Logo Estácio


Núcleo de Apoio Psicopedagógico

Vestibular 2016 1

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP do Centro Universitário Estácio Brasília – NAP consiste em um projeto desenvolvido por uma equipe multidisciplinar que atende discentes, docentes, coordenadores e a gestão dos campi. Tem como objetivo fomentar a implantação e consolidação de políticas e ações inclusivas, por meio da eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, metodológicas, comunicacionais, instrumentais e digitais enfrentadas pela comunidade acadêmica, criando, dessa forma, condições de acessibilidade e permanência das pessoas com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Alta Habilidade e Superdotação ou outra necessidade educativa.

 

São realizadas pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico do Centro Universitário Estácio de Brasília as seguintes ações:

  • Promoção e sensibilização quanto à acessibilidade arquitetônica, atitudinal, pedagógica, comunicacional e digital com vistas a estimular o desenvolvimento de uma cultura inclusiva, que rompa com preconceitos, estereótipos e discriminações.
  • Garantia de atendimento nos dois campis do Centro Universitário Estácio de Brasília, via atendimento agendado.
  • Promoção de esclarecimentos à comunidade acadêmica quanto à legislação brasileira para pessoas com deficiência.
  • Fornecimento de assessoria aos diversos órgãos da Instituição, com relação às questões que envolvem acessibilidade e inclusão de alunos e colaboradores.
  • Proposição de projetos, programas, ações, equipamentos, recursos, serviços e encaminhamentos que promovam o acesso, permanência e participação dos discentes com necessidade de atendimento diferenciado por meio dos docentes, corpo técnico administrativo, inclusive articulando as atividades de ensino/pesquisa/extensão.
  • Orientação sobre a adequação e uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TICS pelos estudantes com deficiência.
  • Contribuição para a formulação de práticas e políticas pedagógicas no âmbito da educação inclusiva e acessibilidade.
  • Promoção de cursos de formação continuada para docentes e colaboradores técnico-administrativos, voltados para o Atendimento Educacional Especializado - AEE, proporcionando acesso à literatura e informações e qualificando-os para um atendimento adequado.
  • Orientar os coordenadores e colaboradores para que informem ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP, no início de cada semestre, sobre a existência de alunos com deficiência, sugerindo um contato dos mesmos com o Núcleo.

Composição

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico - NAAP é constituído por profissionais preparados para atendimento de alunos, coordenadores e professores.

HELEN TATIANA DOS SANTOS LIMA – helen.lima@estacio.br

INGRID PEREIRA QUINTÃO – ingrid.quintao@estacio.br

 

Atendimento e Contatos

O atendimento poderá ser feito presencialmente nos Campi

 

Taguatinga

Segunda-feira, Quarta-feira e Quinta-feira: Das 9h as 11h

Segunda-feira e Quinta-feira: Das 19h as 21h

 

Asa Sul

Segunda-feira: 19h as 22h

Quarta-feira: 21h as 22h