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Histórico da CPA

A Comissão Própria de Avaliação do Centro Universitário Estácio do Recife foi constituída em 01/10/11 seguindo as diretrizes compostas no Regulamento Interno da CPA. Tal comissão seguiu recomendações de representatividade dos atores acadêmicos e da comunidade colocadas pelo SINAES. Os membros da 1ª comissão foram empossados a partir da Portaria nº 02/2004. Seguindo as orientações da Lei 10.861, de Abril de 2004, o primeiro relatório da CPA, entregue ao CONAES foi elaborado com o propósito de apresentar a real percepção dos membros da Comissão Própria de Avaliação em relação ao funcionamento e linhas de ação da Faculdade.  A partir de sua implantação, a CPA do Centro Universitário Estácio do Recife vem desenvolvendo continuamente as seguintes atividades: discussão dos relatórios da avaliação externa do MEC e demais relatórios de atos de Autorização, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos; criação e acompanhamento das políticas de divulgação da Ouvidoria; análise contínua das dez dimensões da avaliação do ensino superior previstas pelos SINAES; realização semestral da Avaliação Institucional, acompanhamento e divulgação os resultados para toda comunidade acadêmica. 

 

Ações Permanentes 

 

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional. 
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas. 
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES. 
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional. 
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação. 
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).  
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi. 
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões. 
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria. 
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi. 
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos). 
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria. 
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE. 
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE. 
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE. 
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC. 
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso. 
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria. 

Análise comparativa dos resultados das ações implementadas. 


Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.