A avaliação institucional da Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande - FESCG tem início em 2000, sendo aperfeiçoada em 2003 incorporando a coleta de dados e emissão de relatórios estatísticos, informatizados, aprimorando os processos, de modo consistente e divulgando os resultados à comunidade interna e membros externos.
Em 2004, a FESCG instituiu a Comissão Própria de Avaliação – CPA, por meio da Portaria nº10/2006, em conformidade com a Lei Federal Nº 10.861/2004.
A CPA é responsável por conduzir os processos de avaliação interna da Instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo Inep, de acordo com as normas e as dimensões da Avaliação Institucional estabelecidas pelo SINAES.
A composição da CPA assegura a participação docente, dos técnicos administrativos, dos discentes e membros que representam a sociedade civil organizada.
Sua atuação tem sido um processo social e coletivo de reflexão, produção e socialização de conhecimentos sobre a instituição de caráter pedagógico, de autoconhecimento e de melhoria de suas ações, considerando o princípio do respeito à diversidade e à identidade institucional.
Ações permanentes
- Elaboração dos Relatórios de Autoavaliação Institucional.
- Análise anual e revisão do PDI frente às ações implementadas.
- Apresentação da análise do PDI aos gestores para realinhamento do planejamento da IES.
- Incentivo à adoção de práticas institucionais que consolidem e sistematizem progressivamente a autoavaliação institucional.
- Realização de campanhas sistemáticas de conscientização e estímulo à participação de docentes e discentes na avaliação.
- Incentivo à participação de toda a comunidade acadêmica (gestores, docentes, discentes e funcionários) na elaboração do projeto de cada setor/curso/campus, através da metodologia do empowerment.
- Facilitação para o acesso aos instrumentos de avaliação (internet, aplicativos).
- Divulgação ampla dos resultados das avaliações para docentes e discentes através da CPA, Intranet e murais no campus/campi.
- Assessoramento técnico-pedagógico aos gestores de cursos/campi, mediante realização de reuniões.
- Compartilhamento dos resultados obtidos através do processo de autoavaliação (gráficos, relatórios, pareceres, recomendações etc.), com vistas à analise da situação e consequente planejamento de ações de melhoria.
- Discussão e recomendação de ações de melhoria com base nos resultados das avaliações por parte dos cursos e campus/campi.
- Preparação e acompanhamento dos processos regulatórios e das visitas in loco(avaliação da IES e dos cursos).
- Análise dos resultados das avaliações externas e proposição/recomendações de ações de melhoria.
- Acompanhamento dos Resultados do ENADE.
- Participação nas proposições das ações para o ENADE.
- Recomendações de ações de melhoria, com base nos resultados do ENADE.
- Participação na elaboração e acompanhamento dos Planos de Melhoria dos cursos e da IES, em função dos resultados – CPC e IGC.
- Participação na elaboração dos Protocolos de Compromisso.
- Acompanhamento da implementação das ações de melhoria.
- Análise comparativa dos resultados das ações implementadas.
- Manutenção do site da CPA.