Avaliações Internas

 

 

ISA – Índice de Satisfação do Aluno

O ISA traduz o índice de satisfação do aluno com relação aos seus Professores e à Instituição. O cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos Professores da Instituição/campus (MP) e média obtida pela Instituição/Campus (MC). Portanto:

ISA = MP + MC

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Ações de Melhoria

A CPA é responsável por formular propostas para a melhoria da qualidade das atividades educacionais desenvolvidas pela Instituição, em parceria com as Coordenações de curso, com base nas análises dos resultados produzidos pelos processos internos de avaliação e nas avaliações realizadas pelo Ministério da Educação. Confira a seguir as principais ações de melhoria propostas pela CPA e desenvolvidas pela Instituição:

 

Dimensão 1:

A Missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional

 

·         Revisão anual do PDI baseados na autoavaliação da IES, e precisamente fundado na proposta de avaliação continuada descrita neste item.

Dimensão 2:

Políticas para o Ensino, Pesquisa e Extensão.

 

·         Divulgar as produções acadêmicas e Melhorar a comunicação interna e externa com lançamento da Revista Acadêmica;

·         Consolidar a iniciação científica por meio da elaboração de novos projetos adaptados ao novo modelo de ensino;

·         Melhorar a extensão praticada na IES através da implantação do núcleo de estágio curricular.

·         Implantação do Núcleo de Egressos e retorno do Programa;

·         Ações de captação de alunos para as pós-graduações;

·         Oferecer oportunidades de aperfeiçoamento profissional aos egressos;

·         Consolidação de convênios para garantir o funcionamento dos cursos de pós-graduação;

·         Retorno do evento “Ciclo de Palestras” com oferecimento de oficinas, cursos, grupos de estudo, palestras, visitas técnicas, etc.

Dimensão 3:

Responsabilidade Social

 

·         Criação de um calendário de eventos para a comunidade;

·         Realização de cursos e palestras evolvendo a educação inclusiva de pessoas portadoras de necessidades especiais para o corpo docente, discente e técnico-administrativo da IES.

Dimensão 4:

Comunicação com a Sociedade

·         Retorno da ouvidoria;

·         Esclarecer os aspectos acadêmicos relacionados ao curso;

Dimensão 5:

Políticas de Pessoal

 

·         Estimular a participação dos docentes e corpo técnico nos cursos oferecidos pelo PIQ.

·         Colocar em prática o plano de carreira da IES;

 

Dimensão 6:

Organização e Gestão da IES

 

·         Criação de um meio de comunicação (jornal; mural ou revista virtual) que constantemente informe o andamento das ações institucionais;

Dimensão 7:

Infraestrutura física

 

·         Implantar placas de sinalização no interior da IES e no estacionamento;

·         Instalação de refletores para melhorar a iluminação que atualmente encontra-se precária;

Dimensão 8:

Planejamento e Avaliação

·         Criação dos relatórios gerenciais parciais com vistas a facilitar a elaboração dos relatórios finais de autoavaliação.

Dimensão 9:

Políticas de Atendimento aos Discentes

 

·         Ampliar o quadro técnico-administrativo, principalmente na SGA;

·         Esclarecimentos sobre oportunidades profissionais relacionadas à sua área de formação dos acadêmicos;

·         Desenvolver atividades com os calouros para familiarizá-los com os procedimentos institucionais;

·         Criar uma coordenação para acompanhar os concluintes;

·         Incentivo às atividades de monitoria, estágios e oferta de bolsas;

·         Criar o site do ex-aluno.

Dimensão 10:

Sustentabilidade Financeira

 

·         Disponibilização de recursos financeiros específicos para atendimento dos Projetos realizados na IES.