CPA - Avaliação Institucional

Apresentação

O processo da avaliação institucional tem a finalidade de propiciar a melhoria da qualidade da educação oferecida pela FAL Estácio a orientação da expansão da sua oferta, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, especialmente a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, na busca da compreensão do significado de suas atividades para alcançar a qualidade educativa e maior relevância social.

 

A FAL Estácio entende a Avaliação Institucional como um processo capaz de produzir conhecimentos sobre a sua própria realidade, contribuindo para a reflexão sobre o cumprimento da sua missão e das suas atividades propostas, para a identificação das oportunidades de melhoria e   para tornar mais efetiva a sua vinculação à comunidade na qual está inserida, com vistas a fortalecer sua relevância científica e social.

 

Assim, a FAL Estácio utiliza o processo de avaliação institucional – avaliações internas e externas (incluindo o ENADE) - para o aprimoramento de suas práticas administrativas e acadêmicas, visando à sua evolução.

 

A Avaliação Interna atende a docentes, discentes, técnico-administrativos e estrutura funcional. Os resultados da avaliação permitem a reflexão crítica e propositiva, detecção de limitações e fragilidades, promovendo, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A Autoavaliação da IES envolve toda a comunidade acadêmica, através de uma metodologia participativa, trazendo, para o âmbito das discussões, as opiniões dos sujeitos envolvidos no processo, de modo articulado.

 

As políticas de acompanhamento e de avaliação das atividades afins, ou seja, Ensino, Pesquisa/Educação Investigativa e Extensão, além das atividades-meio, caracterizadas pelo planejamento e gestão da IES, visam abranger a comunidade acadêmica, articulando diferentes perspectivas. Estas ações buscam propiciar um melhor entendimento da realidade institucional.

 

Os resultados da avaliação interna, apurados através da aplicação semestral de questionários eletrônicos à comunidade acadêmica, são estudados e analisados pela CPA, Coordenação de Cursos e a Direção, para a identificação das fragilidades da IES. O principal objetivo dessas análises é a busca por oportunidades de melhoria e crescimento da percepção de qualidade dos serviços prestados pela FAL Estácio.

 

Ainda na Avaliação Interna, a FAL Estácio considera o Índice de Satisfação do Aluno (ISA), onde o discente e o docente avaliam a IES em termos pedagógicos e estruturais. Essa Pesquisa serve de base para a CPA agir frente às fragilidades detectadas e seus resultados ficam disponibilizados no SIA (Sistema de Informações Acadêmicas). O ISA é apurado a partir do seguinte cálculo:

 

Adicionalmente, a FAL Estácio promove a Pesquisa de Clima Organizacional realizada anualmente e respondida pelos colaboradores das áreas acadêmica e administrativa. Os pontos avaliados nessa Pesquisa são: Treinamento e Desenvolvimento, Comunicação, Recursos, Cultura e Valores, Reconhecimento e Incentivos, Liderança, Suporte e Engajamento. Para ilustrar os resultados dessa Pesquisa, são apresentados os índices de favorabilidade das dimensões avaliadas e as dez questões mais favoráveis e menos favoráveis com seus respectivos índices. Além de responder à referida Pesquisa, destaca-se, que o Corpo Técnico-administrativo conta ainda com um questionário avaliativo próprio.

 

As potencialidades e fragilidades apontadas nos processos de avaliação interna e externa, no ISA e na Pesquisa de Clima Organizacional são utilizadas para que ações sejam fomentadas, com vistas à regularização dos procedimentos para atender às demandas oriundas das avaliações.

 

Após a divulgação dos resultados das referidas avaliações, a CPA realiza um estudo através de ferramentas estatísticas e de análise de problemas, com foco na qualidade. São elaborados planos de ação com metas e prazos, em conjunto com os demais setores da IES, visando eliminar e/ou mitigar os pontos de insatisfação apontados no Relatório da Avaliação Institucional.

 

Desta forma, atendendo às diretrizes do SINAES e atenta à dinâmica interna da IES, a Comissão Própria de Avaliação - CPA, ao longo do processo avaliativo, incorpora novos objetivos e mantem-se vigilante no acompanhamento das demandas e metas a serem alcançadas, definidas nas ações de melhoria propostas. 

 

Nos últimos dois anos, a FAL Estácio desenvolveu ações para superar as fragilidades apontadas nos seus processos de avaliação interna e externa, destacando-se principalmente:

 

  • Realização de várias ações, tendo em vista o apoio ao discente em suas atividades acadêmicas, tais como:

 

- Ambientação de novos discentes para que se sintam acolhidos pela comunidade acadêmica – evento que acontece no início do semestre, chamado de “boas-vindas”, com a participação de toda equipe acadêmica. A programação do evento, com duração de uma semana, contempla as seguintes ações: aula inaugural com o tema “Vivência Acadêmica na Estácio Zona Norte”; ambientação no Sistema de Informações Acadêmicas; oficinas – “Conheça seu Coordenador” com a participação de todos os coordenadores de curso; ambientação na biblioteca; aulas magnas com palestrantes convidados de cada curso;

 

- Ações de nivelamento para que os alunos tenham a oportunidade de revisar conteúdos necessários ao bom desenvolvimento; 

- Realização do programa “Nova Chance”; 

- Projeto “Avaliando o Aprendizado”;

- Programa de Monitoria;

- O NAP (Núcleo de Apoio Psicopedagógico);

- Prepara AV1.

 

  • Realizadas atividades práticas nos laboratórios da IES, bem como de atividades acadêmicas que visam criar um ambiente de experiência relacionada ao mercado de trabalho, tais como: palestras; semana de empreendedorismo; visitas técnicas; projetos de extensão, os quais despertam o interesse dos alunos pela temática abordada.

 

  • As melhorias implementadas na IES foram divulgadas nas reuniões realizadas com líderes de turma, coordenação de curso e na GDA da unidade; bem como no mural da CPA; vídeos; TV no corredor da Instituição; e redes sociais. Os resultados da avaliação institucional bem como as ações realizadas com base nos resultados ficam expostas nos murais da CPA de forma permanente.

 

  • As atividades acadêmicas realizadas estão em sintonia com os projetos pedagógicos de curso, e têm como referência os eixos descritos no PPC. Foram ofertadas 850 horas na Unidade da Zona Norte e na da Jaguarari 455 horas de AAC priorizando as ênfases temáticas: cidadania, empregabilidades. As atividades contaram com adesão de 78,8% alunos na Zona Norte e 18,9% na Jaguarari.

 

  • Realização de atividades extensionistas, envolvendo a comunidade, tais como: “Praia limpa, Praia viva”, Semana de sustentabilidade, Dia E, e projetos como: Casa das Letras – Assessoria Pedagógica para Espaços Lúdicos; Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos: Uma proposta interdisciplinar; Capacita Edu: Tecnologias Digitais a Favor da Capacitação Profissional; Sustentabilidade e Eficiência Energética de Edificações; A Ponte dos Talentos; Capacita Edu: tecnologias a favor da formação de professores e alunos; Recriando Espaços – Novos Usuários; Arquitetura para Todos; Descomplicando a Matemática; Ribeira minha Ribeira-Ampliada; entre outros.

 

  • Ofertado 10 Projetos de Extensão, no ciclo 2018/2019 e 08 no ciclo 2019/2020 visando à integração da IES e a comunidade na qual está inserida, nas mais variadas áreas do conhecimento, com fortalecimento do desenvolvimento das ações realizadas pelos projetos de extensão junto à comunidade.

 

  • Participação de docentes da IES no Programa de Qualificação Docente – PIQ, que visa a capacitação dos docentes da IES, promovido pela EDUCARE, nas áreas de gestão, sistemas e processos, conhecimentos organizacionais, conhecimentos técnicos, conhecimentos gerais; realização da ambientação para novos docentes, no início do semestre, promovido pelo NAP.

 

  • A FAL Estácio promoveu uma feira de estágio e emprego, nas suas dependências administrativas, visando ampliar o leque de oportunidade de inserção do discente no mercado de trabalho.

 

  • Realização de acompanhamento dos programas de apoio pedagógicos, previstos no PDI e desenvolvidos pela IES, tais como: Ambientação; Nivelamento; Nova chance; Avaliando o Aprendizado; Prepara AV1, Programa de Monitoria; complementação curricular, Recuperação nas férias, efetivação de convênios para inserção em estágios, entre outros.

 

  • Ampliação do acervo da biblioteca digital com a adesão da plataforma “Minha Biblioteca”, tendo como resultado mais de 16.000 títulos digitais disponíveis aos alunos.

 

  • Ampliação da integração entre eventos voltados para os alunos de graduação e pós-graduação, com reconhecimento e valorização dos egressos que se destacam por história de crescimento pessoal e profissional.

 

  • Acompanhamento dos Convênios para inserção de alunos em estágios, dos termos de compromisso de estágio supervisionado, bem como divulgando os serviços do programa Estácio Carreiras.

 

  • Ampliação da promoção de palestras no eixo empregabilidade, como também das visitas técnicas.

 

  • Ampliação do relacionamento com os líderes de turma, com objetivo de aproximar-se cada vez mais com os discentes e buscar o maior número de informações possíveis em relação à satisfação deles quanto ao serviço prestado em todas as esferas dentro da IES. Em relação ao atendimento virtual, a CPA registrou melhoria da satisfação dos alunos a partir da avaliação institucional.

 

  • Acompanhamento da execução dos Programas de Apoio Financeiro ao Aluno, previstos: Bolsa Convênio; Bolsa Colaborador; Bolsa Professor; FIES; PROUNI; Seguro Educacional; PAR e Amigo indica Estácio, além do PAR – parcelamento Estácio, facilidades de pagamento oferecida pela IES ao aluno; Programa Estácio com Você.

 

  • Realização permanente de monitoramento e análise sistemática da inadimplência pela Direção da IES, com controle e gerenciamento das Coordenações de Curso e Secretaria para negociação com os alunos, dos valores em atraso.

 

  • Realização de comunicação variada sobre as propostas, promoções e novas oportunidades de melhores condições de pagamento da mensalidade pelos alunos, nos vários canais de comunicação com a divulgação dos procedimentos financeiros.

 

  • Realização da divulgação dos resultados das pesquisas internas de clima organizacional, com estabelecimento de plano de ação para reversão das fragilidades, e acompanhamento da efetividade das ações.

 

  • Melhora nas comunicações relacionadas aos processos financeiros a partir das ações do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), com aperfeiçoamento das divulgações das melhorias implantadas por meio de mídias digitais e principais campanhas de renovação da IES.

 

  • Divulgação nos murais e na intranet, por parte do setor de Recursos Humanos, órgão responsável pela divulgação e acompanhamento das Políticas de Pessoal, do Plano de Benefícios disponibilizado pela IES, onde temos Convênio médico, odontológico, atendimento psicológico, concessão de bolsas para colaboradores e familiares, Gympass, entre outros.

 

  • Instalação de projetores fixos em todas as salas de aulas, contribuindo para apresentação de conteúdos teóricos e práticos, com também com as apresentações de trabalhos, debates, criando possibilidades para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem.

 

  • Monitoramento por câmeras possibilitando, além das vantagens diretamente relacionadas à segurança, outras facilidades, tais como comodidade de visualizar as imagens das câmeras instaladas a qualquer momento.

 

  • Manutenção do Elevador, meio de acesso que facilita o deslocamento de pessoas com portadoras de necessidades especiais e/ou que tenham mobilidade reduzida.

 

  • Instalação de novos condicionadores de ar, o que ajudou a reduzir ruídos, como também a reduzir os gastos com energia elétrica.

 

  • Instalação de mais um Laboratório de informática, possibilitando ganhos pedagógicos aos alunos, tais como: Acesso durante todo o expediente da IES; realização de pesquisa, como: acesso a informações atualizadas e com maior rapidez; acesso as TICs disponibilizadas pela IES (Nivelamento, Prepara AV, Biblioteca Virtual, ...); rapidez na preparação dos trabalhos; entre outros.

 

  • Mudança na administração do Setor de Xerox da IES (terceirizado), inclusive com disponibilização de máquina para abastecimento de cartões de passagens de ônibus. A reabertura da Xerox contribuiu para acesso dos alunos as cópias e reproduções de trabalhos, com também com aquisição de créditos para deslocamentos, através do transporte público, à IES.

 

  • Refletores no estacionamento, contribuindo tanto com a segurança da comunidade acadêmica, com também com a segurança das instalações físicas da IES.

 

  • Ampliação do número de lixeiras de coleta seletiva mostra que existe um compromisso institucional com a interdisciplinaridade relacionada à Educação Ambiental, assim como com a necessidade de capacitação contínua em Educação Ambiental. A IES investe em ações que possam contribuir para promoção de mudanças comportamentais e de valores em nossos alunos.

 

  • Pensando no bem-estar dos discentes e para aliviar as consequências das altas temperaturas locais, a IES ampliou o número de bebedouros elétricos na IES. A água é fundamental para a saúde e vitalidade do nosso organismo, regulando a temperatura e hidratando o corpo, como também auxiliando no processo respiratório.

 

  • Implantação de novos repetidores e upgrade na velocidade e mudança de fornecedor de internet viam Wi-fi no Campus.

 

  • A implantação da sala de descanso para colaboradores, possibilitando: Estimulo do bem estar dos colaboradores; Redução da pressão do dia a dia; Quebra da rotina; Relaxamento dos colaboradores; Melhora no trabalho em equipe; Valorização dos colaboradores; Aumento da produtividade; e, Diminuição do stress.

 

  • Implantação do laboratório de Gestão, entretanto não foi inaugurado, devido à pandemia.

 

Quanto ao Relato Institucional, destaca-se que o Documento é elaborado de forma a apresentar uma análise e uma síntese do histórico da Instituição, além da apresentação dos conceitos obtidos nas avaliações externas. O Documento apresenta, ainda, o desenvolvimento do processo de autoavaliação e sua divulgação, bem como o plano de melhorias e processos de gestão a partir das avaliações externas e internas, procurando demonstrar a implementação de ações efetivas na gestão da IES, evidenciando a evolução institucional. Cabe à CPA fazer a divulgação do Relato aos gestores, docentes, colaboradores administrativos e discentes, para a sua devida apropriação.

 

 

A seguir, apresentamos os Relatórios de Autoavaliação Institucional dos últimos cinco anos.

> Confira o resultado da avaliação de 2015

> Confira o resultado da avaliação de 2016

> Confira o resultado da avaliação de 2017

> Confira o resultado da avaliação de 2018

> Confira o resultado da avaliação de 2019