Logo Estácio


Extensão

Profª. MsC. Juliana Rocha de Azevedo da Costa

Coordenadora

 

Sendo a Extensão Universitária um dos três pilares de sustentação de uma Instituição de Ensino Superior, ao lado da Pesquisa e do Ensino, atribui-se a ela importante responsabilidade na formação do indivíduo. A Extensão permite o ‘sentir’ da prática profissional através do contato com a sociedade, quando o aluno, por meio de projetos, vivencia mais uma experiência de produção do conhecimento, pela troca de saberes acadêmicos com os saberes populares, tendo como consequência a democratização do conhecimento, a participação efetiva da comunidade na atuação da instituição e uma produção resultante do encontro com a realidade. A Extensão é o espaço privilegiado de religação dos saberes científicos com os saberes da tradição, do aluno com o meio social.

 

Essa troca de saberes terá como consequência a produção do conhecimento resultante do diálogo com a realidade brasileira e regional, bem como a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da instituição de ensino.

 

Neste contexto, a Faculdade Estácio de Natal entende que seu compromisso começa em seu entorno, tendo uma atenção especial pelo bairro que lhe acolhe, o Alecrim. Desta feita, foi a Instituição de Ensino Superior que oficialmente comemorou o centenário do bairro no ano de 2011 e que continua a trabalhar desenvolvendo projetos envolvendo sua comunidade e adjacências. Além disso, sua linha de alcance vai além dos limites da cidade, atingindo também municípios do interior do Estado.

 

Na Faculdade Estácio de Natal a Extensão é vivenciada plenamente em todos os seus cursos, em projetos específicos dos cursos como:

Direito

Casa da Justiça e Cidadania - Advocacia Voluntária – atendimento a população de baixa renda do Distrito Judiciário da Zona Norte. Conciliações e Mediações.

 

Convênios da Faculdade Estácio de Natal com o TJ-RN Prestação de serviço voluntário junto a Vara de Execuções Penais da Comarca de Natal/RN. Prestação de serviço voluntário junto ao 12º Juizado Especial Cível da Comarca de Natal/RN.

 

Convênio da Faculdade Estácio de Natal com a CAERN - Firmado termo de Convênio de Cooperação Institucional que entre a CAERN - COMPANHIA DE ÁGUAS E ESGOTOS DO RIO GRANDE DO NORTE e a FACULDADE ESTÁCIO DE NATAL, objetivando operacionalizar sistemas de atendimento à população no programa “CAERN NA COMUNIDADE”.

 

Tecnologia em Petróleo e Gás

Projeto Energias Renováveis - Nesta atividade organizada por alunos e professores em parceria com a empresa de Petróleo Schaim são oferecidas palestras, minicursos e práticas em laboratório para alunos do Ensino Médio de Escolas Estaduais na qual a temática central são as Energias Renováveis.

 

Gestão de Recursos Humanos

I Ciclo de Qualificação Profissional em Recursos Humanos - Tem como objetivo desenvolver nos alunos as competências inerentes ao planejamento, execução e avaliação de processos educativos, atuando como docentes oferecendo vários mini-cursos (com temas diversificados) nos quais os próprios discentes assumem as funções de docentes; ministrando aulas e/ou realizando oficinas para pessoas das comunidades existentes no entorno da Faculdade Câmara Cascudo, notadamente no Bairro do Alecrim (Natal- RN)

 

Redes de Computadores e Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Projeto de Inclusão Digital na Terceira Idade – O projeto visa a inclusão digital de cidadãos na terceira idade através das aulas e monitoria dos alunos dos cursos de Tecnologia de Informação da Faculdade Estácio de Natal. Os cursos acontecem nos laboratórios da própria faculdade, através de uma parceria com o Sintest/RN e são totalmente gratuitos.

 

Engenharia de Produção, Administração e Tecnologia em Petróleo e Gás

Projeto Implantação do sistema de gestão ambiental ‘Agenda Verde’ em instituições de ensino no bairro do Alecrim – desenvolvido em parceria com a SEMURB, o projeto busca integrar diferentes instituições preocupadas com o desenvolvimento sustentável com o objetivo de implementar ferramentas para a melhoria da qualidade de vida e a construção de uma sociedade mais consciente do seu dever de manter os recursos para as próximas gerações. A metodologia aplicada baseia-se na Agenda Verde, Sistema de Gestão Ambiental desenvolvido pela SEMURB a partir do programa A3P do Ministério de Meio Ambiente.

 

Multidisciplinar

Projeto Centenário do bairro do Alecrim – Unindo todos os cursos da faculdade, o projeto continua mantendo seu olhar voltado ao bairro estabelecendo ações e estando atento a serví-lo em suas demandas, afinal, o bairro do Alecrim é um exemplo de laboratório vivo da prática de mercado, do meio social mais complexo e do espaço histórico sempre presente.