O processo de avaliação ocorre sempre no final de cada semestre letivo, com a colaboração dos discentes e docentes no preenchimento do mesmo. Os resultados são analisados e apresentados aos envolvidos, sempre no início do semestre subseqüente.
A avaliação se dá sobre os aspectos estruturais e gerenciais, buscando conhecer a satisfação do aluno e do professor quanto à direção da IES, ao coordenador do curso e as características institucionais gerais. Dentre os itens avaliados, a prática do docente é mensurada a partir dos seguintes quesitos:
1 - Apresentação, com clareza, pelo professor do Plano de Ensino da disciplina, disponível no Portal do Aluno (objetivos e conteúdos).
2 - Domínio do conteúdo da disciplina pelo professor.
3 - Articulação entre teoria e prática através de exemplos concretos durante as aulas.
4 - Incentivo à participação, discussão e expressão de idéias nas aulas.
5 - Facilidade de ensinar/orientar a aprendizagem.
6 - Esclarecimento de dúvidas dos alunos durante as aulas.
7 - Coerência entre procedimentos de avaliação (provas, testes, trabalhos etc.) os objetivos e os conteúdos descritos no Plano de Ensino.
8 - Discussão dos resultados das avaliações com os alunos.
9 - Utilização do material didático da disciplina.
10 - Incentivo ao uso da Biblioteca virtual na disciplina.
11 - Contribuição da disciplina para sua formação.
12 - Relação professor-aluno favorecendo a integração dos alunos da turma.
13 - Utilização de exemplos na disciplina, integrados à sua área de interesse.
Ainda são avaliados os elementos de apoio ao processo de ensino-aprendizagem também são avaliados pelos alunos, sendo considerados como momentos de suporte às atividades docentes.
ISA – Índice de Satisfação do Aluno
O ISA traduz o índice de satisfação do aluno com relação aos seus Professores e à Instituição. O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:
ISA = MP + MC
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Veja o ISA da Instituição com base nos resultados das últimas Avaliações Internas > clique aqui
Ações de Melhoria
A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:
DIMENSÃO
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AÇÕES DE MELHORIA
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Dimensão 1:
A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
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- Consolidar sua missão assegurando a qualidade da educação prestada frente às transformações do mundo
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Dimensão 2:
Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão
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- Consolidar as atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão
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Dimensão 3:
Responsabilidade Social
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- Desenvolvimento de ações continuadas que integram funcionários, docentes, discentes e a comunidade em geral, com práticas voltadas para o desenvolvimento social
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Dimensão 4:
Comunicação com a Sociedade
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- Desenvolver eventos de interesse da comunidade
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Dimensão 5:
Políticas de Pessoal
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- Melhorar as políticas de pessoal do corpo docente e do corpo técnico-administrativo
- Reduzir a alta rotatividade do corpo docente e corpo técnico-administrativo
- Fazer uma reengenharia na titulação do quadro docente dos cursos de Direito e Administração
- Fazer uma reengenharia no regime de trabalho do quadro docente dos cursos de Direito e Administração
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Dimensão 6:
Organização e Gestão da IES
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- Realizar o planejamento prévio do calendário acadêmico e dos principais eventos programados
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Dimensão 7:
Infraestrutura física
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- Ampliar o número de laboratórios de informática para os alunos
- Criar um espaço para atividades culturais e de lazer
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Dimensão 8:
Planejamento e Avaliação
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- Realizar o planejamento prévio do calendário acadêmico e dos principais eventos programados
- Consolidar a avaliação institucional como um instrumento democrático de aprimoramento
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Dimensão 9:
Políticas de Atendimento aos Discentes
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- Sistematizar o atendimento aos discentes e egressos
- Melhorar a comunicação interna com os discentes, docentes e colaboradores.
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Dimensão 10:
Sustentabilidade Financeira
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- Aumento da base de alunos.
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