Logo Estácio


Pesquisa e Extensão

O Centro Universitário Estácio de Brasília parte da premissa de que a atividade de pesquisa é parte integrante e indissociável da formação de bons profissionais, à medida que proporciona uma maior reflexão crítica da realidade social. Sendo assim, proporciona aos seus docentes e discentes um conjunto de programas de Iniciação Científica, Projetos de Extensão e Bolsas de Auxílio Produtividade, dando total suporte para o desenvolvimento de Pesquisas Científicas de qualidade.

Com isso, oferece subsídios à participação de eventos científicos, estimulando a participação dos docentes em eventos nacionais e internacionais.

 

Como incentivo à participação dos docentes e discentes no processo de construção do conhecimento, a Estácio Brasília possui uma Revista Científica Eletrônica (E-Revista Facitec), certificada e reconhecida pelo sistema QUALIS. A Revista está em sua décima sétima edição e conta com artigos acadêmicos inéditos de todas as áreas do conhecimento. 

Visite nossa Revista: http://revistaadmmade.estacio.br/index.php/e-revistafacitec

 

O Centro Universitário Estácio de Brasília também incentiva a produção cientifica promovendo diversos Seminários, Encontros, Colóquios, Mostras de Extensão, onde alunos e docentes têm a oportunidade de apresentarem seus trabalhos acadêmicos.

 

Com ênfase na produção, os diversos cursos de graduação e pós-graduação promovem semestralmente palestras, encontros, workshops de metodologia científica e produção de artigos e pesquisas acadêmicas.

 

Premia-se os melhores trabalhos de Conclusão de Curso, dando a oportunidade dos alunos de publicarem seus trabalhos e realizarem apresentações com certificação, contribuindo ainda mais para a formação profissional do discente e docente.

 

Em 2019.1, O Centro Universitário Estácio de Brasília conta com 15 (quinze) projetos de extensão em andamento, nas mais diversas áreas, destacando projetos de diversidade étnico-racial e multiculturalismo, promovendo reflexão crítica sobre problemas sociais a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Conta também com quatro projetos de Iniciação Científica, com um total de 10 (dez) cotas de bolsas para os docentes-pesquisadores, e com 4 (quatro) Projetos de Pesquisa Produtividade, com bolsas. Todos os projetos destacados têm a duração de um ano e envolvem grupos de alunos e professores.

 

Segue abaixo informações detalhadas sobre nossos Programas de Pesquisa:

PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Objetivos:

Despertar o interesse científico dos alunos de graduação do ensino superior; desenvolver o pensamento científico, aptidão criativa, capacidade crítica, procurar novas respostas e soluções; desenvolver a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa; promover a autonomia do aluno para refletir sobre questões sociais e éticas inerentes à pesquisa científica; e, proporcionar espaço institucional para formação de futuros pesquisadores, mestres e doutores.

Período de Seleção:

1º Semestre (submissão de propostas entre os meses de fevereiro e maio).

Vigência:

Anual (de agosto do ano vigente a julho do ano subsequente).

 

PROGRAMA PESQUISA PRODUTIVIDADE

Objetivos:

Estimular o desenvolvimento de projetos de pesquisa e incentivar a produção científica dos docentes dos cursos de graduação.

Período de Seleção:

2º Semestre (submissão de propostas entre os meses de outubro e novembro).

Vigência:

Anual (de fevereiro do ano vigente a janeiro do ano subsequente).

 

PROGRAMA DE EXTENSÃO

Objetivos:

Abranger projetos e programas de extensão social, inovadora e continuada, com ênfase na formação dos discentes e na inclusão social nas suas mais diversas dimensões, aprofundar ações políticas que venham fortalecer a institucionalização da extensão no âmbito da universidade-comunidade e proporcionar aos alunos a possibilidade de conexão entre a teoria e a prática.

Período de Seleção:

2º Semestre (submissão de propostas entre os meses de outubro e novembro).

Vigência:

Anual (de fevereiro do ano vigente a janeiro do ano subsequente).

 

PROGRAMA DE SUBSÍDIOS PARA PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS CIENTÍFICOS

A Universidade Corporativa da Estácio (EDUCARE) possui o Programa de Subsídios para a apresentação de trabalhos em eventos científicos. O regulamento e a ficha de solicitação estão disponíveis em http://educare.estacio.br/aprimoramento-academico/. Em caso de dúvidas, favor contar a EDUCARE através do e-mail educare@estacio.br.