Logo Estácio


O que é Extensão

O QUE É EXTENSÃO

 

A palavra Extensão implica em estender-se, em levar algo a algum lugar, ou até alguém. Segundo a Coordenadora de Extensão da Instituição, Ana Lídia Dias Alves, se entendermos o ensino como uma atividade baseada no passado e a pesquisa como uma atividade que se preocupa com o futuro, “então a Extensão é a atividade voltada para o presente. A Extensão é parte do processo educacional, tendo como força indutora e motivadora as questões imediatas e mais relevantes demandadas pela sociedade. De certa forma, a Extensão é a maneira de a academia interagir com a sociedade, procurando responder suas demandas e resolver seus problemas concretos, objetivamente colocados”.

 

A Extensão é uma forma de interação que deve existir entre a academia e a comunidade em que está inserida, sendo uma espécie de ponte entre a instituição e os diversos setores da sociedade. Esta ponte é uma via de mão dupla, na qual conhecimento e saberes são trocados e realimentados. A academia traz o ensino e a pesquisa, e a comunidade empresta e transmite seus valores e cultura. A instituição, portanto, influencia e é influenciada pela sociedade, havendo sempre uma troca com o meio em que está inserida.

 

As formas como a Extensão, no Ensino Superior, apresenta-se podem variar, por exemplo: oferta de cursos, palestras, conferências, ensino à distância, viagens de estudo, apresentações musicais, teatrais ou feiras, campanhas educativas e assistenciais, programas e eventos culturais e esportivos, escolas e hospitais itinerantes, dentre outros.

 

É na Extensão que muitos acadêmicos vão correlacionar os fundamentos teóricos com o fazer prático. Além de difundir e socializar o conhecimento veiculado pela área de ensino e produzido pela pesquisa, a Extensão permite o conhecimento da realidade da comunidade, possibilitando, assim, diagnosticar necessidades e demandas de novas pesquisas e outras ações. Com isso, é possível para a comunidade acadêmica construir, modificar e aprimorar os rumos e diretrizes da própria academia, buscando soluções possíveis para os problemas que se apresentam.

 

Neste sentido, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Extensão Universitária, elaborado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e pela Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação e do Desporto, “a Extensão universitária é a atividade acadêmica capaz de imprimir um novo rumo à universidade brasileira e de contribuir significativamente para a mudança da sociedade”. Este conceito vem reforçar o compromisso das instituições de Ensino Superior com a transformação social, baseado nos princípios da justiça, solidariedade, democracia e inclusão social.