Organizações

PROJETOS DE PESQUISA DA LINHA DE PESQUISA ORGANIZAÇÕES


Projeto: Desenvolvimento da Pesquisa social exploratória no Rio de Janeiro: Implementação do Laboratório de Análise Qualitativa (LABQUAL) (Prof. Marcus Brauer)

Descrição: O objetivo principal deste projeto é implementar e consolidar o laboratório de análise qualitativa (LABQUAL). O LABQUAL inicia suas atividades a partir deste projeto de pesquisa e obtém como resultado esperado o aumento da qualidade e a quantidade de pesquisas qualitativas ou métodos mistos (quali-quanti) na Instituição. Este laboratório está disponível para alunos da Universidade Estácio de Sá (UNESA), principalmente para alunos de Mestrado em Administração e Desenvolvimento Empresarial e alunos de Mestrado e Doutorado em Educação. Em uma era de constantes inovações, como pesquisas indutivas e exploratórias que buscam criar hipóteses em locais de pesquisas dedutivas e confirmações, que seqüencialmente buscam confirmar hipóteses descobrir espaços nos debates de importantes congressos científicos, bem como em revistas científicas bem qualificadas nacional e internacionalmente. Nas pesquisas sociais exploratórias utilizadas, como pesquisas qualitativas, nas quais os pesquisadores podem selecionar participantes e coletar dados e executar dados de forma mais abrangente e, em vários casos, com perguntas abertas. Freqüentemente, os entrevistados narram suas percepções ou histórias de vida, e gravações, após transcrita, são analisadas com ferramentas e técnicas altamente específicas e complexas, para obter informações sobre o significado ou o resumo do assunto subjetivo da entrevista. As pesquisas qualitativas estão relacionadas com a coleta e análise de textos, filhos, imagens e até linguagem não verbal, e existe um alto contato entre o pesquisador e o entrevistado. Uma análise de pesquisas qualitativas exige especialização e ferramentas apropriadas. Assim, o LABQUAL será um laboratório inovador que buscará um centro de referência para análises qualitativas, procurando aumentar a validade e os testes das pesquisas sociais aplicadas qualitativas ou quali-quantitativas.


Projeto: Comportamento em organizações públicas, privadas e terceiro setor (Prof. Marcus Brauer)
O assunto Comportamento Organizacional comum é dividido em três partes: individual, social e organizacional. Entender melhor como e por que os indivíduos que estão comportando e socialmente são importantes para entender e visualizar como regras de uso, visto ou papel, cada vez mais importantes das pessoas (e cada vez menos das máquinas) nas empresas públicas, públicas e não nos terceiros setor. Este projeto visa conhecer o estado da arte em Comportamento Organizacional, principalmente em temas como motivação (seja ela no trabalho ou no ensino superior), satisfação e comprometimento no trabalho, liderança, mudança organizacional, dentre outros. Esses temas também são relevantes no ambiente acadêmico, visto que muitas vezes estão relacionados com o desempenho das pessoas e das instituições que focam o ensino-aprendizagem.


Projeto: Capacitação hum e Desempenho em Organizações Públicas, Privadas e do Terceiro Setor (Prof. Marcus Brauer)
Descrição: Descrição: como as organizações precisam alcançar resultados, cada vez mais dependem das pessoas principais líderes e menos de máquinas ou tecnologias. Neste sentido, são essenciais os processos de recrutamento e seleção alinhados às estratégias organizacionais. Também podem ser consideradas essenciais para processos de desdobrar como estratégias organizacionais até a gestão de desempenho individual, bem como a capacidade adequada para resultados individuais e organizacionais sejam alcançados. Entretanto, a capacidade atual nos moldes do século XX não chega a ser alcançada e preparar os gestores atuais nem a Geração Y para enfrentar os desafios do trabalho do século XXI. Recursos expressivos estão sendo investidos (ou apenas gastos), muitas inovações na formação e educação estão sendo feitas, e resistências nas inovações estão sendo identificadas. Além disso, pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. pouca relação entre capacidade e desempenho está sendo encontrada. O objetivo deste projeto é avançar os conhecimentos sobre inovações na capacitação presencial e a distância, bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. bem como na gestão do desempenho (individual e organizacional) orientada para resultados. Pretende-se também investigar mais profundamente os fatores que afetam o desempenho (capacitação, motivação, ambiente, liderança etc.). O projeto contempla os seguintes temas: (i) Gestão estratégica de pessoas e Gestão por competências; (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas. (ii) Capacitação e desempenho de gestores públicos (três níveis de governo e poder) e gerenciamento de resultados; e (iii) inovações na formação e na educação e resistências encontradas.


Projeto: Centro de Excelência em Ensino e Pesquisa (Prof. Marcus Brauer)
Descrição:
  Projeto apoiado Bolsa de Pesquisa e Produtividade UNESA - EDUCARE
Universidades renomadas na Europa e Estados Unidos têm centros de excelência em ensino, aprendizagem e pesquisa. Alguns exemplos são: O Centro Sheridan de Ensino e Aprendizagem (https://www.brown.edu/about/administration/sheridan-center/); Univ. Centro de Redação Carolina do Norte Chapel Hill (http://writingcenter.unc.edu); Stanford Center for Assessment, Learning and Equity (https://scale.stanford.edu/); Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade de Cornell (https://www.cte.cornell.edu/); Poucas instituições no Brasil têm tais centros, mas alguns são muito interessantes: Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) da UFPR, que é o primeiro? do Brasil (http://www.capa.ufpr.br/) e o Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, que até criou uma revista para divulgar trabalhos realizados (http: //bibliotecadigital.fgv.br/ojs/index.php/ei). Este projeto tem como objetivo criar um Centro de Excelência em Ensino e Pesquisa que irá auxiliar professores, alunos e pesquisadores a alcançar excelência em ensino, aprendizagem e pesquisa.


Projeto: Estudos de Consumo da População de Baixa Renda (Profª Cecília Mattoso)

Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é investigar as ações das empresas, dos consumidores e do mercado na base da pirâmide. Procure compreender como consumidores e empresas constroem identidades, sinalizadores de status e relações sociais na base da pirâmide. Também serão estudadas ações de responsabilidade social das empresas e seu impacto no consumidor da base do pirâmide. Este projeto dá ênfase a estudos no setor financeiro, onde serão levantados os fatores, atitudes, valores, aspectos culturais e outras influências no consumo da base de pirâmide de produtos financeiros de um modo geral. Mais especificamente, pesquise se você conhecer os fatores que levam à inadimplência e ao compartilhar e também analisar os efeitos dos programas de educação financeira.


Projeto: Mídias digitais para Marketing Individual (B2C) e Organizacional (B2B) (Profª Cecília Mattoso)

Descrição: Estudar como mídias digitais afetadas como motivações e processos decisivos em compras individuais (B2C) e organizacionais (B2B). As etapas e os papéis envolvidos nas decisões de compra estão sendo profundamente afetados pelas mídias digitais e devem ser pesquisados ​​em seus contextos específicos.


Projeto Produtividade UNESA - EDUCARE: Levantamento das melhores práticas mundiais em educação financeira e sua aplicação junto a jovens universitários (Profª Cecília Mattoso)

Descrição:  Este projeto tem como objetivo exibir literatura nacional e internacional, programas, materiais didáticos, artigos, testes e produções diversas sobre educação financeira e campanhas de conscientização do uso de dinheiro, que sirvam de benchmarking para uma proposta de um conceito de campanha para os alunos da UNESA.


Projeto FAPERJ: A Influência da Religião Não Endividamento dos Jovens da classe C da Região do Grande Rio de Janeiro (Profª Cecília Mattoso)
Descrição:
 Esta pesquisa tem como objetivo levantar como afiliação religiosa influencia o endividamento de jovens da classe C, da região do Grande Rio de Janeiro. Dado que o processo de participação é fortemente influenciado pela cultura, considera analisar o impacto cultural da religião, mais especificamente três grupos religiosos: católico, protestante tradicional e evangélico petencostal. Como religiões e atitudes, elas têm efeitos diretos nas atitudes com relação ao ambiente. O resultado da pesquisa pode servir de insumo para cursos de educação financeira e para políticas públicas de uso consciente de dinheiro por parte do governo do Estado do Rio de Janeiro. Uma pesquisa será quantitativa, com coleta de dados eletrônicos, por meio de questionário estruturado inserido em comprimidos a serem preenchidos por pesquisadores. O público-alvo da pesquisa deve chegar a 3.000 jovens dos municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias e Nova Iguaçu. Os dados serão analisados ​​através da ANOVA de duas vias e teste Qui-Quadrado, com emprego do SPSS, para analisar a influência do segmento religioso e da idade no endividamento de jovens.


Projeto: Estratégia de Marketing e Suporte ao Consumidor (Profª. Cecília Mattoso)
Descrição
: Este projeto de pesquisa visa analisar as estratégias e ações de marketing sob duas perspectivas, pelo lado da empresa e pelo lado do consumidor. Na perspectiva do consumidor, este projeto de pesquisa também analisa como influências psicológicas e socioculturais e conhece uma lógica que permeia como decisões de consumo.

Projeto: A gestão das organizações sob a perspectiva socioambiental: transcendendo paradigmas por meio de uma visão holística (Prof. José Aires Trigo)
Descrição
: O projeto visa discutir a inserção da questão socioambiental nos processos de tomada de decisão das organizações, seus impactos na cultura organizacional e na forma de gerir o negócio.

Projeto: Empreendedorismo Social e Negócios Sociais (Profa. Aline Barbosa)
Descrição:
Trata-se de um grupo de alunos de graduação, mestrado e doutorado que tem se dedicado à investigação, teórica e empírica, do fenômeno do empreendedorismo social e dos negócios sociais. Os enfoques teóricos são o hibridismo organizacional e o desenvolvimento como liberdade (Amartya Sen).