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Avaliações Internas

O processo de avaliação ocorre sempre no final de cada semestre letivo, com a colaboração dos discentes e docentes no preenchimento do mesmo. Os resultados são analisados e apresentados aos envolvidos, sempre no início do semestre subseqüente.

 

A avaliação se dá sobre os aspectos estruturais e gerenciais, buscando conhecer a satisfação do aluno e do professor quanto à direção da IES, ao coordenador do curso e as características institucionais gerais. Dentre os itens avaliados, a prática do docente é mensurada a partir dos seguintes quesitos:

 

1 - Apresentação, com clareza, pelo professor do Plano de Ensino da disciplina, disponível no Portal do Aluno (objetivos e conteúdos).

2 - Domínio do conteúdo da disciplina pelo professor.

3 - Articulação entre teoria e prática através de exemplos concretos durante as aulas.

4 - Incentivo à participação, discussão e expressão de idéias nas aulas.

5 - Facilidade de ensinar/orientar a aprendizagem.

6 - Esclarecimento de dúvidas dos alunos durante as aulas.

7 - Coerência entre procedimentos de avaliação (provas, testes, trabalhos etc.) os objetivos e os conteúdos descritos no Plano de Ensino.

8 - Discussão dos resultados das avaliações com os alunos.

9 - Utilização do material didático da disciplina.

10 - Incentivo ao uso da Biblioteca virtual na disciplina.

11 - Contribuição da disciplina para sua formação.

12 - Relação professor-aluno favorecendo a integração dos alunos da turma.

13 - Utilização de exemplos na disciplina, integrados à sua área de interesse.

 

Ainda são avaliados os elementos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem também são avaliados pelos alunos, sendo considerados como momentos de suporte às atividades docentes.

ISA – Índice de Satisfação do Aluno

O ISA traduz o índice de satisfação do aluno com relação aos seus Professores e à Instituição. O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:

ISA = MP + MC

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Veja o ISA da Instituição com base nos resultados das últimas Avaliações Internas > clique aqui

 

Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

 

DIMENSÃO

AÇÕES DE MELHORIA

Dimensão 1:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

  • Consolidar sua missão assegurando a qualidade da educação prestada frente às transformações do mundo

Dimensão 2:

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão

  • Consolidar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão

Dimensão 3:

Responsabilidade Social

  • Desenvolvimento de ações continuadas que integram funcionários, docentes, discentes e a comunidade em geral, com práticas voltadas para o desenvolvimento social

Dimensão 4:

Comunicação com a Sociedade

  • Desenvolver eventos de interesse da comunidade

Dimensão 5:

Políticas de Pessoal

  • Melhorar as políticas de pessoal do corpo docente e do corpo técnico-administrativo
  • Reduzir a alta rotatividade do corpo docente e corpo técnico-administrativo
  • Fazer uma reengenharia na titulação do quadro docente dos cursos de Direito e Administração
  • Fazer uma reengenharia no regime de trabalho do quadro docente dos cursos de Direito e Administração

Dimensão 6:

Organização e Gestão da IES

  • Realizar o planejamento prévio do calendário acadêmico e dos principais eventos programados

Dimensão 7:

Infraestrutura física

  • Ampliar o número de laboratórios de informática para os alunos
  • Criar um espaço para atividades culturais e de lazer

Dimensão 8:

Planejamento e Avaliação

  • Realizar o planejamento prévio do calendário acadêmico e dos principais eventos programados
  • Consolidar a avaliação institucional como um instrumento democrático de aprimoramento

Dimensão 9:

Políticas de Atendimento aos Discentes

  • Sistematizar o atendimento aos discentes e egressos
  • Melhorar a comunicação interna com os discentes, docentes e colaboradores.

Dimensão 10:

Sustentabilidade Financeira

  • Aumento da base de alunos.