CPA Avaliação Institucional

Apresentação

O processo da avaliação institucional tem a finalidade de propiciar a melhoria da qualidade da educação oferecida pela Estácio FATERN  a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, especialmente a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, na busca da compreensão do significado de suas atividades para alcançar a qualidade educativa e maior relevância social.

 

A Estácio FATERN entende a Avaliação Institucional como um processo capaz de produzir conhecimentos sobre a sua própria realidade, contribuindo para a reflexão sobre o cumprimento da sua missão e das suas atividades propostas, para a identificação das oportunidades de melhoria e   para tornar mais efetiva a sua vinculação à comunidade na qual está inserida, com vistas a fortalecer sua relevância científica e social.

 

Assim, a Estácio FATERN utiliza o processo de avaliação institucional – avaliações internas e externas (incluindo o ENADE) - para o aprimoramento de suas práticas administrativas e acadêmicas, visando à sua evolução.

 

A Avaliação Interna atende a docentes, discentes, técnico-administrativos e estrutura funcional. Os resultados da avaliação permitem a reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, promovendo, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A Autoavaliação da IES envolve toda a comunidade acadêmica, através de uma metodologia participativa, trazendo, para o âmbito das discussões, as opiniões dos sujeitos envolvidos no processo, de modo articulado.

 

As políticas de acompanhamento e de avaliação das atividades afins, ou seja, Ensino, Pesquisa/Educação Investigativa e Extensão, além das atividades-meio, caracterizadas pelo planejamento e gestão da IES, visam abranger a comunidade acadêmica, articulando diferentes perspectivas. Estas ações buscam propiciar um melhor entendimento da realidade institucional.

 

Os resultados da avaliação interna, apurados através da aplicação semestral de questionários eletrônicos à comunidade acadêmica, são estudados e analisados pela CPA, Coordenação de Cursos e a Direção, para a identificação das fragilidades da IES. O principal objetivo dessas análises é a busca por oportunidades de melhoria e crescimento da percepção de qualidade dos serviços prestados pela Estácio FATERN. 

 

Ainda na Avaliação Interna, a Estácio FATERN considera o Índice de Satisfação do Aluno (ISA), onde o discente e o docente avaliam a IES em termos pedagógicos e estruturais. Essa Pesquisa serve de base para a CPA agir frente às fragilidades detectadas e seus resultados ficam disponibilizados no SIA (Sistema de Informações Acadêmicas). O ISA é apurado a partir do seguinte cálculo:

Adicionalmente, a Estácio FATERN promove a Pesquisa de Clima Organizacional realizada anualmente e respondida pelos colaboradores das áreas acadêmica e administrativa. Os pontos avaliados nessa Pesquisa são: Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação, Recursos, Cultura e Valores, Reconhecimento e Incentivos, Liderança, Suporte e Engajamento. Para ilustrar os resultados dessa Pesquisa, são apresentados os índices de favorabilidade das dimensões avaliadas e as dez questões mais favoráveis e menos favoráveis com seus respectivos índices. Além de responder à referida Pesquisa, destaca-se, que o Corpo Técnico-administrativo conta ainda com um questionário avaliativo próprio.

 

As potencialidades e fragilidades apontadas nos processos de avaliação interna e externa, no ISA e na Pesquisa de Clima Organizacional são utilizadas para que ações sejam fomentadas, com vistas à regularização dos procedimentos para atender às demandas oriundas das avaliações.

 

Após a divulgação dos resultados das referidas avaliações, a CPA realiza um estudo através de ferramentas estatísticas e de análise de problemas, com foco na qualidade. São elaborados planos de ação com metas e prazos, em conjunto com os demais setores da IES, visando eliminar e/ou mitigar os pontos de insatisfação apontados no Relatório da Avaliação Institucional.

 

Desta forma, atendendo às diretrizes do SINAES e atenta à dinâmica interna da IES, a Comissão Própria de Avaliação - CPA, ao longo do processo avaliativo, incorpora novos objetivos e mantem-se vigilante no acompanhamento das demandas e metas a serem alcançadas, definidas nas ações de melhoria propostas. 

 

Nos últimos dois anos, a Estácio FATERN desenvolveu ações para superar as fragilidades apontadas nos seus processos de avaliação interna e externa, destacando-se principalmente:

 

  • Atendimento: a IES passou a adotar outras ferramentas de comunicação com o aluno e a comunidade acadêmica. No início do ano de 2020 a secretaria passou a utilizar a ferramenta de whatsapp para atendimento aos alunos e essa implantação promoveu uma maior velocidade de informações e somou para melhoria desse serviço tão fundamental. Outro canal de comunicação que foi instalado na IES foi o Boletim CPA, informativo digital enviado mensalmente para toda comunidade acadêmica, que depois passou a ser semanal, em virtude da necessidade de estar mais próximo da comunidade acadêmica e volume de informações que surgiram. Foram publicados um total de 13 Boeltins no primeiro semestre do ano de 2020. A criação do Instagram da Estácio Ponta Negra (@estaciopontanegra) no ano de 2019 deu a oportunidade de compartilhar ainda mais informações não somente para os alunos, mas para o público externo, uma vez que promoveu visibilidade ainda maior à Estácio.

 

  • Infraestrutura: algumas melhorias na infraestrutura da IES foram realizadas, entre elas a aquisição de equipamentos para os laboratórios de saúde (manequins de simulação e braços de punção), nos quais beneficiou a maior parte dos cursos da unidade. A instituição realizou, do ponto de vista estrutural, algumas reestruturações, tais como: redistribuição das salas de coordenações de curso de forma que melhorou ainda mais o atendimento aos alunos, mudança no layout da sala de matrícula, instalação de caixas de som nas salas de aula com capacidade para mais de 60 alunos, compra de novos equipamentos para os laboratórios de informática (aumento no número de computadores de 25 para 40 máquinas, renovação do cabeamento de internet para 40 máquinas, instalação de um rack de infra para o recebimento de um backbone, direto do router da sala do TI), troca dos aparelhos de ar condicionados das salas de aulas e laboratórios, compra de novas carteiras de sala de aula e cadeiras para obesos, aquisições de novos equipamentos de multimidia e instalação fixa nas salas de aula, reforma do telhado da área de convivência, pintura, ambientação e jardinagem da área comum.

 

  • Gente: inúmeras capacitações voltadas a ferramentas digitais para o ensino, foram promovidas pela IES, tanto para público técnico administrativo como para o público docente. O NAAP em 2020 produziu 20 tutoriais (15 voltados para docentes e 5 para alunos) e 13 eventos, entre palestras e oficinas com propostas metodológicas para serem aplicadas pelos docentes e contéudos relacionados a EDUCAÇÃO desta nova era do conhecimento.

 

Quanto ao Relato Institucional, destaca-se que o Documento é elaborado de forma a apresentar uma análise e uma síntese do histórico da Instituição, além da apresentação dos conceitos obtidos nas avaliações externas. O Documento apresenta, ainda, o desenvolvimento do processo de autoavaliação e sua divulgação, bem como o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas, procurando demonstrar a implementação de ações efetivas na gestão da IES, evidenciando a evolução institucional. Cabe à CPA fazer a divulgação do Relato aos gestores, docentes, colaboradores administrativos e discentes, para a sua devida apropriação.

 

A seguir, apresentamos os Relatórios de Autoavaliação Institucional dos últimos cinco anos.

> Confira o resultado da avaliação de 2015

> Confira o resultado da avaliação de 2016

> Confira o resultado da avaliação de 2017

> Confira o resultado da avaliação de 2018

> Confira o resultado da avaliação de 2019