Sobre a instituição

Vestibular 2020 2

A SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ, mantenedora da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, apóia-se na discussão sobre as grandes diferenças socioeconômicas existentes no Brasil e, em especial, em Goiás. Apóia-se ainda no pólo educador em que se transformaram as cidades goianas, cujo objetivo maior é investir em Educação.

 

Sendo a Educação, cada vez mais, um processo coletivo de mudança que contribui, em médio e longo prazos, para a melhoria e a qualidade de vida das sociedades em que a sua expansão tem sido priorizada, entende-se a urgência de um trabalho de visão global, no sentido de se aprofundar essa interdependência vital.

 

Situada no coração do Brasil, Goiânia está próxima da Capital Federal e, praticamente, eqüidistante de todos os outros estados brasileiros. É fácil chegar a Goiânia e mais fácil ainda apaixonar-se por ela. Nove meses de sol por ano, centenas de praças floridas, ruas arborizadas, limpas e bem iluminadas, com um dos melhores sistemas de transporte coletivo do País e uma gente bonita e acolhedora, que faz o visitante se sentir em casa.

 

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO - Instituição de Ensino Superior - quer conquistar amplo reconhecimento por parte dos alunos e da comunidade goiana de modo geral e espera poder contribuir para satisfazer a demanda por formação profissional de qualidade, que cresce com as mudanças no mundo globalizado e as exigências da empregabilidade pessoal e empresarial, na busca de profissionais competentes e empreendedores e cidadãos que querem profissionalizar-se e pretendem ingressar no mercado de trabalho.

 

A FESGO conseguiu engajar-se no processo de desenvolvimento que se verifica na região e espera ocupar, com muito empenho e dedicação, as oportunidades criadas por uma sociedade que caminha a passos largos para ampliar sua participação no cenário nacional, na medida em que o fortalecimento dos investimentos privados e a modernização do Estado criam novas solicitações e estímulos em todas as áreas da produção e do conhecimento.

 

Nesse contexto, os cursos foram concebidos para oferecer aos alunos uma sólida formação técnica, amparada por um embasamento humanístico que lhes proporcione condições de adquirir uma visão abrangente da realidade em que atuarão, interferindo com consciência nos padrões de educação da comunidade.

 

São muitas as possibilidades socioeconômicas criadas no momento por que passa a sociedade goiana. Como sempre, tais possibilidades precisam orientar-se com base em referências científicas e culturais que abram novos horizontes de desenvolvimento auto-sustentado. Para tanto, as instituições de ensino desempenham papel único e insubstituível como, aliás, tem sido amplamente reconhecido pela sociedade brasileira.

 

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás propõe-se a ministrar cursos de graduação, pós-graduação, tecnológicos e outros; desenvolver pesquisas e programas de extensão; estabelecer uma filosofia educacional sob a égide da necessária identificação com os problemas que afligem a Região Centro-Oeste. Isso conduz à formação de pessoas e profissionais conscientes da realidade socioeconômica do cenário em que certamente irão atuar.

 

Assim, a Faculdade Estácio de Sá de Goiás espera poder contribuir com os projetos pedagógicos dos cursos de Administração Geral, Recursos Humanos, Redes de Computadores e Enfermagem para consolidar a profissão dos que se dedicam à arte do aprendizado.

 

MISSÃO

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás tem como missão oferecer educação de qualidade e continuada para atender às transformações e aos desafios do mercado de recursos humanos e de trabalho, aliada à formação de cidadãos éticos, dinâmicos e conscientes de seu papel nas sociedades goiana e brasileira.

 

METAS

A FESGO tem como principal meta oferecer aos seus alunos um corpo docente qualificado, apoiar a pesquisa, a produção acadêmica, a criação cultural e o desenvolvimento do espírito crítico, como garantia para a qualidade do ensino que ministra.

 

OBJETIVOS

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO - tem por objetivos:

• A formação de profissionais e especialistas de nível superior dos cursos por ela ministrados.
• O incentivo e o apoio à pesquisa e à produção acadêmica.
• A realização e o incentivo a atividades criadoras, estimulando vocações e organizando programas, particularmente vinculados às necessidades regionais e nacionais.
• A extensão do ensino à comunidade mediante cursos e serviços especiais, prestando colaboração constante na solução de seus problemas.
• O oferecimento de condições para a realização de mestrado e doutorado do seu corpo docente.
• O estímulo à criação cultural e ao desenvolvimento do espírito científico.
• O oferecimento de condições para especialização e aperfeiçoamento dos seus corpos docente e técnico-administrativo.
• A cooperação com as comunidades local, regional e nacional, como organismo de consulta, assessoria e prestação de serviços a instituições de direito público ou privado, em matérias vinculadas aos seus fins e às suas atividades.
• A divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos por meio do ensino, publicações ou de outras formas de comunicação.

 

 

Mantenedora: Sociedade de Ensino Superior Estácio de sá - SESES

Gestão Acadêmico-Administrativa

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás conta com órgãos normativos, consultivos, deliberativos, executivos e suplementares para a sua gestão.

São órgãos normativos, consultivos e deliberativos:

I - Conselho Superior de Administração
II - Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão
III - Conselho Superior de Integração Social
IV - Comissão Própria de Avaliação
V - Colegiado de Curso

São órgãos executivos:

I - Diretoria Geral
II - Diretoria Acadêmica
III - Diretoria Administrativo-Financeira
IV - Coordenação de Curso

São órgãos suplementares:

I – Secretaria Geral
II – Departamento de Tecnologia da Informação
III - Biblioteca

CONSELHO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO
O Conselho Superior de Administração, órgão máximo de natureza normativa, consultiva, deliberativa da Faculdade Estácio de Sá de Goiás, tem como principal atribuição: zelar pelo alcance dos objetivos institucionais da FESGO, aprovando as diretrizes e as políticas da Instituição estabelecidas pelo Conselho de Ensino e Pesquisa, bem como supervisionar sua execução, exercendo, no âmbito da Instituição, como órgão consultivo e deliberativo, a jurisdição superior da FESGO.

CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONSEPE -, órgão de natureza normativa, consultiva e deliberativa, destinado a orientar, coordenar e supervisionar as atividades de ensino, pesquisa e extensão, tem como principal competência:

• Estabelecer as diretrizes e as políticas de ensino, pesquisa e extensão, bem como os seus desdobramentos, inclusive para efeito orçamentário.
• Acompanhar a execução da política educacional da FESGO, propondo medidas que julgar necessárias ao seu aperfeiçoamento e desenvolvimento, apreciar e emitir parecer sobre as atividades acadêmicas de todos os setores de ensino, pesquisa e extensão da Instituição.
• Responder a consultas dos Colegiados de Curso relativas às questões de ensino, pesquisa e extensão.

COLEGIADO DE CURSO
O Colegiado de Curso, órgão de natureza normativa, consultiva e deliberativa, tem como competências:

• Determinar o perfil profissional e os objetivos gerais do curso.
• Elaborar o currículo pleno do curso e suas alterações, observando as orientações editadas pelo Poder Público, com indicação das disciplinas que o compõem e a respectiva carga horária, para aprovação dos órgãos competentes.
• Fixar as diretrizes gerais dos programas das disciplinas dos cursos e respectivas ementas.
• Propor ao coordenador do curso providências necessárias à melhoria do ensino ministrado no curso.
• Promover a avaliação do curso na forma estabelecida no seu Regimento.

 

Atendimento aos Corpos Docente e Discente

Aos alunos ficarão disponibilizados, para seu atendimento:

Secretaria Geral
Órgão que deterá as informações e os registros acadêmicos e dará suporte às atividades de todos os cursos.

Central de Informações
Prestação de informações gerais sobre a Faculdade e seus eventos aos estudantes e público em geral, inclusive por telefone.

ATIVIDADES: Central de divulgação de todas as informações acadêmicas. Orientação aos alunos. Encaminhamento aos setores adequados. Atendimento relativo ao desempenho de professores. Esclarecimentos sobre normas. Disponibilização de espaços, materiais e equipamentos para trabalhos em classe e extraclasse. Viabilização de projetos acadêmicos. Acompanhamento da organização de atividades extras (trabalho de campo, visitas técnicas, etc.).

Programa de Treinamento Profissional (PTP)
As ações serão coordenadas por um profissional e por uma assistente.

ATIVIDADES: Atendimento e orientação aos alunos no que se refere ao conjunto de atividades complementares desenvolvidas pelo programa, como palestras, cursos, seminários, mesas-redondas, visitas técnicas, entre outras, mostrando a afinidade de cada atividade em relação ao curso. Organização e agendamento de atividades acadêmicas de acordo com o interesse e a sugestão dos alunos.

Atendimento pela Diretoria
Mediante agendamento prévio, os alunos serão recebidos pela Diretoria para solução de pendências fora da alçada dos serviços anteriormente descritos.

 

Estrutura Organizacional

DIRETORA-GERAL
Walter Antonio da Silva

INFORMAÇÕES SOBRE A INSTITUIÇÃO

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE GOIÁS - FESGO
Avenida Goiás 2151, Qd. 2.1 Lt. Área - Loja 2
Setor Central - Goiânia/GO
CEP 74.063-010
Fone: (62) 3623-4100
 

Histórico

1.1 A HISTÓRIA DA IES: SUA CRIAÇÃO E TRAJETÓRIA

 

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás, ora denominada FESGO, com sede e foro em Goiânia, Estado de Goiás, iniciou suas operações acadêmicas nos anos de 2004, através da Portaria Ministerial nº 1.247 de 13 de maio de 2004, a qual credenciou a Faculdade e autorizou seu funcionamento. Na época a mantenedora era denominada de SOCIEDADE CENTRO NORTE DE ENSINO SUPERIOR e a mantida fora denominada de Faculdade de Goiás – FAGO, estabelecida na Rua 67- A , Quadra 140, Setor Industrial, Bairro Norte Ferroviário na cidade de Goiânia, capital do Estado de Goiás, através das portarias de autorização, Portaria nº 1.248 de 13 de maio de 2004, publicação D.O.U. de 14 de maio de 2004, Portaria nº3.928 de 02 de dezembro de 2004, publicação em D.O.U. em 03 de dezembro de 2004.

 

A Faculdade iniciou suas atividades ofertando a comunidade goiana os seguintes cursos, respectivamente, Administração e suas Habilitações (Portaria 1.248 de 13/05/2004, com data de Publicação 14/05/2004); Esse curso atualmente denominado Administração teve sua última Renovação de Reconhecimento pela Portaria 432 de 15/05/2017, publicado no D.O.U. 17/05/2017.  Cursos Superior de Tecnologia em Gestão em Recursos Humanos (Portaria 3.928 de 02/12/2004, com data de Publicação 03/12/2004), obteve sua Renovação de Reconhecimento pela Portaria 638 de 21/10/2016, publicada no D.O.U 24/10/2016. Outro curso que estreou as atividades nesta Faculdade, o Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores (Portaria 3.927 de 02/12/2004, com data de Publicação em 03/12/2004), com Renovação de Reconhecimento pela Portaria 1093 de 24/12/2015.

 

A seguir, no mesmo ano a essas publicações, a Faculdade obteve autorização para iniciar os cursos de Enfermagem e Fisioterapia, que somados aos cursos anteriores, através de suas ações sociais, extensionistas e sua qualidade reconhecida, projetou a FAGO regionalmente. O curso de Enfermagem foi autorizado através da Portaria 500 de 10/02/2006, cuja data de publicação de 14/02/2006. O Curso de Enfermagem obteve a Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 59 de 02/02/2018, publicada no D.O.U. dia 05/02/2019.   O curso de Fisioterapia foi autorizado através da portaria nº 723 de 06 de outubro de 2006, com publicação no D.O.U de 10 de outubro de 2006. O Curso de Fisioterapia obteve a Portaria de Renovação de Reconhecimento nº 565 de 20/08/2018, publicada no D.O.U. 21/08/2018.

 

Em 18 de outubro de 2007, a FAGO através da portaria Ministerial n° 889, altera sua mantenedora e passa ser mantida pela SOCIEDADE DE ENSINO SUPERIOR ESTÁCIO DE SÁ Ltda., sociedade empresarial limitada, com sede e limite territorial na cidade do Rio de Janeiro, RJ, com seus atos constitutivos no Contrato Social registrado na Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro, sob o nº 33.2.0783899-0 em 09/02/2007. Esta alteração foi aclamada por toda a sociedade acadêmica, pois, a mesma legitimou a inserção da Faculdade Estácio de Sá de Goiás – FESGO -  ao seu Grupo Educacional.

 

A inovação e o pioneirismo dos mantenedores da Estácio são características marcantes e hoje ela está presente em 25 (vinte e cinco) Estados da Federação, e no Distrito Federal, com 92 (noventa e duas) unidades de ensino superior colaborando na formação de cidadãos e no desenvolvimento sociocultural, político, econômico e tecnológico das diferentes regiões do país, com cursos de graduação, pós-graduação e cursos de stricto senso.

 

 

A mantenedora Sociedade de Ensino Superior Estácio de Sá LTDA, CNPJ: 34.075.739/0001-84, Natureza Jurídica: Sociedade Empresária Limitada e o Representante Legal: Eduardo Parente Menezes. Obteve seu último recredenciamento publicado no D.O.U 10/09/2018, pela Portaria 919 de 06/09/2018.

 

No ano de 2008 através, respectivamente, das portarias Ministeriais nº 110 de 08 de fevereiro de 2008, com publicação no D.O.U. em 11 de fevereiro de 2008 e Portaria nº 35 de 16 de janeiro de 2008, com publicação no D.O.U. em 17 de janeiro 2008, foram autorizados os cursos de Farmácia e Bacharelado em Educação Física. O Curso de Educação Física modalidade bacharelado tem sua Renovação de Reconhecimento pela Portaria
528 de 01/08/2018, publicada no D.O.U 03/08/2018.

Outros cursos foram sendo incorporados à Faculdade Estácio de Sá de Goiás, como Bacharelado em Psicologia, autorizado pela Portaria 1894 de 18/11/2010, publicado em 19/11/2010; O prazo de validade desse é conferido no Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07), obteve Reconhecimento de Curso pela Portaria 26 de 11/02/2016, publicada no D.O.U. 115/02/2016.

 

Em um mesmo tempo, o Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, foi autorizado pela Portaria 278 de 19/12/2012, publicado em 28/12/2012, obteve seu Reconhecimento pela Portaria 187 de 17/03/2018. O curso Tecnológico em DESIGN GRÁFICO, autorizado pela Portaria 280 de 19/12/2012, publicado em 28/12/2012; Tecnológico em MARKETING, autorizado pela Portaria 279 de 19/12/2012, publicado em 28/12/2012, em desativação/extinção voluntária conforme Processo 23000.045684/2015-62; No ano seguinte, o Curso Tecnológico em DESIGN DE MODA, autorizado pela Portaria 114 de 07/03/2013, publicado em 08/03/2013, obteve seu Reconhecimento pela Portaria 1036 de 23/12/2015, publicado no D.O.U nesse mesmo dia.

 

O curso na modalidade Licenciatura em Educação Física, autorizado pela Portaria 268 de 27/03/2015, publicado em 30/03/2015, tem seu Reconhecimento de Curso publicado pela Portaria 168 de 04/04/2019, publicada no dia 05/04/2019; Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, autorizado pela Portaria 267 de 27/03/2015, publicado em  30/03/2015; Tecnológico em DESIGN DE INTERIORES, autorizado pela Portaria 401 de 29/05/2015, publicado em  01/06/2015, está em análise para Reconhecimento de Curso pelo processo  201900834; Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo, autorizado pela Portaria 215 de 22/06/2016, publicado em 24/06/2016. Completa-se assim os cursos de Economia Criativa que são compostos por Design Gráfico, Design Moda, Design de Interiores e Arquitetura.

 

Com intuito de proporcionar à sociedade goiana uma oferta de cursos de qualidade e complementar às ações de promoção e recuperação da saúde, propôs-se em 2017 o curso de Bacharelado em NUTRIÇÃO, autorizado pela Portaria 685 de 07/07/2017, publicado em 10/07/2017, cujo funcionamento ocorreu a partir de 08/03/2018, possui 200 vagas anuais autorizadas pelo Ministério da Educação. Nesse mesmo mês, o Ministério da Educação autoriza o funcionamento do curso de Bacharelado em Biomedicina, pela Portaria 167 de 13/03/2018, publicado em 14/03/2018.  

O Curso na modalidade Bacharelado em Direito tem sua autorização de funcionamento pela Portaria 329 de 11/05/2018, publicado no D.O.U 14/05/2018, cujo prazo de validade está no Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07). O Curso Bacharel em Ciências da Computação é autorizado a exercer suas atividades desde 17 de fevereiro de 2020, disponibilizando 120 vagas anuais.

 

A Faculdade Estácio de Sá de Goiás propõe uma adequação de seu espaço de funcionamento, para novo endereço, publicado em Resolução nº 1, pelo Ministério da Educação, publicada em 23/05/2018, que passa agora a residir na Av. Goiás, n 2151, Quadra 2.1 Loja 02, setor Central Goiânia Goiás, CEP 74063-010. Contudo a Faculdade Estácio de Sá de Goiás - FESGO é uma Instituição de Ensino Superior que pretende conquistar amplo reconhecimento pela qualidade dos seus cursos, por parte dos alunos e da comunidade goiana de modo geral.

 

Para tanto, a FESGO conduz suas práticas acadêmicas pelos seguintes princípios filosóficos, teóricos e metodológicos:  Autonomia em relação as decisões acadêmicas em seu relacionamento com a Mantenedora, conforme previsto em seu Regimento; Comunicação ampla e irrestrita das informações inerentes aos processos associados à Instituição, priorizando a clareza e a transparência das informações; O processo de aquisição de conhecimento como um contínuo inerente à aprendizagem; A Ética como referência e prática institucional; A qualidade como objetivo e ação prática associada a todos os processos organizacionais; A busca da excelência como norte institucional; A flexibilidade na construção dos projetos pedagógicos; O respeito às pessoas e às instituições; Inserção regional para contribuir com as demandas de desenvolvimento socioeconômico, tecnológico e cultural em sua área de abrangência.

 

Nesse contexto, os cursos foram concebidos para oferecer aos alunos egressos do ensino médio uma sólida formação técnica científica, amparada por um embasamento humanístico que lhes proporcione condições de adquirir uma visão abrangente da realidade em que atuarão, interferindo com consciência nos padrões de educação da comunidade. A Faculdade Estácio de Sá de Goiás se propõe a ministrar cursos de Graduação, de Pós-graduação, expandir o programa de Iniciação Científica, pesquisas e programas de Extensão, estabelecer uma filosofia educacional sob a égide da necessária identificação com os problemas que afligem a região Centro-Oeste. Isso conduz à formação de recursos humanos conscientes da realidade socioeconômica do cenário em que certamente irão atuar.

 

Como cursos de Pós - Graduação modalidade lato-sensu, classificados como área saúde e bem estar apresentam-se oito cursos ofertados. BIOMECÂNICA E FISIOLOGIA DO EXERCÍCIO, com  379 horas, duração de 24 meses, em funcionamento desde 28/04/2019; ENFERMAGEM DO TRABALHO, com 390 horas, duração de 18 meses, em funcionamento desde 13/04/2013; ENFERMAGEM EM EMERGÊNCIA, com 391 horas, duração de 24 meses, em funcionamento desde 13/11/2019; GERONTOLOGIA E CUIDADOS PALIATIVOS, com 620 horas, duração 18 meses, em funcionamento desde 10/08/2019; GERONTOLOGIA E QUALIDADE DE VIDA, com 620 horas, duração 18 meses, em funcionamento desde 10/08/2019; GESTÃO EM SAÚDE E ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR, com 379 horas – duração 24 meses, em funcionamento desde 28/04/2019. SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL, com 379 horas – duração 24 meses, em funcionamento desde 01/01/2019; URGÊNCIA E EMERGÊNCIA PRÉ-HOSPITALAR E HOSPITALAR, com 379 horas – duração 24 meses, em funcionamento desde 26/10/2019.

 

Como cursos de Pós - Graduação modalidade lato-sensu, classificados Negócios, administração e direito, apresentam-se oito cursos ofertados. CULTURA DE MODA E MERCADO, com 439 Horas, duração de 24 (meses), em funcionamento desde  28/04/2019; GESTÃO EMPRESARIAL com 379 Horas, duração de 24 (meses), em funcionamento desde 28/04/2019; GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS,  com 379 Horas, duração de 24 (meses), em funcionamento desde 26/04/2004; GESTÃO FINANCEIRA E CONTROLADORIA, com 379 Horas, duração de 24 (meses), em funcionamento desde 28/04/2019; LIDERANÇA E COACHING com 361 Horas, duração de 24 (meses), em funcionamento desde 28/04/2019; MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA, com 390 horas, duração de 18 (meses), em funcionamento desde 01/10/2012; MBA EM CONTROLADORIA ESTRATÉGICA E FINANÇAS, com 390 horas, duração de 18 (meses), em funcionamento desde 05/10/2013; MBA EM GESTÃO DE PESSOAS, com 390 horas, duração de 18 (meses), em funcionamento desde 14/04/2013.

Como cursos de Pós - Graduação modalidade lato-sensu, classificados como Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), INTERNET DAS COISAS, com 360 horas, duração de 18 (meses), em funcionamento desde 05/08/2019