Projeto de Avaliação

No 1º Projeto desenvolvido pela CPA, sob a égide do SINAES, optou-se por trabalhar cada curso de graduação de per si. No Relatório Final de 2005, entretanto, percebeu-se a necessidade de objetivos mais amplos e abrangentes para a área de Graduação que permitissem demonstrar as diretrizes institucionais para a área. Assim, a Diretoria realizou a sua autoavaliação e, segmentadamente, cada curso apresentou o seu próprio relatório. Essa perspectiva vem sendo implementada nos processos de avaliação interna ao longo dos últimos anos.

Objetivo Geral: Desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão, com a missão de formar profissionais humanistas e competentes, capazes de intervir na sociedade e no mercado de trabalho, com ética, senso crítico e responsabilidade social. Promover ensino superior profissionalizante, de forma a atender as demandas do mercado de trabalho, democratizando o acesso à Universidade e incentivando a formação continuada.

Projeto de Autoavaliação enviado ao MEC

Projeto de Autoavaliação - 2020

Projeto de Autoavaliação - 2020

Dimensão

Principais Metas

1ª - Missão e PDI

Acompanhar o desenvolvimento das ações constantes do PDI.

 

2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão

 

 

Acompanhar a atualização periódica dos projetos pedagógicos dos cursos e propor reforma curricular para os Cursos de Graduação.

Aperfeiçoar e atualizar a estrutura técnica de aprendizagem para o aluno.

Propor a implantação, reativação e/ou desativação de cursos de graduação tecnológica a partir da análise da demanda social e do avanço tecnológico.

Redefinir e implementar o Programa de Pesquisa Institucional da Universidade Estácio de Sá.

Criar Cursos com certificação Internacional – Universidad de Alcalá/Espanha.

Desenvolver projetos de pesquisa relevantes para a Odontologia (Endodontia).

Integrar alunos à projetos de extensão nacionais.

Estruturar a organização e funcionamento da Diretoria de Ensino à Distância.

3ª - Responsabilidade Social

Inserir, a disciplina de Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS, em todos os PPCs.

4ª - Comunicação Social

Consolidar a criação de canais de comunicação.

 

5ª – Políticas de Pessoal

Viabilizar e acompanhar processos de capacitação do corpo funcional.

6ª – Organização e Gestão da IES

 

Sistematizar a validação de pesquisas envolvendo seres humanos.

Atualizar periodicamente com informações da Universidade, os sites do MEC e o SIA.

Ampliar o processo de gestão, consolidando a abordagem participativa como estratégia para a melhoria da qualidade dos serviços e atendimento oferecidos pela Universidade.

7ª – Infraestrutura Física

Adequar as condições físicas do campus para o atendimento aos portadores de necessidades especiais - PNEs.

Acompanhar a adequação dos laboratórios às demandas dos projetos pedagógicos dos cursos.

8ª – Planejamento e Avaliação

Promover a continuidade da meta-avaliação dos processos desenvolvidos no percurso da autoavaliação.

Fortalecer a cultura avaliativa no desenvolvimento do processo tanto de avaliação interna quanto externa.

Acompanhar o sistema de autoavaliação interna de cursos, à luz dos instrumentos de avaliação externa.

Acompanhar o impacto dos resultados das avaliações no aprimoramento dos projetos pedagógicos dos cursos, através dos instrumentos de coleta de dados privilegiados no processo.

Fortalecer as CPAs Setoriais dos campi.

9ª – Atendimento ao Aluno

Avaliação rotineira pelos alunos aos serviços prestados em todos os canais de atendimento.

Aprimorar os canais de informação ao aluno.

10ª – Sustentabilidade Financeira

Criar novos relatórios gerenciais.