Convênios e Associações

1) PARCERIAS E CONVÊNIOS COM OUTROS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

INTERCÂMBIOS INTERNACIONAIS

O prof. O Dr. José A. Soares, da Fonseca, diretor da Faculdade de Economia e Gestão da Universidade de Coimbra, Portugal, e o Prof. Pierre Salama, da École d'Economie da Université Paris Nord, Université Paris XIII, França, participaram da participação do Corpo Editorial Científico da Revista ADM.MADE. Também fazem parte do Corpo Editorial dos professores Felix Mora-Camino do Laboratório de Análise e Arquitetura de Sistemas / Centro Nacional de Pesquisa Científica, Toulouse - França, e Omar Aktouf da École des Haute Études Commerciales de Montreal / Université de Montréal Montreal no Canadá.

Desde 2006, devido às estratégias tomadas pela Universidade Estácio de Sá, foram firmados novos convênios internacionais, sendo que alguns já estão assinados e possibilitam futuras relações do MADE com universidades estrangeiras. Além dos convênios firmados em 2006 com a Universidade Lusíada (Lisboa), e com a Universidade de Studi Roma Tre, foi assinado, em 03 de dezembro de 2007, convênio com a Universidade de Coimbra, voltado para a área de administração. Entre as ações possíveis, recomendadas, em projetos comuns de pesquisa, colaboração e comporte: mobilidade de pesquisadores e documentos de duas instituições; uma mobilidade de jovens pesquisadores comprometidos em programas de pós-graduação, com designação eventual de bolsas e intercâmbio de material científico; de documentos e discentes dos programas.


Faculdade Regent de Londres

Em janeiro de 2015, o Regent's College of London e a Universidade Estácio de Sá, firmaram acordo de cooperação nas áreas de ensino e pesquisa, nas seguintes áreas de cooperação: Intercâmbio de estudantes e documentos; atividades de ensino em conjunto; pesquisa e consultoria; participação em seminários e reuniões acadêmicas; intercâmbio de materiais acadêmicos; desenvolvimento mútuo de programas; taxas preferenciais para estudo no exterior; e outros.

Em agosto de 2015, o Regent's College of London oferece um curso de Negócios e Cultura no Reino Unido, quando publica um professor do MADE, sete alunos da UNESA, 18 colaboradores (alunos e administrativos) e um ex-aluno.


Dr. Robert Cowen

Em maio de 2015, o Prof. Dr. Robert Cowen, Professor Emérito, Instituto de Educação da Universidade de Londres; Pesquisador Sênior, Universidade de Oxford e a Profa. Dra. Maria CM de Figueiredo-Cowen, do Instituto de Educação da Universidade de Londres lecionou um curso intensivo de 30 horas sobre o tema: A universidade e a sociedade do conhecimento: transformações, dilemas e desafios (Universidade da sociedade do conhecimento: transformações, dilemas e desafios).

Mestrado em Administração: Bruna Vasconcellos, Elizabeth Guedes, Juliana Reis, Luciana Dias, Luiz Eduardo Alves, Luiz Eduardo Alves, Pedro Paulo Sales, Rodrigo A Cardoso .


Convênio UNESA e Harvard Business Publishing

-Em 2014, a UNESA iniciou uma parceria Harvard Business Publishing ao aplicar o método de caso como ferramenta de ensino nos cursos de pós-graduação. Os estudos de casos elaborados e utilizados na Harvard Business Publishing, foram traduzidos para o Português e são usados ​​nas aulas de pós-graduação da Estácio. De 2013 até 2015, já foram capacitados mais de 2000 documentos na metodologia do Método de Caso para o Ensino de Harvard. Esses documentos atuam como multiplicadores em suas regiões e não estimulam a disseminação das melhores práticas acadêmicas.

Até o final de 2015, a Unesa contou com o seguinte número de casos traduzidos:

- Casos traduzidos em espanhol = 2149

- Casos traduzidos em português = 287

Esses casos serão usados ​​no MBA - MADE e serão lançados em 2016.


INTERCÂMBIOS NACIONAIS

Parcerias também acontecem com outros Programas sob forma de aulas e / ou cursos ministrados por professores do NDP, tais como:

Profª Cecília Lima de Queirós Mattoso

Ministrou aulas de inglês no mestrado do Instituto COPPEAD de Administração / UFRJ para turma de estudantes estrangeiros sobre o comportamento do consumidor de baixa renda e nenhum programa de capacitação em gestão de médicos da Marinha do Brasil a convite da COPPEAD / UFRJ.

Prof. Marco Aurélio Carino Bouzada

Ministrou aulas na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), no Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e no Instituto COPPEAD de Administração / UFRJ.

Prof. Antônio Carlos Magalhães da Silva

Ministrou aulas na Pós-graduação da Escola Superior Nacional de Seguros

Profª Isabel de Sá Affonso da Costa

Ministrou aulas no FGV In Company / Fundação Getulio Vargas


2) 
CONVÊNIOS COM OUTRAS INSTITUIÇÕES

No final de 2014, foi aprovado pelo setor jurídico da UNESA, com minutas do protocolo de cooperação científica institucional na modalidade “guarda chuva”, firmado entre o Programa e instituições parceiras. Tais conveniências têm como objetivo:

  1. Estudar, usar, estimular e disseminar como boas práticas aplicadas à pesquisa e ao ensino da Ciência da Administração entre os diversos grupos de interesse com os quais as instituições signatárias deste Protocolo mantêm o relacionamento, utilizando-as para os fins de comunicação e os eventos em que couberem tais empreendimentos;
  2. Apoiar institucionalmente, mutuamente, eventos que embute como entidades venham a realizar no Estado do Rio de Janeiro em particular ou no Brasil.

No final de 2015, foram adotados protocolos de cooperação científica entre o Programa e as seguintes instituições: SecCT-MB (Secretaria de C&T da Marinha do Brasil), SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), INCA (Instituto Nacional de Câncer) e FIRJAN (Federação da Indústria do Estado do Rio de Janeiro). Estes acordos são separados em fase de análise. Em 2016 serão propostos acordos de cooperação com as seguintes instituições: FUNENSEG, CORREIOS (ECT / RJ), CRA-RJ e Fundação IBGE.


3)
EDUCAÇÃO CORPORATIVA

Uma área de Soluções Corporativas foi implantada com a missão de desenvolver soluções educacionais personalizadas para empresas públicas e privadas de médio e grande porte. Para mais detalhes, acesse o link http://www.estacio.br/educorp/default.asp 

O setor de Educação Corporativa facilita a canalização das competências dos professores no programa de atividades de consultoria, formação de turmas fechadas com atividades privadas e públicas, financiamentos e financiamentos privados para pesquisa e produção técnica.