Projeto de Autoavaliação - 2011
|
Dimensão
|
Principais Metas
|
1ª - Missão e PDI
|
- Protocolar até 2012.1, para autorização, os cursos de bacharelado em Ciências Contábeis, Educação Física, Engenharia de Produção e os tecnólogos em Jogos Digitais, Gestão de Transporte, Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
- Renovar o reconhecimento de RH que já recebeu visita in loco com conceito 04 e aguarda Portaria ministerial
- Aguardar, até 2012.1, as portarias ministeriais para as renovações de reconhecimento dos cursos de Administração, Comunicação Social, Fisioterapia, Direito e Turismo que já receberam as visitas in loco;
- Reconhecer, em 2011.2, os cursos de Enfermagem e Nutrição.
|
2ª - Ensino, Pesquisa e Extensão
|
- Oportunizar debates através de palestras que faremos semestralmente com convidados que apresentarão suas experiências profissionais;
- Promover Interdisciplinaridade, através de seminários e atividades de extensão.
- Propiciar, nas disciplinas dos cursos, uma aplicação prática dos conceitos ministrados, estabelecendo práticas pedagógicas, simuladas e reais, que preparem o aluno para o mercado de trabalho e o desenvolvimento do ensino e pesquisa, , trabalhada durante os semestres, a partir da composição da matriz curricular do curso ajustada para todos os cursos, associando-se a teoria e a prática;
- Incentivar o acadêmico a desenvolver a prática da pesquisa com a disposição de professores para as orientações das pesquisas e com a oferta de bolsas para o aluno.
- Divulgar os resultados das pesquisas desenvolvidas na IES, através da Semana de Pesquisa que acontece semestralmente.
|
3ª - Responsabilidade Social
|
- Com o adianto das fases dos cursos da saúde, daremos continuidade aos projetos de responsabilidade existentes e montaremos outros projetos de extensão voltados para a Responsabilidade Social durante o semestre de 2001 onde prevemos mais 03 projetos para cada curso além dos já em atuação.
|
4ª - Comunicação
|
- Divulgar as ações da Instituição e temas relevantes à comunidade interna e externa, através dos alunos de Jornalismo, corroborando com a prática profissional da Assessoria de Imprensa durante todos os semestres;
- Prestar serviços a FESSC, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
- Prestar serviços gratuitos a ONGs, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
- Prestar serviços gratuitos a Pequenas e Médias Empresas, através da Agência Experimental de Publicidade e Propaganda durante todos os semestres;
- Proporcionar aos alunos do Ensino Médio a vivência da IES, através do projeto “Rumo Estácio” durante todo o início de semestre
|
5ª – Políticas de Pessoal
|
- Recrutar e Selecionar novos Professores para cada semestre com vistas às exigências do MEC quanto à titulação e ao Regime de trabalho;
- Executar o Planejamento Estratégico de Pessoal
- Realizar a Pesquisa de Clima Organizacional semestralmente através de uma empresa
- Realizar a Seleção e Admissão de novo Corpo Técnico-Administrativo
- Cumprir o Plano de Carreira, Cargos e Salários durante todos os semestres.
- Manter a Política de Benefícios contatando com novo convênio Unimed para 2011.1
- Manter a Política de Negociação Sindical, semestralmente
- Capacitar os Docentes, semestralmente no início do período letivo e ao longo do semestre, através de cursos online;
- Capacitar o Corpo Técnico-Administrativo e Gerencial através de cursos online;
- Fortalecer a Avaliação do Desempenho de Docentes, através a avaliação interna realizada semestralmente;
|
6ª – Organização e Gestão da IES
|
- Credenciar a Instituição como Centro Universitário
|
7ª – Infraestrutura Física
|
- Implementar o Laboratório de Enfermagem em 2011.2
- Implementar o Laboratório de MAC – cursos da Comunicação em 2012.1
- Implementar os Laboratórios do Curso de Farmácia em 2011.2
- Implementar o Laboratório de Redes em 2011.1
- Ampliação do acervo da Biblioteca em 2011.1 e 2011.2
- Implantar os laboratórios de Psicologia para 2012.2:
- LEPSS: Laboratório de Psicologia Social e Saúde;
- LOB: Laboratório de Observação
- LEPE: Laboratório de Estudo e Psicologia Experimental
- Instalar os equipamentos multimídia nas salas de aula em 2012.2.
- Adquirir para as salas de aula as carteiras especiais para notebook para 2012.2
|
8ª – Planejamento e Avaliação
|
- Aplicar semestralmente a avaliação interna, por intermédio da, CPA via site da IES, no sistema acadêmico;
- Verificar o desempenho dos docentes, cursos, coordenador e infraestrutura oferecida aos alunos e professores diante das análises dos resultados da Avaliação interna realizadas pela CPA.
- Apresentar os resultados da autoavaliação e da avaliação interna ,semestralmente em até 40 dias, após a aplicação a avaliação através de banners e site da instituição.
- Reestruturar as análises estatísticas com relatórios mais sofisticados com o emprego dos Softwares Estatísticos SPSS e SPHINX
- Ampliar os canais de divulgação, gerando cartazes informativos para o corpo social
|
9ª – Atendimento ao Aluno
|
- Estreitar os vínculos da Faculdade com alunos e atuar na melhoria dos serviços prestados estando de acordo com os resultados obtidos na avaliação interna para setembro de 2011;
- Ampliar a divulgação dos serviços de atendimento oferecidos pela faculdade a partir do segundo semestre de 2011.
- Agilizar o atendimento telefônico para 2011.2 através de nova central.
- Reestruturar o projeto de apoio psicológico e psicopedagógico com a abertura da clínica de psicologia para 2011.2.
- Diminuir trancamentos e cancelamentos, já que a desmotivação e desistência dos alunos ocorrem, na maioria das vezes, pela escolha de um curso sem uma orientação adequada para 2011.1,
- Implantar o projeto com a participação de acadêmicos da Psicologia como monitores. Encontro de educadores do ensino médio para 2011.1.
- Visita orientada na Estácio para alunos do ensino-médio para 2011.1.
|
10ª – Sustentabilidade Financeira
|
- Planejar as diretrizes da Instituição estando embasado em um orçamento construído de forma dinâmica e por grupos de trabalhos para 2011.1;
- Investir em novos cursos para 2011.2;
- Ampliar as oportunidades de desenvolvimento pessoal do corpo Docente e Administrativo para 2011.1;
- Participação Acadêmica em eventos Qualis A para 2011.1.
|