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RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

Relatório de Autoavaliação

Relatório Parcial de Auto avaliação Institucional 2018

Faculdade Estácio de Carapicuíba

ESTÁCIO CARAPICUÍBA    

IES nº 4169 

RESUMO  

  

O presente Relatório, referente a 2018, constitui-se no Relatório Parcial de Auto avaliação Institucional da Faculdade

Estácio de Carapicuíba, que trata com detalhe do Eixo 1 (Dimensão 8: Planejamento e Avaliação Institucional) e do Eixo 2 (Dimensão 1: A missão e o PDI e Dimensão 3: Responsabilidade Social) do SINAES, iniciando o 2º o ciclo avaliativo, em atendimento à Nota Técnica INEP/DAES/CONAES nº 065. Destaca-se que, além dos Eixos 1 e 2, o presente Documento apresenta uma síntese dos demais Eixos/Dimensões, no que se refere às ações de melhoria implementadas. 

  

Este Documento, elaborado pela CPA, a partir de um processo de reflexão sobre os dados coletados nas pesquisas junto à comunidade acadêmica – discentes, docentes e técnico-administrativos -, apresenta os resultados das avaliações internas e informações das avaliações externas (cursos e IES, incluindo o ENADE) e os documentos oficiais da IES.  Considera-se, ainda, para a Auto avaliação da IES, o Índice de Satisfação do Aluno (ISA), a Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES – e o Questionário Sociocultural anual aplicado aos nossos alunos. Os resultados da avaliação permitem a oportunidade de reflexão crítica e propositiva, com base nas limitações e fragilidades encontradas, proporcionando, assim, que ações dinâmicas sejam fomentadas para o desenvolvimento institucional. A CPA elabora pareceres relacionados aos 5 Eixos/10 Dimensões do SINAES avaliadas e, ainda, recomendações sobre a necessidade de melhorias para todos os setores da IES, a partir do levantamento das fragilidades e das forças institucionais. Os Coordenadores e os respectivos NDEs, docentes e discentes, reavaliam e redefinem, com base nas ações propostas da CPA, as estratégias e planos de ação dos cursos e da IES, que são acompanhados pela CPA, visando efetivar e garantir os compromissos da Instituição para com a sociedade. Assim, todos os resultados avaliativos (internos e externos, incluindo o ENADE) são ferramentas gerenciais para a evolução da IES e para o planejamento das ações de melhoria necessárias.  Nessa direção, podemos indicar as recentes propostas de ações de melhorias advindas das análises da CPA: melhoria da distribuição do Wi-fi da unidade; ampliação do acervo da biblioteca; ampliação dos laboratórios de informática; modernização e troca de máquinas nos laboratórios de informática; abertura do NAF – Núcleo do Apoio Fiscal; novas instalações do NPJ; instalação de 10  novos laboratórios para os cursos : Enfermagem, Radiologia, Educação Física, Engenharias, Arquitetura e Psicologia. A avaliação interna é processo ativo na Estácio Carapicuíba, realizado através de programa eletrônico de avaliação para a participação de discentes e docentes. Em 2018.1, a IES obteve 78% de adesão do corpo discente e a adesão de 100% do corpo docente à Avaliação. Em 2018.2, a IES obteve 63% de adesão do corpo discente, a adesão de 100% do corpo docente e a adesão de 51% do Corpo Técnico-administrativo. Entre as potencialidades apontadas nos processos de avaliação interna 2018, destacam-se: assiduidade (frequência as aulas) e pontualidade do Professor; coerência entre o conteúdo ministrado e as avaliações (provas e trabalhos); competência do Professor para ensinar, desenvolver habilidades, despertar interesse pela disciplina e esclarecer dúvidas; domínio do conteúdo da disciplina pelo Professor; satisfação geral com os Professores da IES. Como fragilidades, podemos apontar: atendimento virtual – Estácio; atendimento na Secretaria de Alunos da sua Unidade; atendimento prestado pela administração da Unidade; atendimento telefônico ativo e receptivo; outros canais de atendimento; satisfação geral com o Atendimento; serviços do Estácio Carreiras; disponibilidade de sinal de internet via Wi-fi no seu Campus; clareza e facilidade de entendimento das informações do boleto; exatidão dos valores cobrados no boleto; preço e a qualidade do serviço prestado, ou seja, com custo-benefício da faculdade; satisfação geral com a mensalidade cobrada pela faculdade em comparação com as demais instituições de ensino superior privadas; satisfação geral com os processos financeiros da 

Estácio. Em 2018, os seguintes cursos receberam visitas in loco: Logística, Renovação de Reconhecimento obtendo nota 4 e de Psicologia, Autorização obtendo nota 4. Os cursos Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Logística participaram do ENADE 2018. Os resultados do ENADE 2017 já foram divulgados e a IES tem, atualmente, conceito 3 no Índice Geral de Cursos (IGC). Um resumo desse Relatório, com as principais informações e resultados do processo de Auto avaliação da IES é disponibilizado no site da IES (link da CPA). Uma cópia integral do Relatório também é encaminhada pela CPA à Direção da IES, à Sala dos Professores e à Biblioteca, de forma a assegurar o acesso, a todos, aos resultados da Auto avaliação.  

 

O relatório na íntegra encontra-se disponível na biblioteca da IES e na sala da CPA na instituição