Logo Estácio


Sustentabilidade

Há muito, as Instituições de Ensino desenvolvem atividades de Responsabilidade Social, ainda que sob várias denominações. Com a introdução pelo MEC dos instrumentos de avaliação no âmbito do SINAES, tais atividades ganharam importância, tendo sido explicitadas e elevadas à categoria de dimensão avaliativa. A busca de excelência pela Estácio Juiz de Fora passa a estar vinculada à qualidade das suas relações sociais, à sustentabilidade econômica, social e ambiental.

 

As políticas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social na Estácio Juiz de Fora são vistas como um conjunto de valores baseados em princípios éticos de ajuda e promoção socioeconômica, ambiental e cultural, sob uma perspectiva abrangente das relações compreendidas na atividade institucional com os fornecedores, os consumidores, a comunidade, a sociedade e o meio ambiente. 

 

Duas premissas marcam a atuação da Estácio Juiz de Fora e a sua relação com a sociedade: 

 

  • A inclusão social, pela inserção (e ascensão) de jovens e adultos no mercado de trabalho; 
  • A sustentabilidade, pela adoção da Sustentabilidade como um dos valores organizacionais abraçados por alunos, professores e colaboradores da Instituição. 

 

A visão da Responsabilidade Social como instrumento político-social da Estácio Juiz de Fora se caracteriza pela busca do conhecimento, estudo e solução dos problemas da comunidade, acreditando no princípio da indissociabilidade da tríade ensino, pesquisa e extensão e rompendo com dicotomias, de modo que a prática e a teoria caminham juntas, possibilitando uma interação entre a IES e a comunidade, ou seja, uma transformação social. Portanto, a política de Responsabilidade Social da Instituição traduz um compromisso com a dimensão social e ética na produção e sistematização do conhecimento.