Histórico da Comissão Própria de Avaliação - CPA

Ações permanentes

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) da ESTÁCIO AMAPÁ foi instituída pela primeira vez por meio da Portaria no 013/2005, em conformidade com o estabelecido na Portaria nº 2.051, de 09 de Julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de Abril de 2004.  A Comissão atual foi nomeada através da Portaria-DG nº 009 de 02 de março de 2017.

Assim, desde 2005, o processo de autoavaliação institucional tem se tornado uma necessidade da Instituição, pois reflete a mediação sistemática, participativa e permanente de autoconhecimento, possibilitando assim a revisão do fazer acadêmico, bem como o aperfeiçoamento da identidade, integração e melhoria da qualidade do ensino oferecido por esta IES.

Durante  a existência da CPA na IES, grande tem sido a evolução dos processos de autoavaliação desenvolvidos por esta Comissão, e grande parte desses melhoramentos deve-se ao acolhimento das críticas feitas pelas comissões externas que aqui estiveram por conta das visitas in loco.

Ações permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados– CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.