Histórico da CPA

A avaliação institucional da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - FESCG tem início em 2000, sendo aperfeiçoada em 2003 incorporando a coleta de dados e emissão de relatórios estatísticos, informatizados, aprimorando os processos, de modo consistente e divulgando os resultados à comunidade interna e membros externos.

Em 2004, a FESCG instituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA, por meio da Portaria nº10/2006, em conformidade com a Lei Federal Nº 10.861/2004.

A CPA é responsável por conduzir os processos de avaliação interna da Instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo Inep, de acordo com as normas e as dimensões da Avaliação Institucional estabelecidas pelo SINAES.

A composição da CPA assegura a participação docente, dos técnicos administrativos, dos discentes e membros que representam a sociedade civil organizada.

 

Sua atuação tem sido um processo social e coletivo de reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a instituição de caráter pedagógico, de autoconhecimento e de melhoria de suas ações, considerando o princípio do respeito à diversidade e à identidade institucional.

Ações permanentes

  • Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
  • Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
  • Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
  • Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
  • Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
  • Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
  • Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet, aplicativos). 
  • Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e murais no campus/campi.
  • Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
  • Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
  • Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
  • Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
  • Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
  • Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
  • Participação nas proposições das ações para o ENADE.
  • Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
  • Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria  dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
  • Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
  • Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
  • Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
  • Manutenção do site da CPA.