Projeto de Autoavaliação

1º Relatório de autoavaliação

 

Projeto de Autoavaliação - 2011

Dimensão

Principais Metas

1ª - Missão e PDI

  • Protocolar até 2012.1, para autorização, os cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção e os tecnólogos em Jogos Digitais, Gestão de Transporte, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
  • Renovar o reconhecimento de RH que já recebeu visita in loco com conceito 04 e aguarda Portaria ministerial
  • Aguardar, até 2012.1, as portarias ministeriais para as renovações de reconhecimento dos cursos de Administração, Comunicação Social, Fisioterapia, Direito e Turismo que já receberam as visitas in loco;
  • Reconhecer, em 2011.2, os cursos de Enfermagem e Nutrição.

2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Oportunizar debates através de palestras que faremos semestralmente com convidados que apresentarão suas experiências profissionais;
  • Promover Interdisciplinaridade, através de seminários e atividades de extensão.
  • Propiciar, nas disciplinas dos cursos, uma aplicação prática dos conceitos ministrados, estabelecendo práticas pedagógicas, simuladas e reais, que preparem o aluno para o mercado de trabalho e o desenvolvimento do ensino e pesquisa, , trabalhada durante os semestres, a partir da composição da matriz curricular do curso ajustada para todos os cursos, associando-se a teoria e a prática;
  • Incentivar o acadêmico a desenvolver a prática da pesquisa com a disposição de professores para as orientações das pesquisas e com a oferta de bolsas para o aluno.
  • Divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas na IES, através da Semana de Pesquisa que acontece semestralmente.

3ª - Responsabilidade Social

  • Com o adianto das fases dos cursos da saúde, daremos continuidade aos projetos de responsabilidade existentes e montaremos outros projetos de extensão voltados para a Responsabilidade Social durante o semestre de 2001 onde prevemos mais 03 projetos para cada curso além dos já em atuação.

4ª - Comunicação

  • Divulgar as ações da Instituição e temas relevantes à comunidade interna e externa, através dos alunos de Jornalismo, corroborando com a prática profissional da Assessoria de Imprensa durante todos os semestres;
  • Prestar serviços a FESSC, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
  • Prestar serviços gratuitos a ONGs, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
  • Prestar serviços gratuitos a Pequenas e Médias Empresas, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
  • Proporcionar aos alunos do Ensino Médio a vivência da IES, através do projeto “Rumo Estácio” durante todo o início de semestre

5ª – Políticas de Pessoal

  • Recrutar e Selecionar novos Professores para cada semestre com vistas às exigências do MEC quanto à titulação e ao Regime de trabalho;
  • Executar o Planejamento Estratégico de Pessoal
  • Realizar a Pesquisa de Clima Organizacional semestralmente através de uma empresa
  • Realizar a Seleção e Admissão de novo Corpo Técnico-Administrativo
  • Cumprir o Plano de Carreira, Cargos e Salários durante todos os semestres.
  • Manter a Política de Benefícios contatando com novo convênio Unimed para 2011.1
  • Manter a Política de Negociação Sindical, semestralmente
  • Capacitar os Docentes, semestralmente no início do período letivo e ao longo do semestre, através de cursos online;
  • Capacitar o Corpo Técnico-Administrativo e Gerencial através de cursos online;
  • Fortalecer a Avaliação do Desempenho de Docentes, através a avaliação interna realizada semestralmente;

6ª – Organização e Gestão da IES

  • Credenciar a Instituição como Centro Universitário

7ª – Infraestrutura Física

  • Implementar o Laboratório de Enfermagem em 2011.2
  • Implementar o Laboratório de MAC – cursos da Comunicação em 2012.1
  • Implementar os Laboratórios do Curso de Farmácia em 2011.2
  • Implementar o Laboratório de Redes em 2011.1
  • Ampliação do acervo da Biblioteca em 2011.1 e 2011.2
  • Implantar os laboratórios de Psicologia para 2012.2:

- LEPSS: Laboratório de Psicologia Social e Saúde;

- LOB: Laboratório de Observação

- LEPE: Laboratório de Estudo e Psicologia Experimental

  • Instalar os equipamentos multimídia nas salas de aula em 2012.2.
  • Adquirir para as salas de aula as carteiras  especiais para notebook para 2012.2

8ª – Planejamento e Avaliação

  • Aplicar semestralmente a avaliação interna, por intermédio da, CPA via site da IES, no sistema acadêmico;
  • Verificar o desempenho dos docentes, cursos, coordenador e infraestrutura oferecida aos alunos e professores diante das análises dos resultados da Avaliação interna realizadas pela CPA.
  • Apresentar os resultados da autoavaliação e da avaliação interna ,semestralmente em até 40 dias, após a aplicação a avaliação através de banners e site da instituição.
  • Reestruturar as análises estatísticas com relatórios mais sofisticados com o emprego dos Softwares Estatísticos SPSS e SPHINX
  • Ampliar os canais de divulgação, gerando cartazes informativos para o corpo social

9ª – Atendimento ao Aluno

  • Estreitar os vínculos da Faculdade com alunos e atuar na melhoria dos serviços prestados estando de acordo com os resultados obtidos na avaliação interna para setembro de 2011;
  • Ampliar a divulgação dos serviços de atendimento oferecidos pela faculdade a partir do segundo semestre de 2011.
  • Agilizar o atendimento telefônico para 2011.2 através de nova central.
  • Reestruturar o projeto de apoio psicológico e psicopedagógico com a abertura da clínica de psicologia para 2011.2.
  • Diminuir trancamentos e cancelamentos, já que a desmotivação e desistência dos alunos ocorrem, na maioria das vezes, pela escolha de um curso sem uma orientação adequada para 2011.1,
  • Implantar o projeto com a participação de acadêmicos da Psicologia como monitores. Encontro de educadores do ensino médio para 2011.1.
  • Visita orientada na Estácio para alunos do ensino-médio para 2011.1.

10ª – Sustentabilidade Financeira

  • Planejar as diretrizes da Instituição estando embasado em um orçamento construído de forma dinâmica e por grupos de trabalhos para 2011.1;
  • Investir em novos cursos para 2011.2;
  • Ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal do corpo Docente e Administrativo para 2011.1;
  • Participação Acadêmica em eventos Qualis A para 2011.1.