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Histórico da CPA

A Avaliação Continuada sobre os produtos e serviços oferecidos à comunidade pela FAAC é a condição para garantir a qualidade de ensino e da promoção de atividades de pesquisa e extensão cultural. Desde o início, a Instituição promove a aplicação de instrumentos de avaliação sobre as condições de ensino entre os alunos dos cursos de graduação, época em que isto era apenas uma sugestão por parte dos órgãos do governo federal, responsáveis pela avaliação das Instituições de Ensino Superior deste país. No decorrer dos anos, a FAAC foi melhorando o instrumento utilizado e os procedimentos decorrentes de um processo avaliativo, contínuo e construtivo.

 

Em 2004, atendendo a uma legislação especifica emitida em forma de Portarias pelo MEC e, que passou a ser normatizada e executada pelo INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, a FAAC criou e instituiu a CPA – Comissão Própria de Avaliação, que a partir de então passou a coordenar todo o processo de Avaliação Institucional na Instituição, seguindo as orientações do INEP. Em 2005, utilizando uma nova metodologia baseada em cartão ótico, foram desenvolvidos e aplicados entre todos os atores da comunidade acadêmica, questionários que atendiam aos 10 âmbitos de avaliação apontados por aquele órgão. Assim, alunos, docentes e funcionários puderam avaliar todos os aspectos da vida acadêmica e da Instituição.

 

Os resultados foram inicialmente disponibilizados aos Docentes, Coordenadores e Direção através do uso de senha. Em seguida, conforme orientações da CPA, foi promovido um processo de conversas e debates entre coordenadores e docentes quanto aos resultados. Depois, docentes e coordenadores apresentaram os resultados aos discentes e promoveram um diálogo de análise dos resultados.

 

Essas ações permitiram a todos os envolvidos um acesso ágil e permanente dos dados, e permitiram um processo de socialização e reflexão de todos os envolvidos. Inauguramos público externo por meio de um acesso livre no site na FAAC: www.faac.br/, no link Instituição. Tais avaliações também contemplaram as 10 dimensões obrigatórias, decretadas pelo Congresso Nacional e sancionados pelo Presidente da República na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.

 

A prática avaliativa ainda é presente, porque a FACULDADE ESTÁCIO COTIA reconhece a importância da reflexão crítica, e para tanto, adota para o estudo das dimensões, uma metodologia coerente com os objetivos institucionais, realizável e de caráter permanente, sistêmico, participativo, objetivo e criativo, organizando semestralmente, por meio da CPA, a aplicação dos questionários avaliativos para os alunos, corpo docente e equipe administrativa, com o objetivo de garantir a qualidade de ensino sobre as condições de ofertas institucionais. Os resultados são indicadores para novas propostas acadêmicas e administrativas, manutenção e valorização das medidas e ações para as potencialidades e fragilidades. Alinhada com os princípios do SINAES, em sintonia com as diretrizes metodológicas gerais estipuladas pela CPA, para a análise do PDI e suas dimensões.

Ações Permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e cartazes no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco (avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.