Logo Estácio


Infraestrutura

Auditório

O Auditório é palco de seminários, bancas, apresentações de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), palestras e outras atividades organizadas por alunos e professores. A capacidade total é para 140 ouvintes.

 

Laboratórios de Informática

Os Laboratórios são disponibilizados aos alunos nos turnos em que a Estácio está aberta. Tarde e noite, alunos e professores podem realizar nos laboratórios consultas à Internet, produzir seus materiais de apresentação de trabalhos utilizando os recursos que os softwares existentes permitem. Os laboratórios também são disponibilizados para os alunos prepararem seus textos requeridos como trabalhos acadêmicos ou para os docentes prepararem os textos a serem oferecidos aos alunos para estudo. Em todos os equipamentos estão instalados softwares licenciados.

O funcionamento dos Laboratórios está regido por Regulamento próprio.

O atendimento aos alunos do Curso, é feito em dois laboratórios, equipados com 38 computadores no total. Um instalado no andar térreo, ocupando uma sala de 27,65 m², com capacidade para atender 22 alunos em 11 computadores. Outro localizado no 3º andar, ocupando uma sala de 54,27 m² com capacidade para atender 55 alunos em 27 computadores.

 

Laboratório de Turismo e Hotelaria

Os Laboratórios dos cursos de turismo e de Hotelaria estão segmentados nas seguintes áreas:

* Laboratório de Alimentos e Bebidas;

* Laboratório de Governança;

* Laboratório de Lavanderia;

* Laboratório de Front Desk;

* Laboratório de Turismo.

 

O objetivo geral dos Laboratórios de Turismo e de Hotelaria é desenvolver competências e habilidades e a formação de hábitos e atitudes previstas nos respectivos perfis profissionais dos egressos dos cursos de Turismo e Hotelaria, pela oportunidade de realização de práticas orientadas para este fim.

Objetivos Específicos

* Proporcionar ao aluno aplicação dos conhecimentos teóricos nas atividades práticas;

* Acentuar no acadêmico o espírito empreendedor na gestão;

* Possibilitar ao acadêmico a aplicação de ferramentas de promoção e divulgação nos processos de transações comerciais das empresas;

* Proporcionar a atuação do aluno em todos os segmentos operacionais, comerciais e administrativos;

* Apresentar ao aluno a possibilidade de adquirir conhecimentos acerca dos softwares, utilizados pelas empresas de turismo e hotelaria;

* Incentivar o acadêmico a desenvolver pesquisas no campo da hotelaria, agência de viagens, eventos e demais áreas afins;

 

LABORATÓRIO DE ALIMENTOS E BEBIDAS:

O Laboratório foi organizado para aproximar o discente as práticas e técnicas culinárias por meio do aprender fazendo, orientado e acompanhado por profissionais gabaritados para tanto.

Como principais atividades a serem desenvolvidas neste Laboratório podem ser citadas:

* a apresentação e orientação prática na identificação do maquinário e utensílios utilizados em alimentos e bebidas;

* a prática das fichas técnicas aprendidas em sala de aula, nas disciplinas de Administração de Restaurantes e Alimentos e Bebidas;

* o entendimento do fluxo operacional de serviço em cozinha profissional;

* a experimentação das técnicas de limpeza, cocção, preparo e apresentação dos alimentos;

* produções culinárias.

 

LABORATÓRIO DE GOVERNANÇA

O Laboratório está estruturado para a aplicação teórico-prática dos conhecimentos adquiridos no curso nas disciplinas de Hospedagem – Governança e Lavanderia, Inglês Instrumental I e II, Espanhol I e II, sobre o tema gestão de hospedagem, enfocando principalmente o setor de governança, devido à peculiaridade de trabalho interligado com os demais setores da área de hospedagem.

Como principais atividades a serem desenvolvidas neste Laboratório podem ser citadas:

* a oportunização ao acadêmico de experimentar-se como profissional, unindo a reflexão dos conteúdos ministrados frente ao planejamento de ações;

* treinamento no ambiente simulado de trabalho, visando a capacitação profissional;

* fazer uso dos equipamentos e materiais, atuando como profissional da área;

* ter contato com as rotinas de higienização e arrumação das unidades habitacionais;

* aplicar conceitos teóricos em situações práticas de trabalho, integrando aprendizagem acadêmica com a resolução de problemas em situações reais.

 

LABORATÓRIO DE LAVANDERIA

O Laboratório de Lavanderia está organizado no mesmo ambiente que o Laboratório de Governança, objetivando uma integração entre os setores. Trata dos diferentes enxovais de um hotel, com diferentes níveis de sujidade, bem como o tratamento com vestuário dos hóspedes.

Como principais atividades a serem desenvolvidas neste Laboratório podem ser citadas:

* a apresentação e orientação prática na identificação do maquinário industrial de lavanderia;

* a prática orientada das diferentes técnicas para passar roupas adequadas a cada tipo de tecido;

* a prática orientada das diferentes técnicas para lavagem de roupas, adequadas a cada tipo de tecido.

 

LABORATÓRIO DE FRONT DESK

O Laboratório de Front Desk objetiva a aplicação dos conhecimentos adquiridos na disciplina de Hospedagem – Recepção e Reservas, Inglês Instrumental I e II, Espanhol I e II, acerca dos procedimentos de recepção de hotel. Setor que centraliza o gerenciamento das ações diárias frente aos hóspedes, articulando todas as atividades do hotel.

Como principais atividades a serem desenvolvidas neste Laboratório podem ser citadas:

* técnicas de atendimento ao telefone;

* contato com sistema gerencial – software – específico de gerenciamento hoteleiro;

* fechamento de contas;

* técnicas de recepção e atendimento;

* sistema de reservas;

* impressão fiscal de documentos;

* controle de contas de clientes;

* contato e manipulação de central telefônica com tarifador automático.

 

LABORATÓRIO DE TURISMO

O Laboratório de Turismo tem como objetivo aproximar o acadêmico da experiência prática do cotidiano de uma empresa turística, em especial a agência de viagens, adquirindo, exercitando e aprimorando seus conhecimentos técnicos na área de gestão e operacionalização, atendendo ao perfil do egresso do curso.

Como principais atividades a serem desenvolvidas neste Laboratório podem ser citadas:

* o conhecimento prático nos vários setores da Agência de Viagens;

* desenvolver a capacidade de atendimento a clientela da Agência;

* identificar modelos de gestão na administração de uma empresa de Agência de Viagens;

* traduzir e aplicar conceitos teóricos em situações práticas de trabalho, integrando aprendizagem acadêmica com a resolução de problemas típicos da atividade;

* interação no Sistema de Reservas Amadeus;

* prática dos tratos tradicionais do meio, como o comissionamento dos diferentes produtos e atividades do turismo;

* aprendizagem da elaboração dos diferentes contratos de prestação de serviço de cada produto;

* reconhecimento, elaboração e preenchimento dos formulários operacionais da atividade;

* elaboração de roteiros turísticos.

 

 

Biblioteca

A Biblioteca da Unidade Passo da Areia possui um amplo acervo, constantemente atualizado, que está disponível à comunidade acadêmica. Têm como objetivo suprir as necessidades de informação e cultura de seus usuários, com acesso on-line ao acervo das Bibliotecas da Estácio.

Pode ser Associado:

  1. a) Todo corpo discente, desde que apresente sua identidade, seu comprovante de matrícula ou doc de pagamento, no momento da inscrição;
  2. b) Todo o corpo docente;
  3. c) Funcionários.

 

Empréstimo:

Cada associado poderá retirar livros, periódicos, fitas de vídeo, CDs e DVDs.

Os materiais de referência podem ser consultados apenas dentro da instituição.

 

Prazo de Empréstimo:

  1. a) Fitas de Vídeo, Cds e DVDs - 2 Dias
  2. b) Periódicos - 3 Dias
  3. c) Livros - 7 Dias

 

Acervo:

  1. a) Livros;
  2. b) Fitas de vídeo;
  3. c) Material de referência (dicionários, enciclopédias, almanaques, etc.);
  4. d) Periódicos;
  5. e) Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC);
  6. f) CDs;
  7. g) DVDs.

 

Serviços Prestados:

  1. a) Acesso on-line ao acervo;
  2. b) Acesso à Internet;
  3. c) Atendimento especializado ao usuário;
  4. d) Consultas ao acervo;
  5. e) Empréstimo domiciliar;
  6. f) Exposição e divulgação do acervo;
  7. g) Levantamentos bibliográficos (a pedido);
  8. h) Orientação para Trabalhos Científicos segundo as Normas da ABNT;
  9. i) Reserva de publicações;

 

 Reservas e Renovação:

  1. a) Na Biblioteca, a reserva é válida somente para o dia marcado e de acordo com a disponibilidade do material.
  2. b) A renovação é feita pessoalmente no balcão da Biblioteca ou pelo portal do aluno.

 

 

Perto do Campus

 
  -30.0103923,-51.169780100000025

Passo da Areia

Rua Tupi,,200,

PRESENCIAL