Principais Recursos Hoje à Disposição dos Alunos
Auditório;
Wi-fi em todo o campus;
Biblioteca física e virtual;
Cabines de estudos;
Laboratórios específicos do curso;
Ambientes Climatizados;
Laboratórios de informática;
Lanchonete.
Acessibilidade
A Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul, consciente da sua responsabilidade com a inclusão das Pessoas Com Deficiência (PCD), planejou e executou as condições necessárias para o adequado atendimento deste público.
Para tanto, disponibiliza rampa de acesso com corrimão e elevador, bem como vagas de estacionamento reservadas próximas a esta entrada. Os bebedouros também possuem adaptações.
Da mesma forma, possui instalações sanitárias adaptadas conforme a NBR 9050 de setembro/99, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que trata da Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiências a Edificações, Espaço Mobiliário e Equipamentos Urbanos.
Os computadores da biblioteca possuem recursos de acessibilidade, como softwares sintetizadores de vozes, fones de ouvido, teclados em braile e também o Vlibras (tradutor da língua portuguesa para libras, a linguagem brasileira de sinais).
Dentro do contexto de expansão planejado pela Instituição serão realizadas as adaptações que se fizerem necessárias para o atendimento ao referido público.
APOIO DISCENTE
Núcleo de Apoio e Atendimento Psicopedagógico – NAAP
Núcleo de Apoio ao Estudante - NAE
O NAAP/NAE é um serviço oferecido ao estudante realizado por meio da equipe multidisciplinar para apoio a situações de dificuldade de acesso e permanência com êxito do estudante nos cursos de graduação.
A equipe multidisciplinar é composta por pedagoga, psicopedagoga e psicólogo que acolhem e encaminham as demandas apresentadas pelo estudante ou equipe da instituição – docentes, funcionários.
Os atendimentos são realizados de modo síncrono presencial ou de forma remota, por agendamento. Para agendar um atendimento o estudante deverá entrar em contato pelo e-mail: nae.jaraguadosul@estacio.br .
Local de atendimento presencial: Sala do NAAP/NAE – Bloco 2.
CARREIRAS
Serviço de desenvolvimento pessoal e profissional para alunos e ex-alunos.
https://estacio.br/estude-na-estacio/carreiras
Contato:
Carlos Osvaldo Kanzler
carlos.kanzler@estacio.br
Coordenação de Relacionamento da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA
- Coordenação: Eduardo Breviglieri
- Representante(s) do Corpo Docente: Giovana Ersching Schmitt
- Representante(s) do Corpo Técnico-administrativo: Italo Marlisson Ferreira da Silva
- Representante(s) do Corpo Discente: Rafael Lopes Lourenção
- Representante(s) da Sociedade Civil: Emanuela Christian Wolff
O Programa de Avaliação Institucional, já consolidado na IES, atende às três esferas: docentes, discentes e estrutura funcional da IES. Os resultados da avaliação permitem a oportunidade de reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, proporcionando, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A CPA, a cada ciclo de autoavaliação, elabora documentação com informações relacionadas a esse processo e os apresenta à comunidade acadêmica e acompanha os trabalhos dos Cursos e da IES para verificar a implantação das melhorias sugeridas e dos planos de ação, no sentido de efetivar e garantir os compromissos da IES para com a sociedade. Assim, todos os resultados avaliativos (internos e externos) são ferramentas gerenciais para a evolução da IES e para o planejamento das ações de melhoria necessárias.
Nessa direção, podemos indicar as recentes propostas de ações de melhorias advindas das análises da CPA: ampliação e melhoria da infraestrutura física e tecnológica (criação do biotério, novas salas de aula, nova sala dos professores, iluminação externa, estrutura de lazer); ampliação do acervo físico e digital da Biblioteca; realização de ações de suporte a professores e estudantes para retomada do ensino híbrido diante da pandemia COVID-19; incentivo para a formação de novas Ligas Acadêmicas; criação de canais de comunicação digital (Caixa virtual de sugestões); ampliação das parcerias com coordenações de curso, Núcleo Docente Estruturante e Núcleo de Apoio ao Estudante, bem como a criação do Núcleo de Apoio Acadêmico. Portanto, a Avaliação Institucional constitui-se em um processo permanente de elaboração de conhecimentos e de intervenção prática, que permite retroalimentar as mais diversas atividades da IES.
Uma cópia integral do Relatório é encaminhada pela CPA à Gestão da IES, à Sala dos Professores e à Biblioteca, de forma a assegurar o acesso aos resultados da autoavaliação por toda a comunidade acadêmica da IES. Abaixo um resumo desse Relatório, com as principais informações e resultados do processo de autoavaliação da IES.
- Avaliações Internas - ISA – CURSO E IES
Como Síntese das avaliações Internas, apresentamos, no quadro abaixo, os resultados do ISA 2018, 2019 e 2020/1 (IES e Curso):
ISA – Índice de Satisfação dos Alunos - CURSOS
CURSO |
2018.1 |
2018.2 |
2019.1 |
2019.2 |
2020.1 |
2021.1 |
Medicina |
7,86 |
7,91 |
7,57 |
8,6 |
8,4 |
8,3 |
ISA – Índice de Satisfação dos Alunos – IES
2018.1 |
2018.2 |
2019.1 |
2019.2 |
2020.1 |
|
7,98 |
7,78 |
7,86 |
8,69 |
8,61 |
|
* Considerando o cenário da Pandemia vivido no ano de 2020, houve atraso na aplicação da pesquisa realizada no segundo semestre (ocorrendo ao final do ano letivo), não havendo tempo hábil para análise e discussão pontual dos seus resultados, inviabilizando sua inclusão neste relatório.
O gráfico a seguir mostra um historio do ISA e das avaliações dos discentes em relação ao corpo docente.
- Síntese das Avaliações Externas – IES e Cursos – 2021
CURSOS AVALIADOS – 2018 a 2020 |
|||
CURSO |
MODALIDADE |
ATO REGULATÓRIO |
CONCEITO |
Medicina |
Presencial |
Portaria n. 151, de 08/03/2018 |
Satisfatório |
Medicina |
Presencial |
Monitoramento*
|
Satisfatório |
Enfermagem |
Presencial |
Portaria n. 292, de 08/10/2020 |
4 |
*Ato autorizativo se mantém válido a partir de visita de monitoramento realizada em maio de 2019.
Além da Autoavaliação Institucional, em reunião da CPA optou por ampliar o processo de autoavaliação produzindo um formulário no Forms e divulgando aos membros da Comunidade acadêmica. Este Formulário intitulado de Caixa Virtual de Sugestões teve um total de 107 críticas e sugestões que forneceu um processo mais qualitativo.
A divulgação da Caixa Virtual de Sugestões teve um amplo processo de divulgação com a facilidade de utilização de link e QR-Code.
O instrumento também foi utilizado para estreitar os laços docente-discente com uma ação em que os alunos foram estimulados a deixarem mensagens aos docentes no dia dos professores.
Com as mensagens encaminhadas a CPA desenvolveu uma arte e encaminhou aos professores por Whatsapp.
O objetivo principal da caixa Virtual foi desenvolver um fluxo de informações que foram desde a inserção da crítica ou sugestão da comunidade acadêmica, que foi acolhida pela CPA que direcionou à Gestão Administrativa e Pedagógica, que deu os direcionamentos devidos.
SERVIÇOS PARA COMUNIDADE
Policlínica II
A Policlínica II – Dr. Cláudio Luiz dos Santos, viabilizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e a Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul - Instituto de Educação Médica - Idomed.
Com uma estrutura de 500 m² que abriga dez consultórios clínicos, ambiente de triagem e salas de aula e de reuniões. Mais de 20 profissionais – entre recepcionistas, técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos, médicos preceptores, entre outros – vão atuar no espaço, que receberá também alunos do curso de medicina para atividades práticas. Os estudantes atuam no local sempre supervisionados por médicos preceptores.
A Policlínica fica anexa à Galeria Park Menel, na rua Prof. Adejaime Reitz, nº30 no Centro de Jaraguá do Sul. Dentre as atividades estarão disponíveis serviços como exames de Eletrocardiograma, Dermatoscopias e consultas de especialidades médicas e autorizações de exames.
Em disciplinas práticas, eles vão acompanhar e apoiar consultas em nove especialidades: Pediatria, Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Propedêutica Médica, Reumatologia, Dermatologia, Neurologia, Gastroenterologia e Pneumologia.
Todos os atendimentos são gratuitos, pelo programa SIP-SUS (Sistema Integrado de Práticas do SUS), que visa ampliar os serviços em saúde e a qualificação do ensino por meio da prática e o fortalecimento das instituições de ensino.
PESQUISA
Entende-se por pesquisa e desenvolvimento todo o trabalho criativo, empreendido de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o acervo de conhecimentos e o uso desses conhecimentos para desenvolver novas aplicações, tais como produtos ou processos novos ou tecnologicamente aprimorados (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, 2022).
Na instituição são desenvolvidos trabalhos de iniciação científica por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/IDOMED e do PIBIC/Estácio Jaraguá.
Para participar o estudante deve atentar aos editais anuais que são divulgados e publicados nas redes sociais e site da IES para submissão dos seus projetos.
Contato:
pesquisa.jaragua@estacio.br
Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul
EXTENSÃO
Entende-se por Extensão na Educação Superior Brasileira a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (Ministério da Educação e Cultura, Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018).
As atividades de Extensão podem ser desenvolvidas por meio de programas institucionais. Os editais anuais são divulgados e publicados nas redes sociais e site da IES para submissão dos projetos.
Contato:
pesquisa.jaragua@estacio.br
Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul
OUVIDORIA
Ouvidoria Estácio
A Ouvidoria é um canal de comunicação de nível recursal, que tem por objetivo realizar a análise das manifestações de forma isenta e imparcial.
Com a sua solicitação em mãos, o Ouvidor poderá esclarecer, justificar ou reformar uma decisão adotada pela Instituição. E tenha certeza que tudo será analisado com o mais absoluto cuidado.
Para alunos e ex-alunos:
Através do Campus Virtual - SIA, menu Atendimento, ícone Ouvidoria.
Para demais públicos:
Através do formulário disponível no Portal Estácio em: http://portal.estacio.br/quem-somos/ouvidoria/
Para mais informações, acesse nossa cartilha:
RELATÓRIO DE SUSTENTABILIDADE
https://estacio.br/a-estacio/sustentabilidade
INTERNACIONALIZAÇÃO