Objetivo do Programa

Na relação entre Extensão e Pesquisa, são abertas múltiplas possibilidades de articulação entre as IES e a sociedade. Visando à produção de conhecimento, a Extensão Universitária sustenta-se principalmente em metodologias participativas, no formato investigação-ação (ou pesquisa-ação), que priorizam métodos de análise inovadores, a participação dos atores sociais e o diálogo.

 

Ações extensionistas com esses formatos permitem aos atores nelas envolvidos a apreensão de saberes e práticas ainda não sistematizados e a aproximação aos valores e princípios que orientam as comunidades. Para que esses atores possam contribuir para a transformação social em direção à justiça, solidariedade e democracia, é preciso que eles tenham clareza dos problemas sociais sobre os quais pretendem atuar, do sentido e dos fins dessa atuação, do ‘arsenal’ analítico, teórico e conceitual a ser utilizado, das atividades a serem desenvolvidos e, por fim, da metodologia de avaliação dos resultados (ou produtos) da ação e de seus impactos sociais.

 

Os objetivos da extensão são:

 

  • Promover a participação da comunidade no ambiente acadêmico;
  • Promover cursos de capacitação, formação e qualificação para a comunidade;
  • Impulsionar e acompanhar a elaboração de projetos sociais e ambientais estruturados para a comunidade;
  • Incentivar a participação de professores, alunos, colaboradores e o público externo nas discussões que envolvam os aspectos culturais, artísticos, políticos e de sustentabilidade ambiental e social, promovendo a interação transformadora entre as IES e outros segmentos da sociedade;
  • Fomentar a produção científica de alunos e professores para a publicação;
  • Estabelecer a articulação entre a graduação e os cursos de pós-graduação, oportunizando a aproximação com as atividades de pesquisa, pela participação em projetos e grupos de pesquisa, congressos, seminários, eventos de internacionalização e na obtenção de bolsas ou premiações de órgãos e agências de fomento.

 

Supõe-se que essas iniciativas poderão qualificar sobremaneira o processo formativo, em uma perspectiva de integralidade com a comunidade.