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Projeto de Autoavaliação

METODOLOGIA DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

O processo de autoavaliação desenvolvido pela Fatec Curitiba, além de estar consolidado dentre as práticas institucionais, atende às necessidades institucionais, como instrumento de gestão e de ação acadêmico-administrativa de melhoria institucional, garantindo que todos os segmentos da comunidade acadêmica estejam sensibilizados para a sua importância, participando do processo e se apropriando dos seus resultados. A autoavaliação institucional, projeto desenvolvido pela IES, representa um compromisso com a busca da qualidade permanente, em todos os seus processos. A avaliação é um instrumento fundamental para todo e qualquer organismo social que busque desenvolvimento, qualidade e aperfeiçoamento constante dos empreendimentos humanos. A IES acredita na avaliação como forma de melhoria do seu fazer acadêmico e pretende com ela identificar a eficácia ou não de suas práticas, refletir sobre suas fragilidades e possibilidades e, finalmente, explicitar suas políticas, seus objetivos e seu projeto futuro. A Instituição entende que o Projeto de Autoavaliação é motor das transformações das práticas acadêmico administrativas e ferramenta avaliativa que contribui para a aquisição de informações capazes de favorecer a definição de estratégias, de ações e de programas visando à melhoria do processo ensino aprendizagem, a efetividade institucional e a prestação de contas à sociedade. O processo de avaliação deve ser o apoio da proposta institucional, desenvolvida pela Fatec Curitiba, buscando atender a uma tripla exigência contemporânea: 1. Ser um processo contínuo de aperfeiçoamento do desempenho acadêmico; 2. Ser uma ferramenta para o planejamento e para a gestão universitária; 3. Ser um processo sistemático de prestação de contas à sociedade. Isso significa acompanhar metodicamente as ações, a fim de verificar se as funções e prioridades determinadas coletivamente estão sendo realizadas e atendidas. É este contraponto entre o pretendido e o realizado que dá sentido à avaliação. É com base nesse referencial que a IES elabora seu Projeto de Autoavaliação Institucional, ferramenta esta que, aliada ao PDI – Projeto de Desenvolvimento Institucional, constitui-se no alicerce que fundamenta a sua gestão, na medida em que serve como: (a) indicador de eficácia da configuração institucional adotada; (b) balizadora nas declarações da missão da IES; e (c) da relação contida entre a concepção de educação superior e a prática efetiva do cotidiano.

 

Projeto de Autoavaliação Institucional FATEC