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Histórico da CPA

A Faculdade Estácio de Santo André vêm, desde a sua criação, realizando e aprimorando atividades contínuas de avaliação. Aos primeiros mecanismos avaliativos (reuniões pedagógicas e contato estreito com o corpo discente) foram agregados novos instrumentos e procedimentos. A Avaliação Institucional na Faculdade Estácio de Santo André visa contribuir para a evolução da Instituição nos níveis acadêmicos e administrativos. Ela tem como finalidade básica o autoconhecimento e a tomada de decisões na perspectiva de desenvolver uma educação superior com qualidade. Compete à CPA assegurar a evolução contínua e sistemática do processo avaliativo institucional, alinhado às diretrizes estabelecidas pelos órgãos governamentais; criar, manter e fomentar a cultura avaliativa por meio da condução dos processos internos de avaliação dos seus setores, cursos, unidades e órgãos e do acompanhamento dos resultados e do impacto das avaliações externas na IES. Cabe à CPA alinhar as ações avaliativas gerais às realidades encontradas no campus da Faculdade Estácio de Santo André. Os relatórios gerados pela CPA com a análise dos resultados da Avaliação Interna servem para que a Instituição identifique os acertos e as ineficiências, as vantagens, potencialidades e as dificuldades envolvendo-se num processo de reflexão sobre as causas das situações positivas e negativas, assumindo assim a direção efetiva de sua gestão política, acadêmica e científica. Os resultados, portanto, também servem de base para revisar o planejamento do PDI, bem como dos projetos pedagógicos de cursos.

 

A avaliação institucional, na Faculdade, visa contribuir para a transformação e evolução nos níveis acadêmico e administrativo. Sua finalidade é o autoconhecimento e a tomada de decisões para alcançar a excelência na educação superior.

 

A trajetória dessa avaliação buscou incorporar a cultura avaliativa já existente, ampliando-a com o desenvolvimento de um processo interno que comprometesse todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, técnica e administrativa da instituição.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.