Formas de Ingresso >
PROUNI
PROUNI

O PROUNI é um programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que concede bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas de ensino superior, em cursos de graduação, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Para 2018.1 a Estácio oferecerá bolsas integrais, distribuídas nas modalidades: Presencial, Ensino a Distância e Semipresencial para cursos de graduação e graduação tecnológica.
Você pode ser um dos contemplados com a bolsa de estudos do PROUNI, com 100% de desconto até o final do seu curso (Conforme as regras de aproveitamento acadêmico determinadas pelo MEC).
Para facilitar a comprovação de informações, siga o roteiro abaixo:
Separe toda a documentação necessária (originais e cópias), de acordo com a sua ficha de inscrição e a listagem de documentos:
- Documentação Candidatos
Entre em contato telefônico com a coordenação do PROUNI da unidade que você foi pré-selecionado para esclarecimento de dúvidas sobre a documentação e horários de comparecimento a unidade para a comprovação de informações.
OBS.: Caso a turma já esteja confirmada, será emitido o Termo de Concessão de Bolsa PROUNI. Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houve formação de turma no período letivo inicial, serão reprovados e não terão direito à bolsa, salvo se já estiverem matriculados em períodos letivos posteriores do respectivo curso.
Atenção! O Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública destina-se a profissionais de carreira da área de Segurança Pública que comprove vínculo aos órgãos ou Instituições de Segurança Pública: Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, agente penitenciário e Guarda Municipal. Portanto, para que o candidato tenha direito à vaga, deverá além das comprovações normais, comprovar seu vínculo profissional de carreira da área de Segurança Pública.
- Guia do Bolsista ProUni
- Portaria MEC Reguladora do ProUni do semestre
- Lei nº 11.096/2005
- Decreto nº 5.493/2005
- Ofício-Circular n.º 4/2012 – DIPES/Sesu/MEC
Pré-requisitos
Podem se inscrever no Prouni 1º/2018, os candidatos que não possuam diploma de curso superior que tenham participado do Enem do ano anterior e tenham obtido no mínimo 450 pontos na média das notas do Exame. É preciso, ainda, que tenham obtido nota acima de zero na redação.
Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Além disso, o candidato deve satisfazer à pelo menos uma das condições abaixo:
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola privada;
Ser pessoa com deficiência;
Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos não há requisitos de renda.
Inscrições
Confira o período de inscrição no cronograma logo abaixo.
A inscrição é gratuita e efetuada exclusivamente pela internet, no site do governo: http://siteprouni.mec.gov.br/.
Calendário 2019.1
Os resultados serão divulgados conforme cronograma abaixo.
Os estudantes pré-selecionados devem comparecer à instituição de ensino de posse dos documentos que comprovem as informações prestadas na ficha de inscrição. Consulte aqui a lista de documentos.
Para certificar-se da veracidade das informações prestadas, a instituição pode solicitar ao estudante outros documentos que julgar necessários.
Início das inscrições: 31 de janeiro
Fim das inscrições: 3 de fevereiro
Primeira chamada: 6 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 6 a 14 de fevereiro
Segunda chamada: 20 de fevereiro
Entrega dos documentos para garantir a matrícula: 20 a 27 de fevereiro
Adesão à lista de espera: 7 e 8 de março
Resultado da lista de espera: 11 de março
Consulte nosso Guia Estácio Prouni Candidato e Aluno clicando aqui