No 1º Projeto desenvolvido pela CPA, sob a égide do SINAES, optou-se por trabalhar cada curso de graduação de per si. No Relatório Final de 2005, entretanto, percebeu-se a necessidade de objetivos mais amplos e abrangentes para a área de Graduação que permitissem demonstrar as diretrizes institucionais para a área. Assim, a Diretoria realizou a sua autoavaliação e, segmentadamente, cada curso apresentou o seu próprio relatório. Essa perspectiva vem sendo implementada nos processos de avaliação interna ao longo dos últimos anos.
Objetivo Geral: Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a missão de formar profissionais humanistas e competentes, capazes de intervir na sociedade e no mercado de trabalho, com ética, senso crítico e responsabilidade social. Promover ensino superior profissionalizante, de forma a atender as demandas do mercado de trabalho, democratizando o acesso à Universidade e incentivando a formação continuada.
Projeto de Autoavaliação enviado ao MEC
Projeto de Autoavaliação - 2020
Projeto de Autoavaliação - 2020 |
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Dimensão |
Principais Metas |
1ª - Missão e PDI |
Acompanhar o desenvolvimento das ações constantes do PDI.
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2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão
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Acompanhar a atualização periódica dos projetos pedagógicos dos cursos e propor reforma curricular para os Cursos de Graduação. Aperfeiçoar e atualizar a estrutura técnica de aprendizagem para o aluno. Propor a implantação, reativação e/ou desativação de cursos de graduação tecnológica a partir da análise da demanda social e do avanço tecnológico. Redefinir e implementar o Programa de Pesquisa Institucional da Universidade Estácio de Sá. Criar Cursos com certificação Internacional – Universidad de Alcalá/Espanha. Desenvolver projetos de pesquisa relevantes para a Odontologia (Endodontia). Integrar alunos à projetos de extensão nacionais. Estruturar a organização e funcionamento da Diretoria de Ensino à Distância. |
3ª - Responsabilidade Social |
Inserir, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em todos os PPCs. |
4ª - Comunicação Social |
Consolidar a criação de canais de comunicação.
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5ª – Políticas de Pessoal |
Viabilizar e acompanhar processos de capacitação do corpo funcional. |
6ª – Organização e Gestão da IES
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Sistematizar a validação de pesquisas envolvendo seres humanos. Atualizar periodicamente com informações da Universidade, os sites do MEC e o SIA. Ampliar o processo de gestão, consolidando a abordagem participativa como estratégia para a melhoria da qualidade dos serviços e atendimento oferecidos pela Universidade. |
7ª – Infraestrutura Física |
Adequar as condições físicas do campus para o atendimento aos portadores de necessidades especiais - PNEs. Acompanhar a adequação dos laboratórios às demandas dos projetos pedagógicos dos cursos. |
8ª – Planejamento e Avaliação |
Promover a continuidade da meta-avaliação dos processos desenvolvidos no percurso da autoavaliação. Fortalecer a cultura avaliativa no desenvolvimento do processo tanto de avaliação interna quanto externa. Acompanhar o sistema de autoavaliação interna de cursos, à luz dos instrumentos de avaliação externa. Acompanhar o impacto dos resultados das avaliações no aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos, através dos instrumentos de coleta de dados privilegiados no processo. Fortalecer as CPAs Setoriais dos campi. |
9ª – Atendimento ao Aluno |
Avaliação rotineira pelos alunos aos serviços prestados em todos os canais de atendimento. Aprimorar os canais de informação ao aluno. |
10ª – Sustentabilidade Financeira |
Criar novos relatórios gerenciais. |