Logo Estácio


Notícias e Eventos

Em outubro de 2019 os professores do MADE: Antonio Augusto; Cecília Mattoso; e Isabel Costa, foram agraciados com a Bolsa APQN1 da FAPERJ.

 

___________________________________________________________________________________

 

XI Seminário de Pesquisa da Estácio

No dia 26 de outubro de 2019 os professores do Mestrado em Administração e Desenvolvimento Gerencial – MADE, participaram ativamente durante o XI Seminário de Pesquisa da Estácio, no Campus Nova América da Universidade Estácio de Sá. A professora Cecília Mattoso mediou duas sessões de debates sobre Gestão. O professor Antonio Augusto participou das apresentações dos pôsteres de Iniciação Científica junto a seus alunos da graduação. O professor Antonio Carlos Magalhães, juntamente com Professor Paulo Roberto ofereceram oficina sobre investimentos financeiros. Estes professores também apresentaram trabalhos nas sessões de Gestão.

 

 

___________________________________________________________________________________

 

Em coautoria com Nuno Álvares Felizardo Jr., ex-mestrando dp MADE e atual doutorando da Universidade Federal de Viçosa, a professora Irene Raguenet Troccoli teve artigo intitulado "Exchanging Roles: An Insight Into The Theory Of Value Co-Creation" aprovado para apresentação no ISER International Conference on Research Insights in Social Science Business, Economics and Management Studies (RISEM), a ocorrer nos dias 14 e 15 de setembro de 2019 em Paris (França).

 

___________________________________________________________________________________

 

Como parte do seu Projeto de Pesquisa Produtividade da Estácio, a professora Irene Raguenet Troccoli do MADE estará ministrando workshop intitulado "MÉTODOS PROJETIVOS DE LEVANTAMENTO DE EVIDÊNCIAS EM PESQUISA QUALITATIVA", cujo objetivo é entender métodos projetivos de levantamento de evidências na pesquisa qualitativa: o que são, quais são, para que servem, como são, e como escolher. O público-alvo são alunos dos cursos de pós-graduação stricto sensu e lato sensu e de graduação, com ênfase para as áreas de ciências humanas e sociais. Com duração aproximada de 45 minutos, o workshop ocorrerá no mini-auditório do 21o andar do campus Presidente Vargas, no dia 24 de maio às 16 hs.

 

___________________________________________________________________________________

 

 

___________________________________________________________________________________

 

A professora Irene Raguenet Troccoli do MADE tornou-se membro do corpo editorial da European Business Management, periódico da área de negócios e de gestão pertencente ao Science Publishing Group, sediado na cidade norteamericana de Nova York: http://www.sciencepublishinggroup.com/j/ebm.

 

___________________________________________________________________________________

 

Uma sólida pesquisa precisa se basear em pesquisas passadas de qualidade. A revisão da literatura "não é encher linguiça", mas analisar criticamente pesquisas recentes e seminais no tema, para identificar lacunas, para servir de base para discussão crítica dos resultados etc. Esse workshop irá capacitar mestrandos e doutorandos em Ciências Sociais Aplicadas na busca de pesquisas por meio de palavras-chave nas melhores bases de dados, irá mostrar como organizar parágrafos por tópicos (topic sentences), fazer citações corretas (padrões APA e ABNT), bem como usar o software Mendeley.

 

___________________________________________________________________________________

 

O professor Marco Bouzada se tornou, no início de 2019, membro do Conselho Editorial do IJDSA (International Journal of Data Science and Analysis) e foi convidado para ser Editor Científico de um dos mais renomados periódicos da área de Administração do país, a Revista de Administração de Empresas (RAE/FGV).

Os professores Isabel Costa e Marco Bouzada, juntamente com o egresso Fernando Souza, tiveram um capítulo publicado no livro Arqueologia das ciências humanas e sociais aplicadas, da editora Atena.

O projeto de pesquisa Laboratório de Logística, do professor Marco Bouzada e fomentado pela FAPERJ, financiou a ida do egresso Felipe Pusanovsky à Lisboa para participar do congresso GKA Techno 2019 e apresentar o artigo USANDO JOGOS DE EMPRESAS PARA REALIZAR PESQUISAS CIENTÍFICAS. O mesmo artigo, em parceira com o professor Marco Bouzada, foi aprovado para publicação na Revista Internacional de Tecnología, Ciencia y Sociedad.

_____________________________________________________________________________________

Os profs. Paulo Vieira e Marcus Brauer e o mestrando Luiz Eduardo Alves tiveram artigo oriundo de sua dissertação aceito no renomado e maior congresso em Administração, o “Academy of Management Meeting - AOM”, em Chicago/USA (tal artigo foi posteriormente publicado em revista A2 Internacional). O prof. Brauer fez a apresentação da pesquisa em agosto de 2018 e participou da AOM e do Teaching and Learning Conference.

 

_____________________________________________________________________________________

No dia 29 de março de 2019 o professor de Estratégia Cláudio Pitassi ministrou a primeira aula do curso de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Gerencial – MADE - na Estácio em Belém do Pará. Em seguida, dia 30 de março, o professor Marcus Brauer (foto) inicia sua aula de Gestão de Pessoas com uma dinâmica de grupo. Todos os alunos tiveram participação intensa e se mostraram muito motivados para seu primeiro curso Stricto Sensu.

 

 

Defesas, Pré-defesas e Homologações

 

Publicações e Trabalhos em Destaque

Artigo Relevante para o Mercado de Trabalho dos Jovens

 

O artigo “METEORO DA ILUSÃO: SENTIDOS DO TRABALHO PARA JOVENS GERENTES DE BANCOS PÚBLICOS”, de autoria de Elena Bandeira da Silva; Isabel de Sá Affonso da Costa; Jorge Augusto de Sá Brito e Freitas; e Denise Medeiros Ribeiro Salles, foi publicado nos Cadernos EBAPE.BR, v. 17, Edição Especial, Rio de Janeiro, Nov. 2019.

O artigo foi produto da dissertação da Elena Bandeira da Silva, que foi orientada pela Professora Isabel de Sá Affonso da Costa do MADE.

 

 

__________________________________________________________________________________________

 

A professora Cecília Mattoso teve seu artigo sobre Anticonsumo Involuntário: um estudo com consumidores de baixa renda no Rio de Janeiro aceito para ser apresentado oralmente na 16th International Conference of the Society for Global Business Economic Development (SGBED)

 

A professora Irene Raguenet Troccoli, do MADE, teve publicado na edição n. 3 do volume 14 da revista Tourism and Management Studies (Qualis B1), em coautoria com os professores Nuno Felizardo Jr. (UFV) e Patrícia Scatulino (FUMEC), artigo intitulado "Forgotten customers, inclusive customers: personal values and coproduction of physically disabled persons in leisure consumption.

 

______________________________________________________________________________________

 

A professora Irene Raguenet Troccoli, do MADE, teve publicado, na edição janeiro/abril de 2018 da revista técnica PMKT (Qualis C), em coautoria com os professores Eduardo Santos Rocha Zafaneli (Universidade Mackenzie) e Patricia Scatulino (FUMEC), artigo intitulado "Belonging, camaraderie, and friendship on two wheels - Ethnographic experience in Rio Harley Owner´s Group"

 

O professor Marco Bouzada, em conjunto com o egresso Luis Otávio Ribeiro, pulicou o livro “Logística Operacional Interna” pela editora Ciência Moderna.


Os professores José Geraldo Barbosa e Marco Bouzada publicaram o artigo técnico “A influência de características demográficas dos usuários sobre sua decisão de adoção do mobile banking” na PMKT - Revista Brasileira de Pesquisas de Marketing, Opinião e Mídia.

 

___________________________________________________________________________________

 

A professora Irene Raguenet Troccoli, do MADE, teve publicado artigo na edição Maio/Agosto 2017 da revista ReAD (Qualis B1), em coautoria com os professores Túlio Vicente (UVA), José Roberto Ribas (UFRJ) e Joyce Altaf (Faculdade Machado Sobrinho), o artigo intitulado "INTEGRAÇÃO DE AÇÕES NA GESTÃO SUSTENTÁVEL.