Comissão Permanente de Avaliação - CPA

A Comissão Própria de Avaliação – CPA, de acordo com a Legislação vigente, tem Regulamento próprio, homologado pelo Conselho Superior de Administração (CONSUAD) e autonomia em relação aos Órgãos Colegiados e demais órgãos existentes na Estácio Belém para executar suas atividades.

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é responsável pelo desenvolvimento de todas as ações previstas no processo auto avaliativo. A CPA terá como objetivos: planejar, organizar, sensibilizar a comunidade acadêmica quanto à importância da participação de todos no processo e fornecer assessoramento aos diferentes setores da Instituição.

 

Compete à CPA do da IES: Conduzir, coordenar e articular o processo interno de avaliação da instituição (autoavaliação); Sistematizar e disponibilizar as informações por eles geradas, bem como prestar as informações solicitadas pelo INEP, com base no art. 11 da Lei 10861/2004; Constituir subcomissões de avaliação; Elaborar e analisar relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes; Desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional; e Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional; Sistematizar e prestar informações relativas ao AVALIES (Avaliação das Instituições de Educação Superior) solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no âmbito do SINAES; Participar de reuniões com os avaliadores externos quando da avaliação de cursos, seja para autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento e recredenciamento da Instituição, disponibilizando informações resultantes do processo de avaliação interna da IES.

 

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Estácio Belém visa proporcionar, no decorrer do ano letivo, a prática da avaliação e autoavaliação que envolve o Corpo Docente, o Corpo Discente e o Coordenador. Neste processo, os alunos avaliam: o Corpo Docente e o Coordenador; o Corpo Docente avalia o Coordenador e o Coordenador avalia o Corpo Docente. Os resultados da autoavaliação dos docentes, além de contribuírem para a implementação de melhorias no processo de ensino, podem contribuir para a definição de ações necessárias para a formação continuada dos docentes da Instituição.