ISA – Índice de Satisfação do Aluno
O ISA traduz o índice de satisfação do aluno com relação aos seus Professores e à Instituição. O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:
ISA = MP + MC
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Ações de Melhoria
A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:
Dimensão 1: A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional |
· Revisão anual do PDI baseados na autoavaliação da IES, e precisamente fundado na proposta de avaliação continuada descrita neste item. |
Dimensão 2: Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão. |
· Divulgar as produções acadêmicas e Melhorar a comunicação interna e externa com lançamento da Revista Acadêmica; · Consolidar a iniciação científica por meio da elaboração de novos projetos adaptados ao novo modelo de ensino; · Melhorar a extensão praticada na IES através da implantação do núcleo de estágio curricular. · Implantação do Núcleo de Egressos e retorno do Programa; · Ações de captação de alunos para as pós-graduações; · Oferecer oportunidades de aperfeiçoamento profissional aos egressos; · Consolidação de convênios para garantir o funcionamento dos cursos de pós-graduação; · Retorno do evento “Ciclo de Palestras” com oferecimento de oficinas, cursos, grupos de estudo, palestras, visitas técnicas, etc. |
Dimensão 3: Responsabilidade Social |
· Criação de um calendário de eventos para a comunidade; · Realização de cursos e palestras evolvendo a educação inclusiva de pessoas portadoras de necessidades especiais para o corpo docente, discente e técnico-administrativo da IES. |
Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade |
· Retorno da ouvidoria; · Esclarecer os aspectos acadêmicos relacionados ao curso; |
Dimensão 5: Políticas de Pessoal |
· Estimular a participação dos docentes e corpo técnico nos cursos oferecidos pelo PIQ. · Colocar em prática o plano de carreira da IES;
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Dimensão 6: Organização e Gestão da IES |
· Criação de um meio de comunicação (jornal; mural ou revista virtual) que constantemente informe o andamento das ações institucionais; |
Dimensão 7: Infraestrutura física |
· Implantar placas de sinalização no interior da IES e no estacionamento; · Instalação de refletores para melhorar a iluminação que atualmente encontra-se precária; |
Dimensão 8: Planejamento e Avaliação |
· Criação dos relatórios gerenciais parciais com vistas a facilitar a elaboração dos relatórios finais de autoavaliação. |
Dimensão 9: Políticas de Atendimento aos Discentes |
· Ampliar o quadro técnico-administrativo, principalmente na SGA; · Esclarecimentos sobre oportunidades profissionais relacionadas à sua área de formação dos acadêmicos; · Desenvolver atividades com os calouros para familiarizá-los com os procedimentos institucionais; · Criar uma coordenação para acompanhar os concluintes; · Incentivo às atividades de monitoria, estágios e oferta de bolsas; · Criar o site do ex-aluno. |
Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira |
· Disponibilização de recursos financeiros específicos para atendimento dos Projetos realizados na IES.
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