Serviços para a Comunidade

 

NPJ – Estágio Supervisionado Obrigatório

O QUE É O NÚCLEO DE APOIO PSICOPEDAGÓGICO DA FACULDADE ESTÁCIO DO PARÁ (DOCA)?

É o setor da Instituição que tem como proposta garantir com qualidade a execução do
Projeto Pedagógico da Estácio Pará (Doca), acompanhamento e apoiando docentes e discentes, num trabalho de permanente parceria cooperativa, processando-se tanto em nível de aperfeiçoamento didático e metodológico, quanto em nível de inserção cultural, ou seja, desenvolvendo conhecimentos nos diferentes domínios do saber.

QUAL A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO QUE TRABALHA?

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP da Faculdade Estácio do Pará, tem como concepção a formação de um profissional que seja capaz de lidar com as demandas do mercado e com a construção de relações sociais mais humanas, organizando a educação na Instituição de Ensino Superior centrada na tríade ensino - pesquisa - extensão, valorizando o processo e o produto de forma eficiente e eficaz. A qualidade das relações que se estabelecem entre as pessoas (professores e alunos) e o conhecimento, é o objetivo do Núcleo.

 

QUEM COORDENA O NÚCLEO? 
Profª. Juliana Antônio Santiago

 

COMO FUNCIONA?
O Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAP da Faculdade Estácio do Pará, funciona com atendimento ao aluno e assessoramento e acompanhamento do trabalho do professor. Também são realizados eventos pedagógicos para os docentes e discentes da Instituição ao longo do ano letivo.

 

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS AÇÕES?
Acolhimento Docente – Semana Pedagógica;

Acolhimento Discentes – Projeto boas-Vindas;

Atendimento Pedagógico aos Docentes;

Programa de Atendimento ao Discente e encaminhamento para Oficinas de Aprendizagem;

Encaminhamento para atendimento Psicológico;

Acompanhamento e auxílio de alunos com dificuldades especiais - Educação Inclusiva;

Acompanhamento e sugestões para docentes com alunos com dificuldades especiais;

Fórum Docente;

Incentivo à Avaliação Institucional, Aulas de Apoio, Oficinas, participação em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão;

Gerenciamento e apoio em conflitos docentes, discentes, coordenações e direção;

Reunião de Clima Docente com Diretor;

Reunião de Lideranças de Turmas com Diretor;

Orientações acadêmicas às turmas quando encaminhadas pelos docentes e/ou coordenação de cursos;

Atendimento às dificuldades de aprendizagem na sala de aula e/ou baixa frequência;

Realizar atendimentos individuais e/ou grupais quando se fizer necessário;

Apoiar o trabalho da Diretoria Acadêmica e das Coordenações de Curso da Faculdade;

Atender e acompanhar individualmente e/ou em grupos (marcados ou não) quando se fizer necessário;

Promover Encontros Pedagógicos.

 

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Também compete ao NAP, como setor de apoio, uma vez por semestre incentivar a participação dos alunos da Faculdade Estácio do Pará (Doca) com a oportunidade de avaliar a Faculdade, por meio de dinâmicas específicas para este fim. Sedimenta-se no processo de avaliação e auto avaliação de todos os segmentos (envolvendo alunos, professores, gestores, funcionários) da Instituição, estando este pautado nas diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior SINAES.
Esta avaliação é fundamental para que a direção da Faculdade possa buscar, permanentemente, o aperfeiçoamento de seu corpo docente, de suas práticas acadêmicas e administrativas. Os resultados são amplamente divulgados à comunidade acadêmica pela CPA – Comissão Própria de Avaliação.

 

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO AO ALUNO
Segunda -feira (18h às 21h), Terça-feira (15h às 20h) e Quarta-feira (8h às 10h).

 

Projete: Talentos Empreendedores

Missão: Proporcionar aos alunos a articulação entre teoria e prática, oferecendo para a comunidade um portfólio de serviços capazes de transformar sua realidade.

 

Visão 2021: Atuar em todo os campi do grupo Estácio que ofereçam o Curso de Administração (modalidade presencial), promovendo o fortalecimento das competências desenvolvidas pelos nossos alunos através da pesquisa, extensão e consultoria empresarial.

 

-Valores:

-Ética;

-Transparência;

-Foco no Aluno;

-Aprender ao fazer;

-Responsabilidade Socioambiental.

 

PROJETE tem como objetivo contribuir  na formação do egresso a partir da aplicação prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos durante sua trajetória acadêmica, permitindo o desenvolvimento de variadas competências através da participação em projetos acadêmico-empresariais e oportunizando o contato direto destes alunos com a realidade de organizações públicas e privadas, através de projetos de pesquisa, de extensão e dos serviços de consultoria prestados gratuitamente.

 

Nosso público-alvo:

Público interno, na realização das atividades acadêmicas, projetos de pesquisa e extensão: alunos e docentes dos cursos componentes da Área de Gestão do Grupo Estácio.

Público externo, em projetos de pesquisa e extensão: cidadãos da comunidade em geral residente no entorno da IES. Em atividades de consultoria: empresas públicas, privadas, associações e a sociedade organizada na localidade em que o campus esteja inserido

 

Núcleo de Apoio à Carreira (NAC)

Missão: Proporcionar aos alunos do CST em Gestão de Recursos Humanos o desenvolvimento de suas competências, oportunizando através das práticas do conteúdo teórico aprendido em sala de aula, vivências em situações voltadas ao incremento da carreira pela possibilidade de experimentação da gestão de RH e seus subsistemas.

 

Visão: O Egresso do CST em Gestão de RH ser reconhecido como referência pela competência na aplicação do conhecimento adquirido, manifesto através de ações voltadas ao desenvolvimento de carreira e gestão de pessoas dentro das premissas dos diversos subsistemas de Recursos Humanos.

 

Valores:

  • Comprometimento e responsabilidade;
  • Trabalho em equipe;
  • Iniciativa;
  • Ética;
  • Foco em resultados;
  • Respeito ao próximo.

 

NAC tem como objetivo oportunizar experiências que viabilizem a ampliação das possibilidades de aprendizagem aos alunos, consolidando conteúdos, desenvolvendo competências inerentes aos profissionais da área, além de estimular o interesse pela pesquisa acadêmica. O NAC, em sua concepção, é um espaço capaz de articular formação acadêmica e profissional com a realidade do mercado de trabalho.

 

Nosso público-alvo:

As atividades do NAC têm como foco a comunidade interna e externa seja atendendo ao meio corporativo ou pessoas físicas. Alguns serviços são disponibilizados exclusivamente para organizações e outros para os cidadãos, sejam eles da comunidade em geral, ou alunos e colaboradores da própria IES.

 

Escopo das atividades que podem ser desenvolvidas pelo NAC: orientação de carreira, elaboração de currículos, preparação do aluno-cliente para processos seletivos, captação de vagas de emprego e/ou estágio, organização de eventos acadêmicos, realização de processos seletivos e aplicação de treinamentos.

 

AGÊNCIA CARBONO – NUCOM -LABORATÓRIO DE PUBLICIDADE E PROPAGANDA E JORNALISMO

O NUCOM seleciona 10 estagiários anualmente. Estes alunos farão a comunicação dos eventos do curso e também de todas as coordenações da Instituição, simulando assim, um posicionamento real de mercado, com distribuição de tarefas em setores e contas. Os alunos também participam dos projetos de extensão da faculdade, a partir dos convênios para divulgação de ações e Ongs.

Além da agência, Faculdade Estácio do Pará possui dois veículos de comunicação: a TV Estácio do Pará e a Rádio Estácio do Pará. Os alunos têm a possibilidade de trabalhar nestes meios produzindo material publicitário e jornalístico audiovisual, além de criarem e apresentares programas. A TV Estácio do Pará, atualmente, é veiculada pela Rede TV, que em Belém está no canal 47, e também está disponível no site do curso, carbonoagencia.com, onde também está a Rádio Estácio do Pará.

O Curso também possui parcerias firmadas com segmentos da Comunidade em Geral, o que torna-se possível, através da Agência Experimental – Laboratório de Jornalismo , Publicidade e Propaganda – Agência Carbono, que viabiliza a execução de projetos que vão desde a produção de notícias em várias plataformas, criação até o planejamento de campanha.

 

BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca é espaço do e para o brincar, com o objetivo de promover o desenvolvimento da inteligência, criatividade, sociabilidade não só das crianças, como também dos adultos através de atividades lúdicas intencionais, que contemplam determinado objetivo educacional. É um espaço de brincadeiras e jogos nos quais a criança é estimulada a ler, brincar, dramatizar, expressar-se, experimentar, (re)construir seus conceitos e seu papel no mundo, além de ser um espaço para estimular a criança a brincar, onde a ela é convidada a desenvolver os sentidos: sentir, explorar, criar, experimentar, fantasiar, construir e desconstruir formas de  ver, ouvir, refletir, enquanto brinca. Nesse sentido, a Brinquedoteca será um espaço de também de formação para o/a discente do Curso de Licenciatura de Pedagogia, pois permitirá ao aluno:

 

- Atuar com o lúdico em sala de aula e outros espaços educativos e de recreação;

- Atender alunos da educação Infantil e Fundamental Menor da Comunidade e das Escolas da Rede Municipal de Belém;

- Desenvolver estudos sobre o Lúdico na educação;

- Oportunizar um espaço lúdico para crianças;

- Criar metodologia de trabalho junto à criança de forma multidisciplinar por meio de jogos e brincadeiras;

- Promover brincadeira, leituras e ações culturais;

- Resgatar a importância do lúdico na educação;

- Formar profissionais que valorizem a ludicidade.

 

É importante destacar que o espaço Brinquedoteca será utilizado pela comunidade local, recebendo crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, tanto de filhos de pais alunos ou colaboradores da faculdade, quanto de escolas conveniadas.

Com isso, a brinquedoteca se configura como um espaço não apenas de brincadeira, onde, o que acontece é o brincar pelo brincar, mais, sobretudo em espaço de formação e construção de conhecimento. Daí sua real importância para a formação dos futuros professores que serão formados no Curso de Pedagogia Estácio FAP, pois aprenderão na prática a utilizar recursos didático pedagógicos para proporcionar a aprendizagem diante do brincar, contribui dessa forma, para o caráter interdisciplinar presente na proposta pedagógica da Instituição.