CPA - Avaliação Institucional

Apresentação

A Comissão Própria de Avaliação da Faculdade Estácio do Pará (ESTÁCIO-FAP),  atua com o objetivo de implementar seu processo de avaliação, em caráter institucional e em conformidade com as diretrizes, critérios e estratégias estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, em consonância com as diretrizes internas, princípios e critérios definidos pela Instituição.

 

Compete à CPA da Faculdade Estácio do Pará:

 

  1. Elaborar e implementar o Projeto de Avaliação Interna da IES, considerando as metas definidas no PDI;
  2. Conduzir, coordenar e articular o processo interno de avaliação da Instituição (autoavaliação);
  • Sistematizar e disponibilizar as informações por ele geradas, bem como prestar as informações solicitadas pelo INEP, com base no art. 11 da Lei nº 10.861/2004;
  1. Constituir subcomissões de avaliação;
  2. Elaborar e analisar relatórios e pareceres e encaminhar às instâncias competentes;
  3. Desenvolver estudos e análises visando ao fornecimento de subsídios para fixação, aperfeiçoamento e modificação da política de avaliação institucional;
  • Propor projetos, programas e ações que proporcionem a melhoria do processo avaliativo institucional;
  • Sistematizar e prestar informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), no âmbito do SINAES;
  1. Participar de reuniões com os avaliadores externos quando da avaliação de cursos, seja para autorização, reconhecimento ou renovação de reconhecimento ou quando do recredenciamento da IES, disponibilizando informações resultantes do processo de avaliação interna da IES.
  2. Divulgar os resultados obtidos nas Avaliações Internas e Externas, incluindo o ENADE, das potencialidades e fragilidades apontadas, para que ações sejam fomentadas com vistas à regularização dos procedimentos para atender às demandas oriundas da avaliação.

 

O Relatório Integrado de Autoavaliação Institucional apresenta os resultados alcançados por todas as áreas e subáreas de estudo inseridas nas dez dimensões definidas pelo e visa apresentar de forma consolidada as ações desenvolvidas por cada segmento. Os métodos da autoavaliação contêm em sua prática a definição de metas, de objetivos e a apresentação de estratégias baseadas em evidências.

 

Considerando que a Faculdade Estácio do Pará constrói o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) assim como o Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e demais diretrizes e estratégias pelos resultados da autoavaliação de todos os projetos e programas, a CPA se debruça frente à necessidade de ampliar o escopo de seu Projeto de Avaliação Interna visando também atender mais pontualmente a diversidade contida nos projetos pedagógicos dos cursos; o aprimoramento da avaliação dos docentes, discentes e corpo técnico-administrativo; e a institucionalização de demais avaliações, para, através da dinâmica do processo, conseguir externar o perfil institucional e colaborar com o planejamento estratégico adequado.