Relatório de Autoavaliação

A Avaliação Institucional é dividida em duas modalidades:

Autoavaliação ou Avaliação Interna, coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da autoavaliação institucional da CONAES.

Avaliação externa, realizada por comissões designadas pelo Inep/MEC e tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das autoavaliações.

A avaliação externa, tem uma abordagem própria e em conformidade com os instrumentos regulatórios de avaliação das Instituições de Ensino Superior. E seus processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das dimensões da realidade avaliada, assegurando a coerência conceitual, epistemológica e prática, e o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

A Faculdade Estácio de Sá de Campo Grande (FESCG), apresenta a sua Autoavaliação e o Plano de Melhoria Acadêmica, os quais foram redigidos de forma plural e democrática, pois a CPA contou com espaços de participação nas reuniões dos colegiados de cada  curso e discussões com a equipe gestora desta IES. A cada seis meses a FESCG realiza a avaliação interna, apurando os resultados de sua Autoavaliação, desencadeando o debate entre seus membros, Direção Geral e Acadêmica.

Por ato do dirigente máximo, como determina a Lei 10.861/2004, a Comissão Própria de Avaliação foi constituída com a responsabilidade de conduzir os processos de avaliação internos da Instituição, de sistematização e de prestação de informações solicitadas pelo INEP. A CPA tem a responsabilidade de conduzir os processos de avaliação da instituição.

A CPA conta com um coordenador, um membro representantes da sociedade organizada, discentes representando os alunos, professores representando o corpo docente e funcionários técnico-administrativos.   Essa composição objetiva assegurar a participação de todos os segmentos da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada, conforme o Regimento Interno da CPA.

O Relatório de Autoavaliação Institucional – RAI está embasado nos compromissos sociais, políticos e pedagógicos da Instituição e pelas diretrizes do CONAES – Comissão Nacional de Avaliação do Ensino Superior, tendo como um dos objetivos auxiliar no processo de tomada de decisão, pois contém a análise das percepções dos públicos docente e discente da IES.

O objetivo da autoavaliação é coletar dados, analisar e propor planos de melhorias sobre os aspectos quantitativos e qualitativos, observados na fase analítica e na divulgação clara dos resultados a comunidade. As fragilidades e as potencialidades das condições didático pedagógicas e  estruturais gerais da Instituição são observadas por meio da medida padrão que  são os pressupostos elencados no PDI e PPI sob a ótica das Dimensões do SINAES. A análise tem por base os dados expressos nas modalidades de avaliação externa MEC/INEP e interna, a Autoavaliação Institucional e, propor ações que venham produzir melhorias na qualidade da educação oferecida pela FESCG.

Todos os resultados do relatório de autoavaliação institucional estão disponibilizados no sistema E-MEC e são disponibilizados na Biblioteca da unidade.

 

:: Relatório de Autoavaliação Institucional

 

A análise apresentada pelos avaliadores do MEC no Relatório de Recredenciamento da Instituição  e os  resulatados da Avaliação Institucional, orientados pelas dimensões do SINAES foram coerentes nos seguintes aspectos: