Anais Edições Anteriores
- VI JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2023
COMUNICAÇÃO
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: TRAJETÓRIAS DE PROFESSORES EM DIFERENTES FASES DA CARREIRA
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SER PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A ATRAÇÃO FATAL PARA O BACHARELADO
AVALIAÇÃO E GESTÃO NO MUNICIPIO DE NITERÓI: UMA RELAÇÃO A SER DESVELADA
CONTEXTUALIZANDO TECNOLOGIAS FRENTE À EDUCAÇÃO INCLUSIVA
DILEMAS E DESAFIOS DO ENSINO SUPERIOR
ENTRAVES E OPORTUNIDADES PARA PRODUÇÃO CIENTÍFICA POR DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL I
FOTOGRAFIA É VIDA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS POR FOTÓGRAFOS PROVENIENTES DE PROGRAMAS SOCIAIS
INCORPORAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
METODOLOGIAS DE PESQUISA APLICADAS EM EDUCAÇÃO
O AVANÇO DA FINANCEIRIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL APÓS A PANDEMIA DE 2020
O NEOLIBERALIMSO: NOVA RAZÃO DO MUNDO E O ACCONTABILITY NA EDUCAÇÃO
PESQUISA EM FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESAFIOS DE UMA METAPESQUISA
PROGRESSÃO CONTINUADA: UMA FORMA DE INCLUSÃO OU EXCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE MARICÁ/RJ
REFLEXÕES SOBRE TECNOLOGIAS, EDUCAÇÃO INFANTIL E FORMAÇÃO DOCENTE
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE MÚSICA NA EDUCAÇÃO: UM MAPEAMENTO DA LITERATURA PRODUZIDA EM PERIÓDICOS
RESSIGNIFICAÇÃO DO OLHAR SOBRE A ORIGEM DO CAPITALISMO
USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA ANÁLISE DE DADOS DE UM PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
- V JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2022
COMUNICAÇÃO
A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE GEOGRAFIA NA MATRIZ CURRICULAR DE NITERÓI
A POLÍTICA DE ACCOUNTABILITY NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CURRÍCULOS FORMAIS E PRATICADOS NAS LICENCIATURAS NA FACULDADE DOROTÉIA DE FRIBURGO
DIREITO À EDUCAÇÃO E COTAS EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICAS
EDUCAÇÃO CORPORATIVA A DISTÂNCIA NA PANDEMIA
EDUCAÇÃO MÉDICA: DESENVOLVIMENTO DOCENTE PARA O USO DE TECNOLOGIAS
EDUCAÇÃO NA PANDEMIA EM RORAIMA
NO CAMINHO ENTRE O REFEITÓRIO E A SALA DE AULA TEM LÍNGUA PORTUGUESA E MUITA POESIA AFINADA
O PROTAGONISMO JUVENIL COMO PRÁTICA EDUCATIVA EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO INTEGRAL DE GOIÁS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E AUTISMO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E NOVO ENSINO MÉDIO
PÔSTER
BIOTECNOLOGIA E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
EDUCAÇÃO FÍSICA E GEOGRAFIA - REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
FATORES QUE CONTRIBUEM E QUE DIFICULTAM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO
SER NEGRO COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES E FAMÍLIAS
TECNOLOGIA ASSISTIVA E AUTISMO: POSSIBILIDADES NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DO RIO DE JANEIRO
TECNOLOGIA ASSISTIVA: MAPEAMENTO DA ARTIGOS CIENTÍFICOS EM PERIÓDICOS NACIONAIS
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA: O ENSINO HÍBRIDO NA CONTEMPORANEIDADE
- IV JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2021
COMUNICAÇÃO
A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: POLÍTICASPRÁTICAS EDUCACIONAIS NO MUNICÍPIO DE MARICÁ (2016-2020)
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: AÇÕES E DESAFIOS PARA O ENSINO SUPERIOR
A TÉCNICA “A VIDA POR UM FIO” COMO UM EXERCÍCIO DE CONSTRUÇÃO METODOLÓGICA
DIÁLOGOS FORMATIVOS: A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OS DESAFIOS DO CORPO DOCENTE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DIANTE DO CENÁRIO DO COVID-19
OS DESAFIOS ENCONTRADOS PELOS PROFESSORES EM TEMPOS DE PANDEMIA
POLÍTICAS PÚBLICAS E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM AMBIENTE HOSPITALAR E DOMICILIAR
PRÁTICAS DOCENTES NO CONTEXTO EMERGENCIAL REMOTO: DESAFIOS, ENTRAVES E POSSIBILIDADES
QUESTÕES SOCIOCIENTÍFICAS E O PROTAGONISMO JUVENIL NO ENSINO DE CIÊNCIAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, ENSINO MÉDIO E PROJETO DE VIDA: UM ESTUDO COM ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS
PÔSTER
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PRÉ-PANDEMIA E SUA ATUAÇÃO DURANTE A PANDEMIA
A URGÊNCIA DA FORMAÇÃO CRÍTICA DE PROFISSIONAIS DE TI NO CONTEXTO DE UMA SOCIEDADE ALGORTIMIZADA
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA NA VISÃO DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE RESILIÊNCIA DE DOCENTES DE GRADUAÇÃO SUPERIOR PARTICULAR
EM BUSCA DE NARRATIVAS SOBRE FORMAÇÃO DO DOCENTE REFLEXIVO PARA USO DE TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO
FUNDEB: REPERCUSSÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO MUNICÍPIO DE MARICÁ
O CONTROLE JUDICIAL DOS ATOS ADMINISTRATIVOS E A DOCÊNCIA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
PESQUISA NARRATIVA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES E TICS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
PROCESSOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS NOSDOSCOM COTIDIANOS
PROFESSORES INICIANTES NO ENSINO SUPERIOR: TRAJETÓRIAS E DESAFIOS DA DOCÊNCIA
REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL E PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, PELOS ELABORADORES DA MULTIRIO
REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES SOBRE SEUS DIREITOS E DEVERES
REPRESENTAÇÕES DE RISCO E ACIDENTES DE TRABALHO: QUAL O LUGAR DOS CURSOS E AÇÕES PREVENCIONISTAS?
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE FUTEBOL DE ALTO RENDIMENTO POR TREINADORES DE ATLETAS EM IDADE ESCOLAR
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE JOVENS ESTUDANTES SOBRE DIREITOS HUMANOS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE SOBERANIA ALIMENTAR E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO
TDIC, CURRÍCULO, GESTÃO DEMOCRÁTICA: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM: A DOCÊNCIA EM FOCO
VISÃO DOS ACADÊMICOS DE FISIOTERAPIA SOBRE O ENSINO MEDIADO PELO USO DAS TIC’S
- III JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2020
COMUNICAÇÃO
APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA: CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE POR PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
ENSINO MÉDIO NOTURNO: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E VIDA COTIDIANA NAS ESCOLAS
FORMAÇÃO DE PROFESSORES PELA RESOLUÇÃO Nº 02/2019: COMPETÊNCIAS E PERFORMANCE
LETRAMENTO MULTIMODAL ENTRE OUTROS LETRAMENTOS
PROFESSORES INICIANTES EM ESCOLAS DA PERIFERIA DO RIO DE JANEIRO
REPERCUSSÕES DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS PARA O CAMPO DA ARTE NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO TRABALHO DO PROFESSOR DA ESCOLA BÁSICA POR SEUS PROFESSORES FORMADORES
TECNOLOGIAS NA BNCC E NOS ITINERÁRIOS FORMATIVOS DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO INICIAL
PÔSTER
A EFICÁCIA DA UTILIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS PARA O PROCESSO DE MEMORIZAÇÃO NOS ESTUDOS ACADÊMICOS
A RESILIÊNCIA NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTRESSE DO DOCENTE UNIVERSITÁRIO
ABORDAGEM SOCIETAL DA TRS: UMA PESQUISA DO TIPO “ESTADO DA ARTE”
ADAPTAÇÕES E APRENDIZAGENS NA QUARENTENA
ARTICULANDO CONCEITOS: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS E DIALOGICIDADE
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DIRETORES SOBRE O ESTUDANTE COM DISTORÇÃO IDADE-SÉRIE
AVALIAÇÕES EM LARGA ESCALA: IMPLICAÇÕES ENTRE O REAL E O POSSÍVEL
CANHOTOS NA ESCOLA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE UMA DIFERENÇA INVISÍVEL
CIÊNCIAS DA NATUREZA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ELABORADAS POR ALUNOS E PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO
CONCEPÇÕES DE TECNOLOGIA DE PROFESSORES DE HISTÓRIA: ANÁLISE A PARTIR DA TEORIA DE FEENBERG
CULTURA NO COTIDIANO: UMA RESISTÊNCIA RACIAL
DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E A SUA RELAÇÃO COM O FRACASSO ESCOLAR
DIREITO À EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: ANÁLISE DE RECORTE EM UMA REDE MUNICIPAL
DO PRESENCIAL PARA O REMOTO: TECNOLOGIAS E DIREITO À EDUCAÇÃO
DOCÊNCIA E GESTÃO EM TEMPOS DE COVID-19: RELATO DE EXPERIÊNCIA
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS: PESQUISAS E CONSIDERAÇÕES
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: RESSIGNIFICANDO OLHARES E PRÁTICAS
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CRIANÇAS SOBRE O CENTRO HISTÓRICO DE CUIABÁ
EDUCAÇÃO POPULAR NA FAVELA DA MARÉ: FOTOGRAFIA E DIREITOS HUMANOS
ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA INCLUSÃO DE PESSOAS SURDOCEGAS EM MUSEUS
INTELIGÊNCIA EMOCIONAL: QUAIS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM?
INTERFACES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL
O SUCESSO E O FRACASSO ESCOLAR NAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS GRADUANDOS EM PEDAGOGIA
O USO DE SOFTWARES NO ENSINO DA MATEMÁTICA: UMA REVISÃO DE TESES E DISSERTAÇÕES
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES SOBRE A PROFISSÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DO PORTFÓLIO COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
SABEDORIA DIGITAL: O DESAFIO DA TECNOLOGIA NA SALA DE AULA
TENDÊNCIAS E DESAFIOS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
TENDÊNCIAS EM ESTUDOS DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ACERCA DA INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
UM NOVO OLHAR PARA O TDAH NO AMBIENTE ESCOLAR POR MEIO DE APRENDIZAGENS ATIVAS- II JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2019
-
ARMANDA ÁLVARO ALBERTO E O CINEMA EDUCATIVO NA ESCOLA REGIONAL DE MERITI
ENSINO MÉDIO NOTURNO: PRÁTICAS COTIDIANASENSINO MÉDIO: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES
FORMAÇÃO CRÍTICA DE GRADUANDOS DE TECNOLOGIA: POSSIBILIDADES A PARTIR DO FENÔMENO FAKE NEWS
FORMAÇÃO E PRÁTICA DOCENTE EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA NO RIO DE JANEIRO
OS JOGOS “CALL OF DUTY” E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM HISTÓRIA
POLÍTICAS EDUCACIONAIS: JUDICIALIZAÇAO EM DEBATE
PROJETO AUTONOMIA CARIOCA NA VISÃO DOCENTE (2010 A 2015)
REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA: UM ESTUDO NA ÁREA DA EDUCAÇÃO
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE CORPO POR CRIANÇAS DE ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PÔSTER
A PESSOA COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR EM TESES DE 2014 A 2018ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO IFRJ: É POSSÍVEL UMA FORMAÇÃO DOCENTE PELO VIÉS DEMOCRÁTICO?
ANÁLISE DE DISCURSOS DE PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO SOBRE O USO DE SIMULADORES
ANÁLISE DE UMA ONG COM FOCO NO APOIO ÀS MULHERES TRABALHADORAS
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA INTERNACIONALIZAÇÃO POR ALUNOS EM MOBILIDADE ACADÊMICA EM UMA IES
AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS COM DEFASAGEM IDADE SÉRIE POR MEIO DO DESENHODILEMAS DA PRÁTICA DOCENTE: DESAFIOS DA INTEGRAÇÃO DO LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
IMPLANTAÇÃO DO EAD NOS CURSOS STRICTO SENSU: HIBRIDISMO, SOLUCIONISMO E AVANÇOS
JOVENS, FUTURO E ESCOLA: CAPITAL SIMBÓLICO E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
LETRAMENTO DIGITAL NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO BÁSICA À LUZ DA TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO
OS COTIDIANOS E O LÚDICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
PERSPECTIVA FREIRIANA EM PESQUISAS DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UM RECORTE DE REVISTAS DA ÁREA
PROFESSORAS EM DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E LETRAMENTO: ENSINAR E APRENDER
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE O SUCESSO ESCOLAR
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INOVAÇÃO PEDAGÓGICA
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE INOVAÇÕES PEDAGÓGICAS POR PROFESSORES EM FORMAÇÃO CONTINUADA
SURDOCEGUEIRA: APONTAMENTOS INICIAIS PARA UM ESTUDO SOBRE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS
TECNOLOGIA ASSISTIVA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA DE TESES E DE DISSERTAÇÕES
- I JORNADA DE PESQUISA DO PPGE/UNESA - 2017
-
A JUDICIALIZAÇÃO NA POLÍTICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL - ALGUMAS IMPLICAÇÕES
BIBLIOTECÁRIOS UNIVERSITÁRIOS: DA GUARDA DE LIVROS AO LETRAMENTO INFORMACIONAL
EVASÃO NO CURSO PRESENCIAL DE PEDAGOGIA DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
HISTÓRIAS EM QUADRINHO NA ESCOLA BÁSICA
LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - REFLEXÕES SOBRE UM RECURSO POUCO EXPLORADO
O CUIDADO NO PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA - UMA ANÁLISE RETÓRICA SOBRE O DECRETO N 6.286/2007
PROFESSORES DE INFORMÁTICA SEM LABORATÓRIO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM REDE MUNICIPAL NO AMAZONAS
TRABALHO DOCENTE - UM ESTUDO SOBRE AS RELAÇÕES ENTRE PRÁTICAS, PAPEL SOCIAL E REPRESENTAÇÕES
DESAFIOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
FORMAÇÃO PARA CIDADANIA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA E DE TICS NO ENSINO MÉDIO TÉCNICO
FORMAÇÃO PEDAGÓGICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS IMPLÍCITAS EM DOCUMENTOS LEGAIS
IDENTIDADE PROFISSIONAL E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ENTRE CONCEPÇÕES E REALIDADE
MOOC PARA O LETRAMENTO INFORMACIONAL: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
O ENSINO HÍBRIDO E SEUS DESDOBRAMENTOS NA FORMAÇÃO E NAS PRÁTICAS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR
REPRESENTAÇÃO SOCIAL DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACERCA DE SUAS PRÁTICAS
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DOS DOCENTES SOBRE SUAS PRÁTICAS: PEDAGOGIA TRADICIONAL OU PEDAGOGIA NOVA?
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE AS PRÁTICAS INCLUSIVAS E O ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA