no ambiente laboral, entre outros itens, ou seja, fazer crescer esse cidadão para além do mundo de ensino médio.

 

 Comunidade ativa: Este projeto visa desenvolver atividades nas Igrejas e centros comunitários no entorno da Fal Estácio Zona Norte, onde o público alvo será de jovens e adultos que pretendem entrar no mercado de trabalho seja como funcionários ou empreendedores, como também auxiliar no planejamento das finanças pessoais. Assim a instituição tem a possibilidade de influenciar e ser influenciada pela comunidade, ou seja, sendo um importante catalizador de ações e facilitando uma troca de valores entre comunidade e o meio acadêmico.

 

 Resgate histórico do bairro da Ribeira pelo olhar do usuário: Este projeto visa criar um resgate histórico do bairro da ribeira através do contexto arquitetônico de alguns prédios importantes e que hoje estão esquecidos.

 

 Transformação e leitura: Tem como proposta promover uma cultura de valorização da leitura e de contribuir para que o aluno do ensino médio conviva em um ambiente letrado e amplie sua compreensão de mundo. 

 

 Matemática descomplicada para o ENEM: O presente projeto tem como objetivo despertar no aluno a capacidade de instigar a superar desafios, investigação de métodos matemáticos/estatísticos que apontem caminhos para a resolução de problema com lógica e racionalidade.

 

 Prática em acolhimento de crianças e adolescentes: Este projeto objetiva realizar práticas de formação voltadas para a Unidade de Acolhimento 1 do município de Natal/RN, principalmente no que concerne a reinserção familiar. A referida Unidade acolhe preferencialmente crianças entre 0 e 6 anos. Serão utilizadas Oficinas temáticas como método, que consistem em ferramentas ético-políticas privilegiadas, por favorecer a construção de espaços dialógicos de trocas simbólicas e a construção de outras possibilidades de sentidos acerca das temáticas discutidas.

 

Escritório de Consultoria em Gestão da Segurança Pessoal e Patrimonial: Apresenta a proposta de um Escritório de Consultoria em Gestão da Segurança Privada do Curso de Tecnologia em Gestão de Segurança Privada, para realizar consultoria e eventos gratuitos de prevenção de perdas e danos pessoais e ou patrimoniais.