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Intercâmbios Institucionais

O PPGE da UNESA possui intercâmbios que vêm possibilitando diversas atividades colaborativas, incluindo projetos de pesquisa, publicações, reuniões técnicas, doutorados ‘sanduíche’, pós-doutorados e outras trocas acadêmicas.

 

Conheça a seguir algumas de nossas parcerias. 

 

Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade – Educação (CIERS-Ed) - Fundação Carlos Chagas/ Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.

O CIERS-Ed, criado em 2006 pelo Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas com o apoio do Laboratório Europeu de Psicologia Social (LEPS) da Maison des Sciences de l’Homme de Paris (MSH), tem por objetivo o desenvolvimento de macro análises, pesquisas comparadas, seminários de estudos avançados e divulgação dos trabalhos desenvolvidos. O convênio com a UNESA foi formalizado naquele mesmo ano (2006), consolidando uma já longa parceria deste PPGE, em especial da Linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, à rede de pesquisadores, nacionais e internacionais, que atuam no campo das Representações.

 

De 2006 a 2011, o Centro desenvolveu o projeto Representações sociais de alunos de pedagogia e licenciaturas sobre o trabalho docente, que se propôs a identificar como estudantes dos primeiros anos de cursos de graduação da área de educação (Pedagogia e Licenciaturas) definem sua futura profissão, por meio da análise dos processos de construção de suas representações sociais sobre o trabalho docente. Tratou-se de uma pesquisa longitudinal, uma vez que acompanhou a formação do estudante na instituição de ensino superior por quatro anos. O projeto foi coordenado pela Profª Clarilza Prado de Sousa e envolveu grupos de pesquisa de mais de 30 instituições, nacionais e estrangeiras (Maison des Sciences de l’Homme, Universidade de Buenos Aires, Universidade de Belgrano, Universidade de Aveiro, entre outras). O projeto compreendeu uma parte comum, desenvolvida por todos os pesquisadores participantes, e subprojetos, complementares a esse núcleo comum, sob a responsabilidade de cada pesquisador ou grupo vinculado ao CIERS.

 

Em 2009, o CIERS-Ed encaminhou uma carta-compromisso à UNESCO candidatando-se a uma Cátedra. A proposta foi aprovada pelo escritório da UNESCO no Brasil em 2009 e pela sede, situada na França, em 2010. Desde 2011 as pesquisas deste Centro têm privilegiado os objetivos da Cátedra UNESCO sobre Profissionalização Docente.

 

 

REDE ESTRADO - Rede Latinoamericana de Estudos sobre Trabalho Docente

Fundada em 1999 no Rio de Janeiro, esta rede vem crescendo e se fortalecendo por diversos meios: troca de experiências, encontros de pesquisadores, trabalhos desenvolvidos em conjunto por alguns de seus membros e, especialmente, pela difusão e comunicação online. Desde 2010, os professores Alda Mazzotti, Tarso Mazzotti, Helenice Maia e Monica Rabello de Castro participam da RED ESTRADO como pesquisadores associados.

 

Open University do Reino Unido

Dando prosseguimento a discussões e trabalhos iniciados em 2011, quando a Profa. Giselle Ferreira passou a integrar o corpo docente do PPGE da Estácio, foi aprovada, no final de 2012, a sua nomeação como Visiting Researcher na Open University, associada ao Technology and Education Research Group, TERG, com o qual passaram a colaborar os outros docentes da Linha TICPE. No âmbito desse intercâmbio, abrem-se possibilidades para a realização de pesquisas e publicações conjuntas, estágios sanduíche e outras trocas acadêmicas. Um dos aspectos desse intercâmbio, desenvolvido em 2012, consiste na colaboração com o grupo que desenvolve a ferramenta Sens, desenvolvida na própria Open em uma colaboração dessa instituição com o Media Lab do MIT. Trata-se de um ambiente de programação com interface gráfica baseado no software Scratch desenvolvido no MIT para o ensino da programação a crianças e jovens. O trabalho da equipe da Open envolveu a modificação da interface gráfica de modo a torná-la adequada a uma faixa etária diferente, assim como o desenvolvimento de uma placa de hardware para dar apoio a atividades experimentais ligando a programação a outros temas explorados no módulo. A ferramenta está sendo utilizada em uma pesquisa de mestrado orientada pela Profa. Giselle, tomando como campo para um trabalho de Pesquisa-Ação um curso EJA oferecido por uma instituição de ensino tradicional no Rio de Janeiro. Um dos produtos desse trabalho já em vias de desenvolvimento é uma versão do Sense em português, que será compartilhada livremente na rede.

 

Projeto OportUnidad

Em 2012 a UNESA foi escolhida como Fellow Institution no projeto OportUnidad, uma iniciativa financiada pelo Programa EuropeAid ALFA III da Comissão Européia, que visa promover e apoiar o desenvolvimento de projetos institucionais na área de Recursos Educacionais Abertos (REA) em países da América Latina. O projeto conta com 11 instituições-parceiras: Università degli Studi Guglielmo Marconi, Itália; University of Oxford, Reino Unido; Fundacion Uvirtual, Bolívia; Universitat Oberta de Catalunya, Espanha; Universidade de Lisboa, Portugal; Distance State University, Costa Rica; Universidad Técnica Particular de Loja, Equador; Universidad Tecvirtual del Sistema Tecnológico de Monterrey, México; Universidade Federal Fluminense. A UFF atua como polo gestor de 11 instituições em solo nacional, e a Profa. Giselle Ferreira atua como contato da UNESA com o projeto, e a colaboração conta também com o apoio das Profas. Estrella Bohadana e Laélia Moreira.

 

Laboratório Interativa - Université de Montreal

O Inter@tiva (http://www.communalis.ca/index.php/home_en/research-centres/interactiva/presentation/) - Communication and Natural Logic - laboratório de pesquisa coordenado pelo Prof. Milton Campos, tem por objetivo estudar interações sociopolíticas segundo uma abordagem critico-construtivista articulando comunicação, argumentação e a lógica natural. O Inter@tiva congrega três parceiros: LANCE - Laboratório de Análise da Comunicação em Educação do PPGE da UNESA; CRS - Semiology Research Center do Instituto de Filosofia da Université de Neuchâtel (http://www2.unine.ch/) e CRLN – Centro di ricerca della logica naturale of the University of Bergamo (http://www.unibd.it).

 

Universidad de Valladolid, Espanha

A parceria entre as professoras Estrella Bohadana e Eva Campos foi iniciada em julho de 2012, com encontros e debates, no Rio de Janeiro e em Madri, acerca da utilização de redes sociais na Educação. Em setembro de 2012, foi implementado um projeto-piloto, com turmas do 1º período da graduação em Pedagogia em duas universidades públicas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Universidad de Valladolid, nas quaia está sendo testado o uso do Facebook para fins educacionais.

 

Universidade de Belgrano (Buenos Aires)

A Profª Alda Mazzotti já tem um longo contato com a Profª Susana Seidmann, Pró-reitora de pesquisa da Universidade de Belgrano em função do interesse comum pela aplicação da teoria das representações sociais ao campo da educação. Esse interesse, bem como suas profundas afinidades no campo da pesquisa, levaram à assinatura de um convênio entre a Universidade Estácio de Sá e a Universidade de Belgrano, em 2011. Nesse mesmo ano foi publicado o livro La Construcción de una Psicologia Social de la Educación, organizado por Clarilza Prado, daPUC/SP e Susana Seidmann, no qual figura o capítulo “Análise retórica na pesquisa em Psicologia Social”, de autoria dos Profs. Alda Mazzotti e Tarso Mazzotti. Também como resultado desse convênio, os referidos professores atualmente integram o corpo de pareceristas das revistas Anuário de Investigaciones e Investigaciones en Psicología, daUniversidad de Belgrano.

 

Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – PROCAD (PPGE/UNESA, PPGE/UFAL; PPGE/PUC-SP).

Este convênio tem por objetivo desenvolver atividades de pesquisa, ensino e formação de recursos humanos nas três instituições envolvidas. As atividades de pesquisa se concretizam em torno do projeto Formação profissional, atividade e subjetividade: aspectos indissociáveis da docência, que busca ampliar o olhar sobre o trabalho docente respondendo várias questões relacionadas às atividades dos professores. As atividades de ensino propiciaram o intercâmbio de docentes entre os integrantes do projeto em missões de pesquisa e docência com a condução de disciplinas, seminários e minicursos. As atividades de formação de recursos humanos compreendiam a participação de docentes e discentes nas atividades de pesquisa e ensino desenvolvidas no âmbito da proposta e a realização de bolsa sanduíche e de pós-doutorado em um dos outros Programas parceiros. A proposta foi aprovada por dois anos em novembro de 2008 e prorrogada por mais dois anos, encerrando-se em 2012. Participaram da equipe da UNESA os professores Alda Mazzotti, Tarso Mazzotti, Helenice Maia e Monica Rabello de Castro e vários de seus orientandos.

 

Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia (USP/CNPq)

Criado por Marcus Vinicius da Cunha (USP) e Tarso Bonilha Mazzotti (PPGE/UNESA) em 2002, o Grupo de Pesquisa Retórica e Argumentação na Pedagogia(http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0067708MU3FOW5) é constituído por 12 pesquisadores e estudantes diversas instituições de ensino superior (USP, UNESA, UFRJ, UNIRIO, UNESP). As pesquisas têm por objetivo a realização de estudos e pesquisas tendo como referencial a nova retórica proposta por Perelman e Olbrechts-Tyteca, e os representativos do movimento de redescoberta da filosofia de Aristóteles iniciado na primeira metade do século XX. A seção PPG Educação da UNESA é integrada também pelo Prof. Márcio Lemgruber, que desenvolve a linha de pesquisa Retórica: desenvolvimentos teórico-metodológicos. A interlocução no grupo contribui tanto para a linha de pesquisa RSPE quanto com o grupo de pesquisa Argumentação e Mediação Docente na EaD da linha TICPE. Além das publicações em artigos, eventos e outros meios, o Grupo mantém uma Coleção de livro intitulada Retórica e Argumentação na Pedagogia, em acordo com a Editora Poïesis (Marília e N. York), com livros impressos e digitais. Em abril e maio deste ano foram publicados Filosofia para as licenciaturas e Educação ou doutrinação ambiental  de autoria de Tarso Mazzotti, bem como Música, a alma do povo, de Claudia H. A. Alvarenga, doutoranda do PPG Educação. Breve será publicado Ciência(s) da Educação de Tarso Mazzotti e Renato José de Oliveira (UFRJ).

 

Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso

Desde 2008 o Prof. Alberto Tornaghi vem colaborando com os programas de formação docente para uso das TIC promovidos pela Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso(http://www.seduc.mt.gov.br/). Em 2012, o Prof. Tornaghi participou de diversos encontros, ministrou cursos e produziu, em parceria com Vicente Willians Nunes, mestre formado pelo PPGE da UNESA, da criação de um curso para aprofundamento e ampliação das práticas pedagógicas com uso das TIC com foco em práticas de autoria.

 

Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ

Os Profs. Alberto Tornaghi e Pedro Humberto fazem parte da equipe de pesquisadores do Projeto de Extensão e Pesquisa - EXTPESQ - 2012: Formação humana, assessoria e pesquisa colaborativa para o respeito, a proteção e a realização dos Direitos Humanos - Educação continuada de professores de Ensino Fundamental e Médio das Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas da DIESP. O projeto, que tem coordenação da Professora Eloiza da Silva Gomes de Oliveira (UERJ), pretende oferecer formação continuada de qualidade a educadores e gestores da educação em prisão no Rio de Janeiro. Seus principais objetivos são: promover a inserção da Educação a Distância na formação continuada dos profissionais que atuam na Educação do Sistema Prisional; desenvolver o ambiente virtual de formação, assessoria e pesquisa colaborativa, a ser utilizado pela DIESP; apresentar alternativas para a implementação do Plano Estadual de Educação em prisão; promover a elaboração de material didático específico e de alternativas pedagógicas; monitorar e avaliar o processo de transformação de conhecimentos e habilidades dos sujeitos participantes (educadores); conhecer de modo aprofundado o sistema sócio-cognitivo que regula a atividade dos educadores; identificar mudanças nos indicadores de representações sociais que têm os docentes acerca de sua identidade. A metodologia, fruto da colaboração entre os integrantes da DIESP, se dará principalmente por meio da configuração de uma rede, de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, e o conteúdo a ser disponibilizado será apresentado em forma de portal, contendo banco de dados, repositórios de documentos e objetos de aprendizagem, materiais de apoio didático, fóruns e outras ferramentas de comunicação, interação, autoria e colaboração.

 

Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF

A parceria com a UFJF iniciou-se em 2007, com a Pesquisa interinstitucional Formação de professores para a docência online, que envolveu 12 Programas de Pós-graduação em Educação e em Comunicação. Entre 2007 a 2009 foram criados e cursados 13 módulos do curso, cada um ministrado pela equipe da pós-graduação que o planejou. Encerrada essa pesquisa, a troca de experiências, relacionada sobretudo à mediação docente no curso Pedagogia UFJF/UAB, foi retomada com as professoras e coordenadoras Adriana Bruno e Eliane Borges.