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Projeto de Autoavaliação

O Projeto de Autoavaliação da ESTÁCIO FAP como bases legais:

 

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n? 9.394, de 20 de dezembro de 1996;
  • Lei ne 10.861, de 14 de abril de 2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior— SINAES— e as atribuições da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior— CONAES;
  • Portaria MEC ne 2.051, de 09 de julho de 2004, que regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído na Lei ne 10.861, de 14 de abril de 2004.

 

A Autoavaliação Institucional tem por objetivos:

  • Objetivo Geral: desenvolver e conciliar o Programa de Autoavaliação Institucional como uma mediação capaz de fornecer subsídios, em suas dimensões política, acadêmica e administrativa, para o autoconhecimento institucional e o aprimoramento da qualidade da gestão, do ensino de Graduação e de Pós-graduação e das atividades de Pesquisa e Extensão.

 

  • Objetivos Específicos: Desenvolver a "cultura da avaliação", despertando a comunidade acadêmica para a necessidade da autocrítica e revisão das ações projetadas; Diagnosticar as tarefas acadêmicas nas dimensões Ensino, Pesquisa e Extensão; Fundamentar e viabilizar a política de gestão da IES; Identificaras fragilidades e as potencialidades da IES nas dez dimensões previstas em lei; Identificar mudanças necessárias e implantá-las, contribuindo para a reformulação do Projeto Institucional; Fortalecer o compromisso social da Instituição; Colaborar para a transparência da Instituição como um todo, em seus diversos níveis.

A autoavaliação acadêmica da ESTÁCIO FAP ocorre semestralmente por meio de:

 

  • Aplicação de questionários eletrônicos disponibilizados no Sistema de Informações Acadêmicas— SIA que avaliam as dimensões que dizem respeito à IES, ao curso e às disciplinas. Os questionários são respondidos pelos Alunos, Docentes e Coordenadores. O Corpo Técnico-administrativo conta também com um questionário sobre suas condições de trabalho na IES.
  • Coleta de dados qualitativos, por meio de reuniões com os setores (Gestão, Acadêmico, Financeiro, Biblioteca, Secretaria etc.), o que ocorre no transcurso do ano letivo, e que busca informações sobre as ações desenvolvidas, a fim de confrontá-las com o que está previsto no PDI.
  • Levantamento do índice de Satisfação do Aluno (ISA) com relação aos professores e à IES, através do processo de Avaliação Interna - o cálculo do ISA é constituído pela média simples dos dois eixos: média obtida pelos professores da IES (MP) e média obtida pela instituição/campus (MC). Portanto, ISA = (MP + MC) / 2.
  • Pesquisa de Clima Organizacional - levantamento do grau de satisfação e motivação do corpo social da IES. Com o resultado dessa Pesquisa, será possível traçar ações de desenvolvimento tanto para a IES quanto para os funcionários. Os benefícios que poderão ser obtidos são: aumento da produtividade; redução da rotatividade e melhora no ambiente de trabalho.

 

 

Com os dados tabulados e analisados estatisticamente, os representantes da CPA convocam reuniões individuais, em formato de grupos focais, de forma que as respostas produzidas pelos instrumentos de investigação possam ser apreciadas, analisadas e rediscutidas com cada participante do processo. A comunidade académica toma conhecimento dos resultados por meio de relatórios produzidos e postados nos principais murais da IES.

 

Adicionalmente, a CPA disponibiliza uma cópia do Relatório Anual de Autoavaliação Institucional aos gestores, bem como na Biblioteca e na Sala dos Professores e ainda o resumo do Documento, no site da IES, em atendimento à Portaria 40. Também, as informações são apresentadas nas reuniões para coordenadores, docentes, colaboradores e líderes de turmas.