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Histórico da CPA

Ao longo dos anos a Comissão Própria de Avaliação – CPA acompanhou as avaliações realizadas pela Instituição de acordo com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação do Médico que aponta para a “formação de sujeitos críticos, criativos e conscientes da vivência cotidiana da cultura e da sua inserção na realidade social vigente respeitando sua individualidade”. A CPA procura desenvolver as suas atividades de leitura e debate dos relatórios anteriores, discussão e atualização dos instrumentos de avaliação, visitas e reuniões com os sujeitos da avaliação, participação em eventos sobre avaliação e aplicação dos instrumentos da avaliação junto à comunidade acadêmica e a comunidade externa atendida pela Estácio FMJ. Os membros da CPA se reúnem mensalmente, buscando assim contribuir para que a Estácio FMJ possa ressignificar as suas ações de Ensino, Pesquisa e Extensão e de Responsabilidade Social sob a ótica de diferentes pontos de vista. Comparando os anteriores percebe-se claramente, uma maior participação dos Docentes e Discentes na adesão a Avaliação Institucional (que ocorre semestralmente), o que consideramos positivo, pois podemos perceber de forma mais satisfatória as necessidades dos mesmos. Os dados obtidos por meio dos questionários aplicados na pesquisa Institucional disponíveis no Sistema de Informações Acadêmicas – SIA- são identificados conforme amostra da comunidade Estácio FMJ, sendo analisados pela CPA no processo de autoavaliação e repassados ao Coordenador do Curso, Gerência Acadêmica e a Direção Geral para que sejam discutidos e analisados e sirvam como material para o estudo de um planejamento estratégico eficaz para a melhoria da Instituição e dos serviços ofertados. Essas informações também são apresentadas ao Centro Acadêmico, Representantes de Turma, Docentes e Colaboradores Técnico-administrativos. No geral, percebe-se que existe interesse e compromisso por parte do Coordenador do Curso, Gerente Acadêmico e Direção Geral em utilizar os resultados dos processos utilizados pela CPA para a melhoria dos serviços ofertados pela IES

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.