Infraestrutura

As instalações administrativas da FESCG visam atender às necessidades institucionais e foram projetadas para receber confortavelmente e com segurança os profissionais do corpo técnico-administrativo. São áreas climatizadas, com dimensões adequadas, internamente denominadas de setores de “retaguarda” (“back office”) ou de atendimento, de acesso restrito a pessoas autorizadas e que permitem a perfeita execução da rotina de trabalho.  Embora um dos critérios de alocação dessas instalações seja a sinergia entre as áreas em que circulam documentos e informações, nem sempre é possível unificar essas áreas por limitação arquitetônica. 

De forma geral, a IES conta com as seguintes instalações administrativas e áreas comuns:

  • Recepção;
  • Secretaria Geral;
  • Coordenações de Cursos;
  • Direção Geral, Administrativo-Financeira, Acadêmica e Comercial;
  • Sala de Negociação;
  • Auditório;
  • Departamento de Recursos Humanos;
  • Coordenação de Pós-graduação;
  • Central de matrículas;
  • Sala de atendimento a FIES e PROUNI;
  • Coordenação de Pesquisa e Extensão;
  • Sala de Professores;
  • Sala para a guarda do Acervo Acadêmico
  • Arquivo Assessoria Acadêmica;
  • CPA
  • NAAP

 A FESCG faz uma avaliação periódica de seus espaços, por meio do setor responsável pela sua manutenção.  Atualmente todas essas áreas estão adequadas em termos de quantidade, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, segurança, acessibilidade e conservação e contam com recursos tecnológicos para o desenvolvimento do trabalho realizado pelos docentes e administrativos.

Biblioteca

Importante fonte de apoio técnico à formação acadêmica, a Biblioteca da FESCG funciona desde 1996. Responsável pela prestação de serviços de informação à comunidade, a FESCG possui um aparato tecnológico sempre em evolução, objetivando o acesso à recuperação da informação em tempo hábil.

 As instalações da Biblioteca favorecem, aos seus usuários, a permanência e utilização dos serviços disponíveis. Todo o processo de empréstimo e consulta é realizada de forma rápida e eficiente graças aos recursos de informática disponíveis. 

Com uma iluminação adequada à leitura, sinalização eficiente, além de funcionários devidamente qualificados, a biblioteca oferece aos seus usuários toda a comodidade necessária para realização de seus estudos e pesquisas.

O horário de funcionamento é adequado e flexível, ocorrendo durante todo o período de funcionamento da IES, possibilitando ao aluno o livre acesso à Biblioteca no momento em que o mesmo se encontra em atividades acadêmicas.

 

 A Biblioteca funciona no horário de:

  • 2ª a 6ª feira:  Das 8h. às 21h
  • Sábados: das 8h. as 12h.

 

 

A biblioteca do campus TV Morena atende, atualmente, aos cursos de Análise de Desenvolvimento de Sistemas, Biomedicina, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Estética e Cosmética, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Psicologia e Publicidade e Propaganda, além dos cursos de pós-graduação.

A biblioteca do campus Centro atende, atualmente, aos alunos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão de Recursos Humanos e Pedagogia.

 

Laboratórios de informática

Os laboratórios de informática da FESCG têm como finalidade fornecer à comunidade acadêmica suporte à pesquisa. As instalações dos laboratórios estão disponíveis apenas a membros da Instituição.

Os professores, alunos e funcionários da Faculdade Estácio de Sá podem usufruir desses locais como ferramenta de aperfeiçoamento.

Horário de funcionamento:

  • 2ª a 6ª feira:  das 7h30 às 22h20
  • Sábados: das 8h às 16h.
 

Núcleo de Comunicação

O Núcleo de Comunicação (NUCOM) da FESCG tem como intuito atender aos alunos de Jornalismo e Publicidade & Propaganda e implementar projetos práticos, unindo a reflexão acadêmica à prática cotidiana da profissão.

Para isso o setor conta com professores que orientam os acadêmicos na execução das tarefas referente aos projetos em andamento. Os alunos também contam com toda a infra-estrutura necessária para o desenvolvimento dos trabalhos por meio de laboratórios e estúdios específicos.

 

Núcleo de Apoio Fiscal - NAF

O objetivo do NAF (Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal) é de prestar auxílio às Pessoas Físicas, contribuintes do Imposto de Renda, na elaboração da Declaração de Ajuste Anual, na formalização, alterações e baixas dos Microempreendedores individuais, orientações técnicas às entidades do terceiro setor, hipossuficientes, além de ofertar aos acadêmicos, oportunidades de Estágio supervisionado e estudos dirigidos por meio de lives, cursos, minicursos, oficinas e pesquisas tributárias. 

O NAF promove uma maior interação entre a Receita Federal do Brasil, as IES, alunos e sociedade, propiciando, por meio da cooperação mútua, a de futuros contábeis e a prestação de serviços a contribuintes com vistas ao fortalecimento da imagem de ambos perante a sociedade e ao desenvolvimento da moral tributária e cidadania. 

 

Núcleo de Apoio à Carreira - NAC

O NAC faz parte do Projeto Pedagógico de Curso do CST em Gestão de RH, visando proporcionar aos alunos, novos espaços para uma formação acadêmica e profissional articulada com a realidade do mercado de trabalho, aproximando-o das práticas que fortaleçam as competências pretendidas para o perfil do egresso, proporcionando mais elementos para a formação ética e responsável.

As atividades do NAC tem como foco a comunidade interna e externa seja atendendo ao meio corporativo ou pessoas físicas. Alguns serviços são disponibilizados exclusivamente para organizações e outros para os cidadãos, sejam eles da comunidade em geral, ou alunos e colaboradores da própria IES.

 

Projeto Jovens Talentos Empreendedores - PROJETE

A implantação do PROJETE justifica-se pelo atendimento aos requisitos legais: modos de integração entre teoria e prática, contextualização em relação às inserções institucional, política, geográfica e social, e concepção e composição de atividades complementares. Especificamente para o Curso de Administração, poderá servir como alternativa para os discentes cumprirem a carga horária mínima de Estágio Supervisionado, obrigatório para integralização do currículo.

O PROJETE tem como objetivo contribuir na formação do egresso a partir da aplicação prática dos conhecimentos, habilidades e atitudes adquiridos durante sua trajetória acadêmica, permitindo o desenvolvimento de variadas competências através da participação em projetos acadêmico-empresariais e oportunizando o contato direto destes alunos com a realidade de organizações públicas e privadas, através de projetos de pesquisa, de extensão e dos serviços de consultoria prestados gratuitamente.

 

Brinquedoteca

A Brinquedoteca é reconhecida como o laboratório das Licenciaturas e um espaço significativo para o desenvolvimento de diversas atividades recreativas/educativas, brincadeiras e jogos infantis. O laboratório está situado na unidade Centro e alunos das licenciaturas desenvolvem práticas pedagógicas prevista na matriz curricular do respectivo curso.

 

O acompanhamento das crianças que frequentam o laboratório fica a cargo dos alunos que estejam envolvidos com Projetos desenvolvidos pelas disciplinas pedagógicas de seus cursos em parceria com a Brinquedoteca, mais especificamente às disciplinas de Estágio I e II, as metodologias e as didáticas ou de extensão. As atividades desenvolvidas pelos alunos das licenciaturas terão a supervisão, orientação e acompanhamento do professor responsável pela coordenação da Brinquedoteca.

 

Os professores das disciplinas, responsáveis pelos projetos vinculados à Brinquedoteca, acompanham os alunos e participam do planejamento, desenvolvimento (realização das atividades no laboratório) e avaliação das atividades referentes aos respectivos projetos.

A Brinquedoteca é utilizada como espaço que contribui para a formação inicial dos alunos do curso de Pedagogia, no que se refere a uma futura atuação que valorize o brincar e o jogar enquanto elementos para o desenvolvimento da criança em seus mais diversos aspectos. Esse laboratório também é utilizado espontaneamente pelas crianças, para brincadeiras e jogos e, além disso, contribuir com o desenvolvimento dessas crianças a partir da oportunidade de frequentar esse espaço que promove o acesso socializado ao brinquedo.