A Faculdade Estácio de Santo André vêm, desde a sua criação, realizando e aprimorando atividades contínuas de avaliação. Aos primeiros mecanismos avaliativos (reuniões pedagógicas e contato estreito com o corpo discente) foram agregados novos instrumentos e procedimentos. A Avaliação Institucional na Faculdade Estácio de Santo André visa contribuir para a evolução da Instituição nos níveis acadêmicos e administrativos. Ela tem como finalidade básica o autoconhecimento e a tomada de decisões na perspectiva de desenvolver uma educação superior com qualidade. Compete à CPA assegurar a evolução contínua e sistemática do processo avaliativo institucional, alinhado às diretrizes estabelecidas pelos órgãos governamentais; criar, manter e fomentar a cultura avaliativa por meio da condução dos processos internos de avaliação dos seus setores, cursos, unidades e órgãos e do acompanhamento dos resultados e do impacto das avaliações externas na IES. Cabe à CPA alinhar as ações avaliativas gerais às realidades encontradas no campus da Faculdade Estácio de Santo André. Os relatórios gerados pela CPA com a análise dos resultados da Avaliação Interna servem para que a Instituição identifique os acertos e as ineficiências, as vantagens, potencialidades e as dificuldades envolvendo-se num processo de reflexão sobre as causas das situações positivas e negativas, assumindo assim a direção efetiva de sua gestão política, acadêmica e científica. Os resultados, portanto, também servem de base para revisar o planejamento do PDI, bem como dos projetos pedagógicos de cursos.
A avaliação institucional, na Faculdade, visa contribuir para a transformação e evolução nos níveis acadêmico e administrativo. Sua finalidade é o autoconhecimento e a tomada de decisões para alcançar a excelência na educação superior.
A trajetória dessa avaliação buscou incorporar a cultura avaliativa já existente, ampliando-a com o desenvolvimento de um processo interno que comprometesse todas as pessoas que compõem a comunidade acadêmica, técnica e administrativa da instituição.
Ações Permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.