Em 27/03/2002, por força da Portaria nº 803, a Faculdade Estácio de Natal, ainda com o nome de Faculdade Câmara Cascudo, obteve sua autorização para funcionar, sendo o seu nome uma homenagem ao mais renomado intelectual da cidade de Natal, reforçando sua opção pelo desenvolvimento da cultura e da identidade local. Em 2010, a Faculdade comemora oito anos de vida institucional ininterrupta passando, a partir da Portaria nº 1.925 de 19.11.2010, publicada no Diário Oficial da União Crescendo em número de cursos, ampliando seu espaço físico e buscando o seu futuro na sociedade potiguar, pode-se afirmar que o ano de 2010 marcou o fechamento de um processo de maturidade da marca Estácio junto à antiga Faculdade Câmara Cascudo. Passando de quatro cursos âncoras (Administração, Marketing, Turismo e Hotelaria) para os atuais treze cursos autorizados pelo MEC .
Contudo, os cursos de graduação tecnológica (Marketing, Processos Gerenciais, Logística) ainda não abriram turmas por fraca procura de alunos, além dos cursos de Bacharelado em Turismo e Hotelaria terem fechado pelo mesmo motivo, o que revela uma acirrada disputa de mercado na cidade. Deste modo, pode-se dizer que a busca por sustentabilidade financeira é um desafio que vem sendo resolvido gradualmente por esta IES.
Neste mesmo ano de 2010, a Faculdade Estácio de Natal recebeu a visita de avaliação externa do MEC, sendo a mesma avaliada com conceito geral 3. Este conceito está coerente com outro momento do ciclo SINAES que é a autoavaliação institucional, na qual a IES está com média 3,37, de acordo com os seguintes índicesde 22.11.2010, a se chamar Faculdade Estácio de Natal.
Este Relatório Integrado de Autoavaliação realiza uma análise das atividades ocorridas na Faculdade Estácio de Natal referente ao período de 2014, tendo por estrutura lógica a apreciação das dez dimensões da avaliação institucional estabelecidas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
Considera-se este relatório uma peça construída de forma conjunta, cujo processo de trabalho contou com a participação de todos os membros da Comissão Própria de Avaliação, em encontros mensais que foram lapidando a compreensão da relevância deste processo para a instituição. Deste modo, contou com o pleno apoio da direção e dos demais setores da referida instituição, os quais disponibilizaram as informações complementares necessárias a sua confecção. Todos trabalharam imbuídos do espírito de cooperação a fim de atingir o objetivo exposto nas orientações gerais para o roteiro da autoavaliação das instituições (CONAES, 2004), o qual preconiza:
A avaliação interna ou autoavaliação tem como principais objetivos produzir conhecimentos, pôr em questão os sentidos do conjunto de atividades e finalidades cumpridas pela instituição [...] é um importante instrumento para a tomada de decisão e dele resultará um relatório abrangente e detalhado, contendo análises, críticas e sugestões.
A concepção que lastreou o trabalho da CPA da Faculdade Estácio de Natal é a de que a autoavaliação institucional é um momento de reflexão sobre a qualidade da educação prestada pela IES para que se busquem os caminhos de sua realização. Deste modo, constrói o processo de amadurecimento institucional na medida em que a faculdade passa a definir sua concepção de qualidade e analisar formas de atingi-la de modo endógeno.
Outrossim, além do desenvolvimento institucional interno, compreende-se a autoavaliação institucional como um avanço democrático que contribui também no âmbito extra- institucional, possibilitando o aprimoramento das políticas públicas no campo do ensino superior.
Os dados coletados e tabulados nesta pesquisa foram fundamentais para a confecção do relatório, além dos dados qualitativos retirados dos encontros com os discentes e docentes, reuniões com o corpo técnico-administrativo, os registros da ouvidoria da Faculdade Estácio de Natal, as informações disponibilizadas pelo setor financeiro e de Recursos Humanos e o relatório de avaliação externa, produzido neste mesmo semestre.
Durante a confecção deste relatório a metodologia de análise dos dados incorporou ao aspecto quantitativo, indispensável na abordagem de um universo tão grande, elementos qualitativos dos grupos de discussão realizados nas reuniões e das informações inquiridas diretamente aos dirigentes da instituição. Com isto, almejou construir um documento que possa subsidiar o processo reflexivo-formativo da Faculdade Estácio de Natal, sendo fundamental para a gestão institucional.